LINGUAGEM DAS MARCAS DE CALÇADOS DA MODA: UM ENFOQUE PUBLICITÁRIO. 2009
Autor: Arlete Eni Granero
Orientador: Yolanda Lhullier dos Santos
Tipo: Doutorado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: O objetivo geral do estudo consiste em investigar os aspectos da linguagem da propaganda, das marcas escolhidas para o estudo de casos (Sândalo; Carmen Steffens e Democrata) utilizando como referencial a propaganda comercial (anúncios da mídia impressa) dos calçados da moda. Existe a necessidade de verificar dois aspectos fundamentais no processo de comunicação: o emissor e o receptor, respectivamente o profissional da área de marketing e o grupo de clientes. Sob o ponto de vista do profissional de marketing, o objetivo da ação, o posicionamento e a estratégia de comunicação; e sob o ponto de vista do consumidor, a percepção, a imagem, em relação às propostas teóricas e práticas das empresas. Adaptarem às mudanças solicitadas pelo mercado consumidor brasileiro, constitui o desafio das organizações. A metodologia empregada utiliza a divisão da pesquisa em três partes: a primeira trata de um levantamento bibliográfico constituído do conjunto de pensamentos de vários es sobre os assuntos relacionados ao tema em estudo; a segunda parte apresenta uma pesquisa documental (mídia impressa) que resultou na coleta de um banco de dados composto por peças publicitárias de calçados das marcas veiculados em outdoors e revistas de moda no período de 2002 a 2006; e a terceira parte aborda a pesquisa qualitativa através de discussões nos grupos de foco (ou Focus Group) que tem o propósito de descobrir o olhar e a percepção do consumidor em relação aos aspectos da linguagem da propaganda. O estudo apresenta como conclusão que não há moda sem sujeitos. Esta idéia significa que na mensagem publicitária deverá existir uma prática lingüística referente ao exercício de uma subjetividade: um conjunto de exercícios de linguagem, baseados em palavras e em imagens, que remetam para a afirmação da existência de sujeitos na mensagem ou, à personalização das entidades comerciais. Pretende-se contribuir, com esse estudo, para um melhor entendimento das estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas em estudo, da forma de participação social e cultural, e da influência sobre o comportamento dos jovens, assim como a discussão da relação dos conceitos: moda; propaganda; gestão da marca e branding.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-04082009-213337/pt-br.php
MARCA NA MODA JOVEM: A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA COLATERAL NA EFICÁCIA COMUNICATIVA DA MARCA, A. 2007
Autor: Mariane Tojeira Cara Almeida
Orientador: Maria Lucia Santaella Braga
Tipo: Mestrado
Instituição: PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo: A identidade de uma marca de Moda, em especial no universo jovem, é construída por diversas informações que estão além das roupas comercializadas. Para entender sua complexidade e assim chegar à compreensão maior do fenômeno, o objetivo deste estudo é analisar a relevância da Experiência Colateral - conceito teórico cunhado por Charles Sanders Peirce em sua Teoria Geral dos Signos – na construção da identidade da marca. Neste caso, a Experiência Colateral designa a intimidade prévia dos jovens, em especial na fase adolescente, com o arcabouço simbólico da marca, intimidade que se desenvolve por meio da influência que as diversas mídias de massa e outros sistemas midiáticos exerce sobre os jovens. A definição do corpus foi realizada principalmente a partir da análise de pesquisas recentes, como o Dossiê Universo Jovem 3 do canal MTV e o relatório Retratos da Juventude Brasileira, organizado por Helena Wendel Abramo, que apresentam o panorama atual da juventude no Brasil. Para dar conta do tema proposto, a metodologia aplicada pautou-se na semiótica peirceana de base não racionalista. As etapas da pesquisa contemplam o levantamento bibliográfico dos principais temas, tendo como embasamento teórico os conceitos peirceanos na leitura de seus intérpretes, o estudo de teóricos da Moda, do Marketing e Mídia; análise das pesquisas recentes acima citadas, bem como outras pesquisas relacionadas e observação participativa. Dada a atenção crescente destinada aos estudos que envolvem as marcas, o presente trabalho apresenta relevância no campo da Comunicação e da Moda por levantar questões sobre o comportamento de consumo do público jovem nascido no final dos anos 80 e início dos anos 90, que cresceu em frente à TV e se conectou na internet desde seus primeiros anos de vida, demonstrando a grande relevância dos meios eletrônicos na aquisição de informações e conhecimento, inclusive no âmbito da Moda.
URL: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4285
MARCAS E EDITORIAIS DE MODA EM DIFERENTES NICHOS DE REVISTAS ESPECIALIZADAS: O CASO VOGUE, I-D E DAZED & CONFUSED. 2012
Autor: Joana Miguel Ramires
Orientador: Maria Madalena Rocha Pereira
Tipo: Mestrado
Instituição Universidade da Beira Interior
Resumo: Nos dias que correm o efeito da globalização é cada vez mais forte. Uma das áreas onde esse efeito se faz sentir mais é na área da moda, o que pode ser entendido pela sua rapidez, pela sua constante transformação que de dia para dia leva aos seus consumidores novas imagens, novos sonhos, novas fantasias e desejos. Esta é uma indústria que gera milhões, com uma elevada importância nos mercados mundiais, mas que, também gera interesse cada vez mais a outros níveis. Nesse sentido tem surgido uma grande necessidade em perceber realmente o que é a “Moda” assim como todos os elementos que lhe são inerentes. Um dos factores mais importantes da moda é a maneira como é feita a sua comunicação ou apresentação ao consumidor, visto que é este o principal visado neste negócio. Desde a confecção de determinado produto até ao momento em que está pronto para a sua venda, o consumidor é um dos elementos mais importantes, e que deve ser tido em conta sempre. Desta forma, existem hoje em dia inúmeras formas de promover produtos de moda. O conceito de marketing tem elaborado ao longo dos anos várias formas de facilitar a interacção entre produto e consumidor, e as revistas são desde há muito tempo um dos veículos mais importantes dessa interacção. Têm trabalhado com a moda, a favor da moda e para a moda desde o seu aparecimento. Neste sentido, a área das publicações de moda trabalha com o objectivo de trazer ao seu leitor todas as novidades referentes á moda, sejam elas em forma de reportagens, notícias escritas ou através de imagens. De facto, as revistas de moda são em grande parte constituídas por imagens, e são estas que auxiliam o leitor na sua demanda pelas novidades que vão surgindo. Em qualquer que seja o meio utilizado para publicitar a moda é sentida uma preocupação muito grande a nível visual, isto porque os consumidores estão cada vez mais familiarizados com este mundo e cada vez mais exigentes, tanto nos produtos como na apresentação que é feita deles. O campo das publicações de moda, é portanto, uma área onde a questão visual é suprema, tanto no seu design, como no seu conteúdo. A fotografia de moda é constante nestas publicações, tanto em forma de publicidade ou em Editoriais. Neste âmbito, enquadra-se este projecto, que se propõe a analisar e compreender a evolução da Comunicação de Moda feita pelas revistas especializadas. Assim sendo, o enfoque fundamental passa pelo estudo da evolução histórica da comunicação de moda com principal atenção na área das publicações de moda de dois géneros diferentes, onde serão analisados editoriais, a fotografia de moda, as marcas e designers e as equipas de produção.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1703
METÁFORA VISUAL E O SEMIONAUTA URBANO - 2017
Autor: VANESSA GERMANOVIX VEDOVATTE.
Orientador: Miguel Luiz Contani.
Tipo: Mestrado
Instituição: UEL.
Resumo: Esta dissertação analisa as similaridades entre pinturas do Impressionismo e fotografias de rua atuais, no sentido de avaliar as metáforas visuais articuladas por essa comparação, em sua capacidade de retratar, além da indumentária, os hábitos cotidianos e a paisagem urbana. Para Roland Barthes, assim como o texto e a imagem, a cidade é um discurso que fala a seus habitantes. A partir das reflexões do autor sobre uma semiologia urbana, a leitura das imagens tem respaldo no conceito barthesiano de mito, com destaque para a análise da significação produzida pela semelhança encontrada no conteúdo das pinturas e das fotografias. Discute-se também o conceito de altermodernidade, com destaque para o papel desempenhado pelo flâneur, segundo as conceituações de Baudelaire e as características do semionauta urbano, associado à expressão radicante, termo extraído da botânica e cunhado por Bourriaud, para explicar como surgiram, quais são suas condutas e influência no registro visual. Diante da variedade de campos do conhecimento envolvidos, a presente pesquisa caracteriza-se por três vias: abordagem qualitativa, procedimento bibliográfico e método comparativo. Como resultado, pode-se afirmar que o entendimento das linguagens de imagem produz, na comparação, uma em relação à outra, a condição de ambas retratarem e fazerem compreender, com maior riqueza de elementos além do estilo com o qual as pessoas caminham pela rua, o dia-a-dia de uma cidade.
URL: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210720
MODA E CULTURA: ANÁLISE CULTURAL DA NARRATIVA PUBLICITÁRIA ASSOCIADA À MARCA CHANEL. 2017
Autor: STEPHANIE DUARTE FERREIRA
Orientador: Nelson Pinheiro Gomes
Tipo: Mestrado
Instituição: UL - Universidade de Lisboa
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo a análise cultural na narrativa publicitária associada à marca Chanel. Como tal, surgiu o interesse de analisar e identificar os sistemas de construção e de comunicação de uma marca. A marca Chanel veio adquirindo notoriedade ao longo dos tempos, mas foi desde a sua primeira fragrância, o perfume Chanel Nº5 que obteve o seu lançamento como uma marca que acrescenta valor para o seu consumidor. Neste sentido, o estudo aborda o tema da comunicação no marketing e as suas devidas estratégias, de modo a questionar e compreender a complementaridade, desde a elaboração de uma ideia, como um frasco, passando por todas as fases/métodos, até alcançar o objetivo proposto, o da criação de uma identidade forte, ou seja, como fazer e o que fazer para que se chegue a uma comunicação transparente e com valor para o consumidor. O principal objetivo desta dissertação passa por analisar a comunicação desta marca de luxo/moda e responder se a marca está a ser bem-sucedida ou não na mensagem que quer transmitir do seu produto ao seu público-alvo, sendo que a melhor forma de obter estes resultados passa pela elaboração de um estudo de caso sobre a mesma.
Palavras- chave: Chanel, Moda - Sociologia, Marcas de comércio,Estratégia de marca,Comunicação em marketing, Semiótica e cultura.
URL: http://hdl.handle.net/10451/28009
MODA E IDENTIDADE NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DAS COLEÇÕES DE RONALDO FRAGA. 2002.
Autor: Maria Carolina Garcia Geraldi
Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira
Tipo: Mestrado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo: A partir de meados do século XX, a moda brasileira, entendida como fenômeno de linguagem, vem buscando produzir um efeito de sentido de autenticidade. A comunicação de valores presentes na aparência é exacerbada no discurso de criadores cujas estratégias enunciativas ratificam um estilo al. Utilizando o referencial teórico da semiótica discursiva, notadamente as postulações de Algirdas Julien Greimas e de seus colaboradores, o presente estudo visa analisar de que forma um expoente dessa geração de estilistas, Ronaldo Fraga, projetado no discurso no papel daquele que enuncia, posiciona suas coleções - dos looks às campanhas publicitárias - como objeto-valor para os sujeitos-consumidores. Dessa construção do enunciador e do enunciatário, o estudo semiótico leva a depreender a edificação de um simulacro de identidade na moda brasileira contemporânea. Foram investigadas 13 coleções de moda produzidas entre 1996 e 2002, nas quais examinou-se como as criações vestimentares de Ronaldo Fraga são articuladas em cada peça por um plano da expressão em relação a um plano do conteúdo. Estudou-se também, entre itens das coleções, como a homologação dos dois planos possibilita determinar as constantes de seu trabalho em termos de que valores elas circulam e das estratégias discursivas utilizadas na construção desse texto. A análise aprofundada da coleção Quem Matou Zuzu Angel? permitiu ainda averiguar de que forma a comunicação publicitária reitera os efeitos de sentido engendrados pelo enunciador, expandindo a visibilidade destes. A pesquisa verificou de que maneira está figurativizada a identidade de marca nestas coleções, configurando sanção cognitiva de reconhecimento de um estilo com legitimidade, credibilidade e carga afetiva. Como resultado, apreendeu-se que a intertextualidade, centrada na ironia, é utilizada pelo enunciador como importante componente na edificação do sentido, incorporando e atualizando outros textos da cultura em suas próprias textualizações, de modo a produzir um saber que promove, em certa medida, uma renovação no sistema de moda. Concluiu-se que este saber doa competência ao sujeito consumidor para interferir sobre o desbotamento da significação no cotidiano, tendo a moda concebida pelo criador como adjuvante de um poder ser autêntico.
URL: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4964
MODA EM AÇÃO: ENTRE PIGMENTOS, SCRAPT BOOKS E PASSARELAS, A. 1999
Autor: Astrid Sampaio Façanha
Orientador: Maria de Nazaré F Pereira e Lina Vania R. Pinheiro
Tipo: Mestrado
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo: Estudo da moda no Brasil, nos anos 90, como fenômeno sócio-cultural, meio de expressão de uma época e fonte econômica e de produção de conhecimento e, sobretudo como processo de geração, organização, transmissão e uso da informação. A metodologia tem por fundamento a teoria atoe-rede de Bruno-Latour aplicando o conceito de centro de cálculo. A pesquisa empírica repousa em três instâncias da produção de moda: um laboratório de P&D aqui representado pelo SENAI/CETQT, o ateliê do estilista Ronaldo Fraga e o evento Morumbi Fashion. Brasil. A pesquisa permitiu identificar o fluxo de comunicação e informação na moda caracterizado por intensa atividade de pesquisa e monitoramento das tendências de moda, a partir da análise de informação, documentos e informação produzidos, entre os quais: o caderno de tendências e a cartela de cores do CETIQT, passando pelo catálogo ou scrapt books, clippings de imprensa do estilista e o evento Morumbi Fashion Brasil que evidencia uma rede de informação reunindo patrocinadores (indústria e comércio), produtores (profissionais da moda), criadores(estilistas), apresentadores(modelos), divulgadores(jornalistas e assessores de imprensa) e compradores (lojistas).
URL:
MODA NA CIBERCULTURA: EFEMERIDADE, INDIVIDUALISMO E MULTIPLICIDADE NA COMUNICAÇÃO. ESTUDO DE CASO: COBERTURA DA SÃO PAULO FASHION WEEK NO PORTAL TERRA. 2007
Autor: ALETÉIA FERREIRA VASCONCELLOS
Orientador: Adriana da Rosa Amaral
Tipo: Mestrado
Instituição Universidade Tuiuti do Paraná
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente algumas das principais características do Sistema da Moda como efemeridade, individualismo (Lipovetsky, 1989) e multiplicidade (Mesquita, 2004), com a cibercultura como sinônimo da cultura contemporânea. Levantamos a hipótese de que ambas possuem semelhanças em suas características elementares. A comunicação está conectada à moda e à cibercultura e será o viés teórico que permite esse estudo a partir de es como Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Michel Maffesoli, entre outros. Como a moda é comunicada na cibercultura e no ciberespaço? Pretendemos analisar tais questões a partir das relações entre a moda e a cibercultura no contexto das redes. O corpus da pesquisa é constituído pela análise do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week em duas edições online, considerando suas estratégias de comunicação e marketing nos eventos outono-inverno 2006 e primavera-verão 2006/07 no portal de informação Terra. Observamos as transformações da passagem do evento para o contexto da internet e de que maneira acontece a comunicação do evento em relação à moda no ciberespaço.
URL: http://tede.utp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=164
MODA ON-LINE: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO FASHIONISTA SOB A PERSPECTIVA DE BLOGS BRASILEIROS, A. 2012
Autor: Luiza Sá Guimarães
Orientador: Emilia Mendes Lopes
Tipo: Dissertação
Instituição: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo: O presente trabalho analisa o discurso produzido por blogs de moda brasileiros considerando a peculiaridade da sua materialidade verbo-icônica. O corpus selecionado é constituído por posts publicados nos blogs Garotas Estúpidas, Sanduíche de Algodão e Chata de Galocha, entre 28 de janeiro a 2 de janeiro de 2011, período em que aconteceu no pavilhão da bienal do Ibirapuera, a 30ª edição da São Paulo Fashion Week. A contextualização do objeto de pesquisa é composta, principalmente, pelo panorama histórico das publicações de moda feito por Buitoni (1990), pelas reflexões de Schittine (2004) sobre o advento dos blogs e dos estudos de Barthes (1979) sobre a moda. Para que as análises contemplem a dimensão técnica da imagem, o instrumental teórico se vale da grade de análise de imagens proposta por Mendes (2010) com base em Aumont (2008), Guimarães (2004) e Charaudeau (2007), e da proposta de análise de imagens em movimento defendida por Soulages (2008). As dimensões situacional e discursiva de imagens e textos são analisadas sob a luz de conceitos da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. As análises dessas dimensões se baseiam sobre os conceitos de sujeitos da comunicação, gênero e estatuto do gênero, efeitos (real, ficção ou gênero), modos de organização discursiva, imaginários sociodiscursivos, além de categorias etóticas e patêmicas presentes no discurso. Por fim, os resultados apurados são relacionados com as questões de pesquisa para concluir se os objetivos foram cumpridos e a hipótese de que os blogs de moda adquiriram status de veículos de informação de moda de referência pode ser comparada ou refutada.
URL: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9PHP6V
NO MUNDO DAS APARÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MODA. 2009
Autor: Gesiel Prado
Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite
Tipo: Mestrado
Instituição: UFPB Universidade Federal da Paraíba
Resumo: Disseminada em diversos segmentos da sociedade, a moda incita no sujeito o desejo de ser visto, pois no mundo das aparências o “existir” não se faz somente pelo “ter”, porém “ser” é proporcionado pelo “aparecer”. Neste contexto a moda tece uma intrínseca relação com o sujeito, configurando-se como elemento integrante na construção das identidades. Considerando que este processo é influenciado pelas práticas discursivas (FOUCUALT, 2005), o objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da(s) identidade(s) no/pelo discurso da moda. Entendemos moda como um sistema com regras e coerções, porém constituído por brechas, rasgos, e são por estes que se pode entrever como os sujeitos resistem aos caprichos da moda. O corpus da pesquisa é composto por fotografias da campanha publicitária produzida pela grife brasileira Fórum, estampadas na revista Veja, em março de 2006. No entanto, outros corpora, imagens, textos literários, vão se costurando a estas fotografias dando condições para que se estabeleça a análise. Para tanto, as análises serão efetivadas a partir dos postulados teóricos desenvolvidos por Michel Pêcheux, para o qual o discurso se dá mediante a relação da língua com a História, num gesto que envolve estrutura e acontecimento.
URL: http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=928
PAPEL DOS BLOGS DE MODA NO PROCESSO DE GESTÃO DE CRISE CORPORATIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, O . 2016
Autor: LUCILENE RIBEIRO GOMES
Orientador: Beatriz Graça Luz Casais
Tipo: Mestrado
Instituição: Uminho - Universidade do Minho.
Resumo: Os blogs estabelecem relações de grande proximidade com os seus seguidores devido à comunicação interpessoal e bidirecional destes meios digitais. As marcas procuram construir fortes relacionamentos com os seus públicos, buscando também informação privilegiada sobre as suas necessidades. Para isso estabelecem contacto com os blogs, tentando obter a sua confiança nomeadamente em momentos mais delicados. A gestão de crise é uma tarefa fundamental na estratégia de comunicação das marcas, pelo que existem vantagens na colaboração com bloggers para a gestão da reputação e imagem corporativa. Porém a literatura é escassa sobre o tema mas abundante sobre o contacto das marcas com blogs para fins comerciais e promocionais, não sendo revelada o papel que estes podem deter na gestão de crise. A presente dissertação estuda a posição de blogs de moda relativamente a situações de crise das marcas. Identifica-se o grau de envolvimento, os argumentos que utilizam e técnicas de gestão de crise presentes no discurso. Analisou-se o conteúdo de quatro blogs influentes em Portugal - Pipoca Mais Doce, Stylista, Carmo e Mini Saia. Selecionou-se o discurso destes blogs sobre oito marcas que viveram uma crise corporativa nos últimos quatro anos (Blanco, Zara, Primark, Burberry, Quiksilver, H&M, MO e Camport), analisando um total de 2846 posts. Os resultados da análise dos posts evidenciam que existe nos blogs uma tentativa de gestão de crise, procurando ignorar esta situação e desviando a atenção dos leitores para aspetos mais positivos das ditas marcas. As marcas continuaram a fazer parte do quotidiano dos blogs analisados, mantendo a sua reputação favorável. O estudo realça o papel que os blogs de moda podem ter na gestão de crise das marcas, o que constitui um contributo para futuras investigações que pretendam afirmar o papel de relações públicas destes meios na gestão da reputação corporativa.
URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/42211
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DA REDE DE LOJAS C&A E A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO EM TORNO DA MODA ACESSÍVEL,OS. 2015 .
Autor: ELIZETE MENEZES MESSIAS
Orientador: Leda Tenorio da Motta
Tipo: Doutorado
Instituição: PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação e marketing acionadas pela rede de lojas populares C&A, no sentido de fixar seu posicionamento como uma varejista que comercializa o melhor da moda por preços justos. Nesse sentido, examinamos os processos discursivos em questão nos diferentes materiais comunicacionais de divulgação da cadeia de lojas C&A, desvendando os recursos de persuasão e de sedução que esses materiais de comunicação colocam em prática para semear valores de originalidade, exclusividade e bom gosto no imaginário de seu consumidor. Em paralelo, o trabalho estudou a emergência de novos padrões de consumo dentro das redes de lojas populares. Jogamos aqui com a hipótese de que as ações de marketing e comunicação da rede varejista difundem valores calcados em padrões de qualidade, estética, inovação e feminilidade que repercutem tendências atuais de produção e consumo global de imagens de moda, com o intuito de se posicionar como uma moda global também. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental com a reunião, organização e análise dos materiais comunicacionais das campanhas e no ponto de venda e pesquisa de campo consistente na observação dos processos de consumo que se dão na C&A. Para tanto, o corpus do trabalho foi constituído pelos diferentes materiais de comunicação dispostos nas lojas, envolvendo a comunicação das campanhas catálogos, revistas produzidas pela rede, cartazes, etiquetas das roupas, cabides e sacolas personalizados e manuais de instruções de uso , a comunicação no ponto de venda o merchandising visual e as vitrinas e os releases de lançamento de campanhas, no período de 2010 a 2014. Os principais referenciais teóricos e conceituais da pesquisa envolveram um conjunto expressivo de autores que apreciam os valores da moda contemporânea globalizada, a exemplo de Diana Crane, Gilles Lipovetsky, Guillaume Erner e Enrico Cietta. Confere relevância à pesquisa a inexistência, nas reflexões sobre a comunicação de moda no Brasil, de trabalhos em torno das mensagens propostas por cadeias de lojas populares, sendo estas geralmente voltadas às marcas da alta moda.
URL: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4697
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO DA MODA NO DISCURSO JORNALÍSTICO. 2008
Autor: DANIELA PEREIRA BOCHEMBUZO
Orientador: Solange Maria Bigal
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Resumo: A partir de textos jornalísticos sobre o Morumbi Fashion Brasil, o trabalho analisa as funções da linguagem, elaboradas por Jakobson, predominantes no discurso jornalísticos, indicando como as visões social/individual acerca do objeto moda intermediam as relações entre massa e tribos, inscrevendo-as no tempo, as histórias da moda e do jornalismo são retomadas sob perspectiva dicotômica da saussure e reelaborada por Barthes.
URL:
SAGRAÇÃO DA APARÊNCIA: MODA E IMPRENSA, A. 1997
Autor: Renata Pitombo Cidreira
Orientador: Marcos Silva Palácios
Tipo: Mestrado
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Resumo: Este trabalho pretendeu estabelecer alguns parâmetros para a compreensão do fenômeno moda, partindo da observação de que a indumentária extrapola seu valor funcional de proteção ao corpo e agrega-lhe um valor simbólico, procura-se evidenciar o caráter comunicativo da moda, insistindo sobre sua capacidade de manifestar o modo de pensar, o modo de ser daquele que a veste. Busca-se, também, observar a apropriação do tema pelos veículos de comunicação, verificando sua inserção na imprensa escrita, sobretudo, no que diz respeito à produção local. Desse modo, oferece uma visão panorâmica da história da moda no jornalismo baiano, focalizando as últimas três décadas; além de caracterizar os textos sobre moda, veiculados nos jornais baianos "A Tarde" e "Tribuna da Bahia", identificando os diversos sentidos atribuídos ao fenômeno.
URL:
SOCIABILIDADE NA WEB: UM ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE UM BLOG DE MODA E BELEZA. 2014
Autor: Priscila Joyce de Souza Oliveira
Orientador: Yumi Garcia dos Santos
Tipo: Dissertações
Instituição: UFMG
Resumo: O advento e popularização das tecnologias de informação e comunicação vinculadas à web alteraram significativamente as formas pelas quais os indivíduos estabelecem e mantém relações na atualidade. Tomando como objeto de estudo um blog de moda e beleza, o presente trabalho desenvolve uma investigação em duplo sentido, buscando apreender os processos de formação e manutenção de redes sociais online, examinando a natureza dos laços estabelecidos entre os indivíduos no contexto interacional do blog; quanto visa analisar as formas pelas quais questões concernentes ao gênero e ao consumo são tematizadas no mesmo.
URL: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NNL4Z
STORYTELLING NAS MARCAS DE MODA: COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR. 2013
Autor: Vanessa Alves Silva Monteiro
Orientador: Fernando Oliveira
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade da Beira Interior
Resumo: Esta dissertação procura relacionar o património do storytelling e as vantagens que este pode trazer para a gestão das marcas de moda. Apesar da influência que estas marcas têm na vida contemporânea, existe uma crise de valores relacionada com a indústria, motivo que levou este estudo a relacionar o storytelling com a estratégia de branding das marcas de moda. O Homem sendo compreendido como uma espécie social e cultural que resistiu por milhares de anos através da transmissão das suas experiências e conhecimentos, criou uma característica de diferenciação face às demais espécies da Terra, as histórias. Neste sentido analisámos o storytelling, estratégia que recorre a esta atividade ancestral, para perceber o contributo que traria à comunicação entre a marca e o consumidor. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de conceitos que integram este tema; o levantamento das vantagens, caso existam, da combinação dos conceitos moda e storytelling; e de que forma as marcas tiram partido das histórias na transmissão da sua identidade. Para a obtenção destes resultados o estudo recorreu a uma metodologia que assentou primeiramente na definação do problema, seguido de análise de referências bibliográficas capazes de explicar o estado da arte que procurou servir de base teórica para os casos de estudo que se seguiram, e que procuraram validar em exemplos reais a abordagem teórica realizada.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1722
UNIFORMES E RE-BORDADOS DE BISPO DO ROSÁRIO: MUNDO DESCONSTRUÍDO E RESSIGNIFICADO. 2012
Autor: Solange de Oliveira
Orientador: Waldenyr Caldas
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo: A análise reflectiva sobre o universo das expressões humanas perpassa as questões culturais, étnicas e sociológicas que envolvem gênero, raça e classe. O trabalho artístico de Arthur Bispo do Rosario intriga e mobiliza questões para além dessas. A análise interpretativa da obra deve abranger, ainda, os aspectos estético-plásticos e psicológicos, que incidem fortemente no imaginário do artista. Abordar a pesquisa sob o ponto de vista da Moda, como trabalho em si, e seu sentido mais profundo, de atividade e expressão humanas e, ao mesmo tempo, articular conceitos de arte ressignificados e imbricados sob o prisma de um interno em uma psiquiátrica, alienado do mundo, é a linha condutora deste trabalho. A presente pesquisa objetiva traçar um esboço que circunscreva essas questões, tomando como base uma bibliografia que abrange as artes, a sociologia, a filosofia e a moda.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-01022013-152635/pt-br.php