DASPU E A REDEFINIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PROSTITUTA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO BRASIL. 2010
Autor: Leonardo Dalla Valle
Orientador: Cláudio Bertolli Filho.
Tipo: Dissertação
Instituição: UNESP – Universidade Estadual Paulista
Resumo: Nos últimos 20 anos, observa-se no Brasil um fenômeno particular quanto à relação estabelecida entre grupos minorizados e meios de comunicação de massa: a tendência de deslocamento da figura da prostituta das páginas policiais dos jornais para editorias de cultura nos anos 2000. Exerceram um papel significativo nessa mudança as ações de visibilidade promovidas pela organização não-governamental (ONG) “Davida”, dirigida pela ex-prostituta Gabriela Leite. Desde 1988, a “Davida” utiliza-se da mídia para divulgar imagens da profissional do sexo diferentes do estereótipo de sujeito marginalizado. O uso das mídias pela ONG “Davida” foi feito de duas formas distintas ao longo de sua trajetória: por meio da utilização de veículos particulares e através da criação de eventos com potencial noticiável. A essa última merece destaque a grife de moda “Daspu”, lançada em 2005 com o objetivo de confeccionar roupas inspiradas nas mulheres da vida. Tendo como objeto de análise as matérias sobre a “Daspu”, o presente estudo é uma reflexão sobre o modo como: (1) As marcas identitárias de um grupo minorizado estão sendo veiculadas por sua militância e apropriadas pelos meios de comunicação de massa; (2) as influências desse processo na representação social desse grupo. Para isso, será utilizada a análise de conteúdo das matérias que abordaram a grife nos portais virtuais “Universo Online” (UOL), “Terra” e “Internet Group” (iG), durante os anos de 2006 e 2010. O quadro referencial adotado é a teoria do espaço social de Pierre Bourdieu (1983) e a teoria das representações sociais de Denise Jodelet (2001). Enquanto a primeira possibilita a reflexão sobre a imposição de uma nova visão da realidade social a partir do uso do capital simbólico da mídia, a segunda aponta nas representações sociais funções identitárias. Os resultados indicam que a representação social da prostituta veiculada nos portais virtuais selecionados faz frente aos estereótipos do senso comum em pelo menos três aspectos: a suposta “passividade” em relação à vida, a constante vitimização por parte dos outros segmentos da sociedade e a pouca governabilidade de si. A condição de prostituta também não mais polariza sua identidade, que agora também pode ser expressa em suas outras facetas, como a de mulher, consumidora de moda, militante e, principalmente, profissional. Entretanto, não é a intenção da representação social difundida pelo jornalismo online a supressão das características estigmatizadoras da prostituta, mas sim a subversão da tábua de valores que constituem o estigma.
URL: http://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Comunicacao/ Dissertacoes Defendidas/leonardo.pdf
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA COOLHUNTING. 2008
Autor: JULIA ISOPPO PICOLI
Orientador: Maria da Graça Guedes
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DO MINHO
Resumo: Os estudos sobre pesquisa de tendências em geral e sobre coolhunting em particular, são ainda escassos. Este tipo de pesquisa revela-se cada vez mais importante no desenvolvimento de novas colecções de produtos de moda. Antecipar as tendências é importante nas presentes condições de mercado, devido ao encurtamento do ciclo de vida dos produtos. Por esta razão, as empresas precisam sempre estar atentas às contínuas mudanças que se verificam no mercado para assim satisfazerem o consumidor, que está vada vez mais exigente e procura produtos com que realmente se identifique. Devido às actuais exigências do consumidor, à redução do ciclo de vida dos produtos e às constantes mudanças culturais e sociais, surgiu a pesquisa coolhunting que recorre a processos diferentes dos utilizados pela pesquisa tradicional de tendências. Esta nova tipologia de pesquisa tem proporcionando óptimos resultados para as empresas, devido à rapidez com que se processa e produz a informação necessária. Para a melhor compreensão do tema foram pesquisadas as temáticas relacionadas: moda, comportamento do consumidor, tendências e pesquisa de tendências e coolhunting. No trabalho de investigação empírica realizado procurou–se desenvolver uma metodologia coolhunting, objectivo central do presente trabalho, dado que se trata de uma abordagem ainda recente e não foi, até ao presente, alvo de estudo mais aprofundado. Esta metodologia pode contribuir para a sua melhor compreensão pelas empresas e para orientar futuros profissionais. A metodologia foi aplicada numa simulação de pesquisa coolhunting realizada pela investigadora e os resultados obtidos foram analisados e avaliados.
URL: http://hdl.handle.net/1822/9308
DESPINDO O JECA: MODOS E MODAS DE VESTIR O CAMPO. 1996
Autor: João Batista Guedes
Orientador: Durval Muniz Albuquerque Júnior
Tipo: Dissertação
Instituição: UFCG _Universidade Federal de Campina Grande
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre como a moda ocorre no meio rural. O objetivo principal é identificar quais são os elementos que contribuem para a formação de uma moda no meio rural e como a moda apresenta-se para constituir-se como um sinal de identificação do homem rural. O trabalho procura mostrar questões relacionadas a como o meio urbano “veste” o meio rural, ou seja, como o campo costuma ser representado, também estuda a origem material das roupas usadas no campo, o design do vestuário e modo de usá-lo. A análise mostra que de fato é o modo de usar, assim como o modelo de andar, de gesticular, de se comportar, enfim “o modo de ser”, que diferencia de uma forma mais nítida os membros da sociedade rural da urbana, uma vez que o design do vestuário usado no campo não se diferencia tanto do design vestuário usado na periferia das cidades. Esta é uma das principais constatações deste estudo, assim como relativizar a delimitação da fronteira existente entre o urbano e o rural.
URL: http://www.ufcg.edu.br/~ppgcs/?page_id=634
DIGA-ME QUEM ÉS E TE DIREI SE ME RELACIONAREI COM VOCÊ : A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE DE MARCA COM CLIENTES NO MERCADO DE MODA FEMININA DE LUXO. 2015.
Autor: Fernanda Bueno Cardoso Scussel
Orientador: Gisela Demo
Tipo: Mestrado
Instituição: UNB – Universidade de Brasília
Resumo: Com o imperativo da competitividade no cenário organizacional e com a exigência cada vez maior de atendimento e produtos customizados por parte dos clientes, especialmente no segmento de marcas de luxo, as organizações procuram cada vez mais excelência em suas estratégias empresariais. Entre elas, o desenvolvimento do relacionamento entre marcas e clientes, por meio do marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management) recebe conotação especial, por se traduzir em profícua fonte de diferenciação competitiva. Neste contexto, a personalidade atribuída à marca orienta a preferência e o consumo por parte das clientes, constituindo-se no ponto de partida para os consumidores articularem o seu relacionamento com ela. Assim, o estudo do relacionamento entre clientes e marcas de moda feminina de luxo é pertinente, uma vez que estão inseridas em um cenário de alta competitividade e com forte potencial de desenvolvimento no contexto brasileiro. Destarte, como objetivo geral, buscou-se avaliar a relação entre a personalidade de marcas de moda feminina de luxo atribuídas pelas clientes e a percepção de seu relacionamento com tais marcas. Trata-se de um estudo de natureza multimétodo, utilizando entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial temática, análise fatorial exploratória e confirmatória, e análise de caminhos, por meio da modelagem por equações estruturais. Como contribuições, pode-se destacar o desenvolvimento e validação de uma escala de CRM em um setor pouco explorado pela literatura de marketing de relacionamento. A versão final da escala ficou composta por três fatores, quais sejam, fidelização, experiência com a marca e imagem da marca, apresentando validade interna, de conteúdo e confiabilidade. Por fim, o modelo estrutural apresentou um bom ajuste confirmando a influência da personalidade de marca, especialmente da credibilidade e da sofisticação, sobre a percepção de relacionamento, o que faz todo sentido no mercado de luxo. Como contribuição gerencial, os resultados podem ser usados como diagnóstico para os gestores do setor trabalharem a identidade de suas marcas a fim de otimizar o relacionamento com suas clientes e obter melhores resultados organizacionais. Limitações e sugestões para estudos futuros são discutidas.
URL: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19772
DO OUTRO LADO DO ESPELHO: IMAGENS E DISCURSOS DE GÉNERO NOS ANÚNCIOS DAS REVISTAS FEMININAS: UMA ABORDAGEM SOCIO-SEMIÓTICA VISUAL FEMINISTA. 2011
Autor: SILVANA MOTA RIBEIRO
Orientador: Zara Pinto Coelho e Gunther Kress
Tipo: Doutorado
Instituição UNIVERSIDADE DO MINHO
Resumo: Não obstante o considerável volume de investigação sobre “imagens de mulheres” e sobre discursos ao longo dos últimos anos, em variados domínios, as abordagens não têm sido, por um lado, discursivamente enquadradas, nem têm mostrado pormenorizadamente os funcionamentos visuais dos anúncios femininos – não permitindo, por isso, uma análise desta camada importante da produção do significado. Esta investigação procura dar resposta à questão de como os discursos de género se manifestam nas imagens, e identificar os discursos usados na sua produção. Analiso a forma como a desigualdade de género é reproduzida e construída em anúncios publicitários que representam mulheres, evidenciando os discursos de género que estão subjacentes e que são comunicados através das imagens, com vista a tornar mais claro o poder específicos dos recursos visuais na construção de discursos de género, face a outros modos. Apropriando-me de alguns aspectos de discursos de género e feminilidade considerados relevantes, ambíguos ou problemáticos, analiso a forma como estes se articulam e como se realizam visualmente em revistas femininas mensais, em Portugal, com vista a explicitar as contradições e demonstrar, criticamente, o funcionamento dos discursos, do poder da ideologia e do poder em imagens que sustentam uma ordem social de género hierárquica. É crucial compreender como as imagens adquirem significado e aceitação social. Na medida em que permite analisar pormenorizadamente as estruturas visuais, a socio-semiótica constitui um instrumento-chave para compreender as características fundamentais daqueles processos. Adicionalmente, uma vez que a publicidade desempenha um papel fundamental no encadeamento discursivo e na articulação de discursos de género e encarando o visual como determinante para a construção destes, argumento que os recursos visuais necessitam de uma abordagem própria que destaque as especificidades do funcionamento da gramática visual, i.e., que trate as imagens como imagens. Revelando o modo como estas imagens se inscrevem neste tipo de discursos e participam no processo da sua reprodução, poderemos compreender melhor o seu poder ideológico. Para responder às questões que se colocam, é necessário uma análise das representações de género, uma análise da forma como os visionadores são socialmente posicionados para olhar estas representações, uma análise da articulação destas representações em textos coerentes e uma identificação dos discursos que fundamentam estas imagens e dos traços visuais mais relevantes. Focando o centro da atenção nas imagens, a abordagem mais pertinente será, então, a socio-semiótica visual, quer como abordagem teórica do funcionamento dos discursos e ideologias nas imagens, quer como ferramenta metodológica de análise das suas realizações e construções visuais específicas. Não obstante, a fundamentação teórica deste estudo é, necessariamente, interdisciplinar, tendo em conta que cada uma das suas dimensões constitui objecto de estudo de campos autónomos, ainda que relacionados, de investigação. Por conseguinte, para abordar o complexo problema da reprodução dos discursos na sociedade, socorro-me de várias áreas, como os estudos relativos a género, sexualidade, poder e ideologia, a teoria publicitária, etc. – todas enformadas por uma preocupação feminista. Este estudo é motivado por uma perspectiva feminista, empenhada na obtenção de uma ordem social mais justa, em termos de género, que procura a transformação e a emancipação, com vista ao desenvolvimento de estratégias de resistência e mudança social. No entanto, frisando uma particular preocupação com as relações de género no contexto da socio-semiótica visual, posiciono-me naquilo que designo “Socio-semiótica Visual Feminista”. No sentido de perceber e explicitar de que forma os diferentes traços visuais realizam, articulam e disseminam discursos de género, que posicionamentos implicam e que posições ideológicas pressupõem, assim como as constelações discursivas e a(s) ideologia(s) subjacentes, adopto uma abordagem metodológica baseada na gramática do design visual ocidental (Kress e van Leeuwen, 1996) que consagra três dimensões de sentido, enquadrada por uma abordagem teórica situada entre a sócio-semiótica e a análise crítica do discurso. Esta análise empírica baseia-se num corpus de 151 anúncios que representam mulheres, recolhidos das revistas femininas mensais publicadas em Portugal em Setembro de 2006. A análise da relação entre recursos visuais, imagens e discursos permite-nos, assim, relevar o seu poder na persistência ou na transformação ideológica. Este estudo procura, deste modo, contribuir para uma melhor compreensão da desigualdade de género enquanto problema social maior das sociedades ocidentais, ao mesmo tempo que espera, de algum modo, contribuir para o desenvolvimento e afirmação da sócio-semiótica visual enquanto área vital para o estudo da comunicação actual.
URL: http://hdl.handle.net/1822/12384
EMPREGADA DOMÉSTICA E O DESIGN DE MODA: REFERÊNCIAS E ASPECTOS DO CONSUMO DE MODA, A. 2011
Autor: LUÍSA PIRES MOREIRA BESSA
Orientador: Cristiane Mesquita
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar a relação das classes populares com a moda. Dessa forma, optou-se por pesquisar o grupo das empregadas domésticas, procurando conhecer quais são as suas referências de moda, assim como alguns aspectos desse consumo. O trabalho compõe-se da construção de um referencial teórico e da aplicação de uma pesquisa de campo para articular as considerações levantadas e, assim, desenvolver a temática proposta.
URL: http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/luisa_bessa.pdf
ESTÉTICAS DA EXISTÊNCIA: A MODA NOS FESTIVAIS DE ROCK (GOIÂNIA NOISE FESTIVAL E LOLLAPALOOZA MUSIC FESTIVAL-2008/2009). 2010
Autor: Lorena Pompei Abdala
Orientador: Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça
Tipo: Dissertação
Instituição: UFG – Universidade Federal de Goiás
Resumo: Esta dissertação versa sobre as práticas de si como mediadora do processo de construção das identidades, as quais legitimam as existências sócio-culturais dos sujeitos. Através das narrativas visuais produzidas no cenário dos festivais de rock, foram traçadas as relações da moda como instrumento para a construção das identificações. A moda, entendida como uma prática social e cultural opera como um suporte existencial na fixação das visualidades da representação simbólica de uma dada cultura, num dado tempo e espaço histórico. As figuras de estilo criadas pelas práticas da moda geram arquétipos sociais que se tornam signos de um modo de vida. A vestimenta torna-se um sistema inteiro de significação. A análise baseia-se em fotografias tiradas de freqüentadores dos dois festivais (Festival Goiânia Noise e Lollapalooza Music Festival), lembrando que foram considerados os sujeitos fotografados e não a fotografia em si, como suporte de observação. O estudo foi estruturado pensando os sistemas simbólicos como criadores de comunidades de existências e a moda como uma forma de prática social. Deste modo, o trabalho se fundamenta, nos discursos da moda, na forma de como as identidades são fixadas pelos simulacros criados pelos grupos/tribos e de como se estabelecem as existências mediadas pela poética cotidiana do vestir.
URL: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2830
ESTUDO DA ESTRATÉGIA DE DESIGN E DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA MARCA DE LUXO JUST CAVALLI. 2009
Autor: ANDREIA CRISTINA LOPES DOS SANTOS
Orientador: Doutor Rui A. L. Miguel
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Resumo: Na sociedade contemporânea o luxo é cada vez mais procurado pelos consumidores, que procuram a diferença e a exclusividade, nem que para isso tenham que pagar um preço elevado. Cada pessoa tem uma lista de desejos que quer concretizar para si, desde carros, a jóias, a telemóveis sofisticados e peças de roupa exclusivas e todos esses bens presentes na lista estão ligados a um desejo ainda mais íntimo e secreto que é o grupo social onde esses bens a podem colocar. Claro que a intensidade destes sentimentos varia de pessoa para pessoa. Cada vez mais as marcas de luxo tentam introduzir na vida dos consumidores um conceito de lifestyle, criando em volta da marca toda uma gama de produtos e, através do marketing, fazem com que esses produtos sejam necessários ao dia a dia das pessoas, promovendo a sua aquisição. A abordagem deste tema nesta dissertação, revela-se, assim, da maior oportunidade, podendo dizer-se que “o luxo está cada vez mais na moda”. O enquadramento teórico deste trabalho pretende caracterizar o comportamento do consumidor de luxo, as marcas de luxo e a evolução do vestuário de luxo desde as grandes casas de moda até ao prêt-à-porter, numa análise contemporânea dos mercados. Neste contexto, o objectivo desta dissertação é estudar uma marca de vestuário de luxo, tendo-se escolhido a Just Cavalli. O estudo incide no comportamento de compra do consumidor da marca, nomeadamente entender o que o faz procurar em concreto essa marca e conhecer os seus desejos e expectativas em relação ao design de moda das peças apresentadas por Roberto Cavalli. Por outro lado, o estudo do design de moda das colecções Just Cavalli, bem como o seu posicionamento em Portugal face ao enquadramento mundial da marca, tem também um grande relevo neste trabalho. “Uma marca de Luxo é uma referência; o Luxo é uma das grandes indústrias do século XXI” (Lipovetsky, 2007).
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1668
EXPERIÊNCIA DO STATUS: ROUPA E MODA NA TRAMA SOCIAL, A. 2000
Autor: ALEXANDRE BERGAMO IDARGO
Orientador: Sergio Miceli Pessoa de Barros
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo: O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinados valores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, para o status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante de condições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos e experiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessas coisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica.
URL: https://books.google.com.br/books?isbn=8571397864
GÊNERO E MODA: A CONSTRUÇÃO DA APARÊNCIA NA PRÁTICA DE CROSS-DRESSING. 2016.
Autor: MARINA SEIBERT CEZAR
Orientador: Miriam Steffen Vieira
Tipo: Mestrado
Instituição: UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Resumo: Fundamentada pelo campo das ciências sociais, esta tese tem como tema de investigação, a relação entre gênero e moda, através da perspectiva orientada pela mídia sobre a transgeneridade. Instigada pelo lugar da aparência construída por meio do uso de signos estéticos, a inquietude teórica é estabelecida na noção do corpo em permanente negociação com modelos estabelecidos, conforme o sexo designado ao sujeito no seu nascimento. Este estudo objetiva investigar os princípios do sistema de moda inseridos nos estudos de gênero, o qual propõe criar um panorama da inserção do corpo e sua identidade relacional a partir das experiências vestimentares, estas, orientadas pelas instâncias da cultura material. A tese também focaliza se tais sujeitos dados como masculinos e que transitam nas dimensões de gênero pela estetização pessoal através de recursos de enfeites que são convencionados ao universo das mulheres, projetam um arquétipo feminino para a sua produção visual. Para tanto, parte-se de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma revisão bibliográfica interdisciplinar para gerar pontos de conexões entre as principais áreas dos saberes: ciências sociais, estudos de gênero, antropologia do consumo e noções da estética; associada a uma busca em campo, na qual o universo empírico é constituído por transgêneros da associação Brazilian Cross-dresser Club, bem como, por interlocutoras que identificam-se pela prática, além do resgate de relatos das que expuseram suas experiências em biografias ou em redes sociais. Por meio desta investigação, tem-se como um dos principais resultados alcançados, a validação da importância dada à linguagem visual, quando exercida sob um ângulo de observação de discurso social dado pela categoria binária de gênero. Nesse espaço de expressão e negociação com o meio, a prática de cross-dressing redimensiona os efeitos sociais já que conduzem a imagem pessoal para uma nova hierarquia dentro das dimensões políticas, em um processo constante de luta pelo reconhecimento.
URL: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5189
INCONFORMIDADES INDUMENTÁRIAS: REFLEXÕES SOBRE MODA E CROSSDRESSING. 2017.
Autor: Maíra Arcoverde
Orientador: Suzana Helena de Avelar Gomes
Tipo: Mestrado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: Este trabalho tem como propósito lançar uma reflexão sobre as maneiras pelas quais os usos descontextualizados da roupa podem consistir em uma subversão do sistema, sobretudo por meio das práticas de crossdressing. A moda, aqui, foi analisada em dois movimentos: o primeiro, que consiste no reforço ao modelo binário de gênero; e o segundo, em que se aproveita de fissuras oriundas da própria norma para causar-lhe perturbações. A partir de referenciais teóricometodológicos feministas e queer, foram realizadas investigações qualitativas, como entrevistas e pesquisas de campo, que possibilitaram uma perspectiva dos sujeitos como provisórios e cambiantes, contribuindo para que suas narrativas fossem compreendidas de maneira mais ampla e menos limitada. A roupa, no contexto do crossdressing, foi observada como parte fundamental da construção das subjetividades e da imagem feminina à qual as crossdressers aspiram, denunciando precisamente o caráter construído da naturalidade dos gêneros que encontra endosso na moda. Ainda que parte dos discursos de produção da normalidade, a vestimenta encerra inumeráveis possibilidades de (r)existência que desestabilizam e desmantelam hegemonias.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-07062017-113559/
INFLUÊNCIA DO ENDOSSO DE BLOGUEIRAS NO COMPORTAMENTO DAS CONSUMIDORAS DE MODA NO BRASIL,A. 2016.
Autor: Laiene Fernanda Ferreira Sousa
Orientador: André Francisco Alcântara Fagundes
Tipo: Mestrado
Instituição: UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Resumo: O estudo sobre o endosso de celebridades tem sua relevância tanto para o meio acadêmico como para as empresas que buscam manter e atrair clientes por meio da comunicação de marketing. Porém, a maioria das pesquisas realizadas analisa as celebridades do meio artístico ou do esporte, e estudam o endosso em meio impresso ou na TV. Poucos trabalhos analisam o endosso de formadores de opinião nas mídias sociais. Observando-se essa lacuna, a proposta deste estudo é verificar se o endosso das blogueiras de moda influencia na intenção de compra das consumidoras brasileiras. Além disso, outros fatores foram analisados para melhor compreensão do comportamento das consumidoras de moda: avaliação do produto, conhecimento da marca, lealdade à marca, qualidade do produto, envolvimento com a moda, e credibilidade da endossante. Para tanto, realizou-se dois estudos. O primeiro consistiu em uma pesquisa exploratória qualitativa, que utilizou de grupos focais para identificar e compreender como as mídias sociais interferem no comportamento das consumidoras de produtos de moda. Dentre os principais resultados deste estudo, destacam-se o Instagram apontado como principal mídia social utilizada pelas entrevistadas para obter informações sobre a moda e a menção da blogueira Thássia Naves como principal fonte de referência de moda nas mídias sociais. No segundo estudo empreendeu-se um experimento, no qual metade da amostra teve acesso à imagem de um vestido utilizado pela blogueira Thássia Naves em seu Instagram, enquanto a outra metade teve acesso à imagem do vestido divulgado no site da loja virtual da marca do produto. O número de respostas consideradas válidas para o estudo foi de 465. Para testar as hipóteses do estudo, aplicou-se o teste T para amostras independentes e a ANOVA para os testes com mais de dois grupos. Os resultados da pesquisa suportaram 5 das 8 hipóteses propostas, sendo elas: O endosso da blogueira de moda tem um efeito positivo na intenção de compra do produto endossado (H1); O endosso da blogueira de moda tem um efeito positivo na avaliação do produto endossado (H2); A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo na intenção de compra do produto endossado (H3); A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo na avaliação do produto endossado (H4); e A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo no conhecimento da marca (H5). As demais hipóteses foram refutadas: A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo na lealdade à marca (H6); A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo na percepção da qualidade (H7); e A credibilidade da blogueira de moda tem um efeito positivo no envolvimento com a moda (H8). No âmbito das considerações complementares, constatou-se que o envolvimento com a moda interfere positivamente na intenção de compra, na avaliação do produto, no conhecimento da marca, na lealdade à marca, na busca por qualidade do produto e na credibilidade do endossante. Além disso, verificou-se que a frequência de acesso ao Instagram para obter informações sobre moda afeta positivamente a intenção de compra, a avaliação do produto, o conhecimento da marca, a lealdade à marca, o envolvimento com a moda e a credibilidade da endossante.
URL: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17678
MODA E A SUA DISSEMINAÇÃO ENTRE 1960-1969: A INFLUÊNCIA DA MODA NA SOCIEDADE FEMININA, A. 2017.
Autor: Irina Fernandes Parreira
Orientador: Maria Heloїsa de Barros Bobela Mota Figueiredo Albuquerque
Tipo: Mestrado
INSTITUIÇÃO: UBI - Universidade da Beira Interior
Resumo: Os anos 60 são lembrados como um período histórico repleto de rebeldia, revolta e evolução. Todos estes desenvolvimentos marcaram profundamente a história, a sociedade e as gerações seguintes. As ideologias juvenis revolucionárias moldaram a sociedade. Os jovens renunciaram aos costumes e à educação tradicional o que desencadeou manifestações e emancipações. Os jovens, principalmente as raparigas, desejavam a emancipação e a liberação dos seus direitos. Estes comportamentos mais liberais profetizaram mudanças e originaram as primeiras manifestações feministas nos anos 60. Os eventos ocorridos evidenciaram-se principalmente na moda. O vestuário feminino abandonou as formas elegantes da Haute-Couture. As jovens passaram a desejar vestir roupas simples e sem forma, onde não se evidenciassem quaisquer formas do corpo feminino e procuravam apenas o conforto. Com este procedimento a Alta-Costura perdeu o seu prestígio e foi substituída pelo pronto-a-vestir. Pela primeira vez, a subcultura sobrepõe-se à moda da Alta-Costura. A ocorrência de tais circunstâncias, como desprezo pela moral do antigamente, a mudança de mentalidades e a procura pela extravagância e provocação, despertaram o interesse para o caso de estudo “A Moda e a sua Disseminação entre 1960-1969: A Influência da Moda na Sociedade Feminina”. Nesta investigação pretende-se analisar os fatores que contribuíram para as mudanças da posição da mulher na sociedade e na moda. Para alcançar tais conhecimentos recorreu-se a leituras, a inquéritos e a análises de testemunhos vivos.
URL: http://hdl.handle.net/10400.5/15410
MODA E O VESTIR SOB A PERSPECTIVA DO POPULAR: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO E A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DE UM SHOPPING POPULAR SOBRE MODA E CONSUMO DE VESTUÁRIO, A. 2011
Autor: Gisele Franke
Orientador: Sonia Maria Karam Guimarães
Tipo: Dissertação
Instituição: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo: Este estudo investiga o comportamento e a percepção de consumidores do Camelódromo Shopping do Porto, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em relação à moda - considerada um fenômeno social que torna particular as ações referentes ao consumo e à aparência nas sociedades nas quais está presente. Argumenta-se que, inicialmente restrito às elites, o fenômeno de moda passou a habitar não apenas o imaginário, mas os guarda-roupas populares. A investigação empírica desenvolveu-se em duas etapas: um estudo qualitativo seguido por um estudo quantitativo. Foram investigadas as motivações de consumo de consumidores de vestuário do Camelódromo, considerando a capacidade do consumo de moda como demarcador de fronteiras simbólicas de classe, gênero, idade e individualidade, assim como as formas como o fenômeno de moda é por eles percebido, em ambos os casos, considerando a variabilidade de idade, gênero, renda e grau de escolaridade dos consumidores investigados. O conjunto de dados construídos permite concluir que os consumidores estudados apreendem o fenômeno de moda como um conjunto de normas diversas e efêmeras quanto ao vestir, significativamente relacionado ao novo, mas não as absorvem passivamente: eles reivindicam a posse de seus corpos e iniciativas individuais quanto à construção da própria aparência. O consumo de moda é motivado, sobretudo, pela busca por conforto, distinção identitária ou pela construção de uma aparência considerada esteticamente atraente e sedutora.
URL: http://hdl.handle.net/10183/30611
MODA: UM FATOR SOCIAL. 2013
Autor: TALITA SOUZA DE OLIVEIRA
Orientador: Maria Silvia Barros de Held
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo: Este trabalho científico refere-se à pesquisa e ao levantamento de informações de caráter bibliográfico sobre aspectos interdisciplinares de cunho social que interagem com a moda, aborda então parte da multiplicidade de assuntos relacionados à mesma, como a relação social existente por meio da mesma: identidade, pertencimento, imitação/diferenciação, comunicação existente na moda, a importância da marca como ferramenta social. Partindo deste contexto da relação moda sociedade - indivíduo, inicia-se uma reflexão sobre a influência que a moda possui sobre a sociedade, ao atingir diretamente o gosto individual. Oferecendo sentidos psicológicos, culturais e comportamentais ante ao coletivo, ao ponto de carnificar o design ao imposto pelo ambiente em questão, por um impulso adaptativo a fim de obter a socialização. Desta feita, a moda também está atrelada a constante insatisfação, uma vez que o mundo vive repentinas alterações, em todo o tempo, até muitas vezes mútuas alterações. Sendo assim, apresenta-se como um forte e importante meio de comunicação, que transmite significados pessoais e sociais adicionados a aspectos funcionais, por meio, então, da presente revisão bibliográfica pautada na temática referente à moda como ferramenta de socialização, comunicação, identidade e pertencimento.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-13052013-161455/pt-br.php