top of page
Consumo e Marketing

NAS ENTRELINHAS DA MODA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMO DE MORADORAS DO BAIRRO SÃO JOSÉ, EM JOÃO PESSOA – PB. 2015

Autor:  Isabelle Barros Meira da Rocha

Orientador: Anderson Moebus Retondar

Tipo: Mestrado

Instituição:  UFPB - Universidade Federal da Paraíba 

Resumo: Ao ganhar centralidade nas sociedades contemporâneas ocidentais, o consumo passou a ser motivo de interesse como tema sociológico e ganhou centralidade também no campo científico, tornando-se tema de trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento em uma troca interdisciplinar. Assim, Trazendo esse debate mais amplo a respeito da centralidade do consumo nas sociedades ocidentais contemporâneas para a especificidade dos estudos sobre o consumo e suas práticas no interior dos distintos segmentos sociais, percebemos que analisar essas práticas em diferentes camadas sociais revelam um conjunto de significados próprios que ampliam os estudos sobre essa temática, tendo em vista que por muito tempo geridos por essa lógica material, os indivíduos de classes populares eram desqualificados como consumidores, era negado a esse segmento social significações próprias. Nesse sentido, reconhecendo que as diferentes classes sociais possuem representações diferenciadas e compreendendo a importância de conhecer os significados presentes nas práticas de consumo dos indivíduos, esta pesquisa busca contribuir com o debate a cerca do fenômeno do consumo e seu desdobramento no cotidiano de classes populares no panorama do Brasil. Propomos então analisar a experiência do consumo de moda de um grupo de mulheres moradoras de um bairro de classe popular localizado na cidade de João Pessoa, capital nordestina. Mostraremos que essa experiência de consumo se dá com base na tensão entre a afirmação de uma identidade como forma de negar a moda e a busca pelo reconhecimento social que acabam por influenciar nas escolhas e práticas de consumo dessas mulheres.

URL: http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/7820

PAPEL DAS DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS NA INTENÇÃO DO CONSUMIDOR DE COMPRAR PRODUTOS DE VESTUÁRIO PERSONALIZADOS EM MASSA, O. 2016

Autor:  CAROLINE LOSS

Orientador: Luísa Rita Brites Sanches Pinho Salvado / Pedro Renato Tavares

Tipo: Doutorado

Instituição:  UBI - Universidade da Beira Interior

Resumo: Os atuais desenvolvimentos socioeconómicos e tendências de estilo de vida apontam para um crescimento do consumo de produtos e processos tecnológicos, impulsionado por conceitos emergentes como a Internet das Coisas, onde tudo tudo está conectado em uma única rede. Por esta razão, as tecnologias usáveis (wearable) estão a afirmar-se propondo soluções que tornam o utilizador possivelmente através das suas roupas, capaz de comunicar com e fazer parte desta rede. Os sistemas de comunicações sem fios são constituídos por diversos componentes eletrónicos, que com o passar dos anos foram sendo miniaturizados e fabricados em materiais flexíveis, tais como as baterias, os sensores, as unidades de processamento de dados, as interconexões e as antenas. Tornar os sistemas de comunicações sem fios em sistemas usáveis requer trabalho de investigação exigente. Nomeadamente, o desenvolvimento de antenas usáveis tem sido um desafio, devido às antenas serem tradicionalmente desenvolvidas em substratos rígidos, que dificultam a sua integração no vestuário. Dessa forma, considerando a flexibilidade e as propriedades dielétricas dos materiais têxteis, as antenas têxteis trazem a promessa de permitir a interacção dos utilizadores com os dispositivos eletrónicos através da roupa, tornando os dispositivos menos invasivos e mais discretos. As antenas têxteis combinam os materiais têxteis tradicionais com novas tecnologias e emergem assim como uma potencial interface de fronteira entre seres humanos-tecnologias-ambientes. Expandindo assim a interação entre o utilizador e os dispositivos eletrónicos ao recurso do vestuário. Assim, através das antenas têxteis, o vestuário torna-se uma parte ativa nos sistemas de comunicação sem fios, visando aplicações como rastreamento e navegação, computação móvel, monitorização de saúde, entre outros. Para isto, as antenas para vestir devem ser finas, leves, de fácil manutenção, robustas e de baixo custo para produção em massa e comercialização. Desta forma, as antenas planares do tipo patch microstrip têm sido propostas para aplicações em vestuário, pois apresentam todas estas características e também são adaptáveis a qualquer superfície. Estas antenas são geralmente formadas pela sobreposição de camadas condutoras (elemento radiante e plano de massa) e dielétricas (substrato). Além disso, as antenas patch microstrip irradiam perpendicularmente ao plano de massa, que bloqueia a radiação da antena, garantindo que o corpo humano é exposto apenas a uma fração muito pequena da radiação. Para desenvolver este tipo de antena, é crucial conhecer as propriedades dos materiais têxteis, bem como as técnicas de fabricação para conectar as camadas, com cola, costuras, folhas adesivas, entre outros  (...)

URL: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/4770/1/Caroline%20Loss%20PhD%20Thesis.pdf

PERCEPÇÕES DE CONSUMIDORES SOBRE O COBRANDING DE UMA MARCA FAST FASHION (H&M) COM UMA MARCA DE LUXO.  2016

Autor: ANA BEATRIZ FREITAS DE CAMPOS RIBEIRO

Orientador: António Joaquim Araújo de Azevedo.

Tipo: Mestrado

Instituição: Uminho - Universidade do Minho.

Resumo: Numa sociedade de consumo como a actual, cada vez mais a procura por produtos de moda diferenciados aumenta. Os produtos que mais pertencem a essa categoria são os de luxo, dado serem produzidos em quantidades diminutas, estarem disponíveis geralmente apenas em capitais e cidades de certa dimensão bem como serem detentores de preços proibitivos para a maioria das pessoas. No extremo oposto estariam, naturalmente, os produtos massificados designados por marcas fast fashion, com preços muito mais acessíveis e cujos pontos de venda se encontram distribuídos pelo país. Por isso, quando a H&M (marca fast fashion) lançou em 2004 a primeira colecção de parceria, com Karl Lagerfeld (actual Designer Chefe e Diretor Criativo da Chanel), houve uma (breve) quebra da norma. Desde então, já muitas mais colaborações aconteceram. O presente estudo tem como objetivo examinar a forma como os consumidores avaliam a personalidade de marcas de luxo num contexto de parceria com a H&M e o efeito moderador de variáveis psicográficas como a Liderança na Adopção de Novas Modas (Fashion Leadership) e o Desejo de Consumo de Produtos Únicos (Desire for Unique Consumer Products). A metodologia desta investigação compreendeu a realização de um questionário online com amostra de 85 indivíduos, na qual se testaram três cenários: a) H&M + Balmain; b) H&M + Alexander Wang; c) H&M + Versace. As conclusões obtidas permitem uma percepção geral de conceitos relacionados particularmente com o cobranding e a personalidade das marcas mais ligadas à área da moda. A conclusão principal a que se chegou foi que o cobranding entre a marca de luxo e a marca de fast fashion influencia a forma como as marcas são percebidas pelos consumidores. Concluiu-se ainda que não existem associações significativas entre os indicadores de atitude face à marca, intenção de compra, preço máximo a pagar e recomendação da marca e as escalas de Liderança de Moda e de Desejo de Consumir Produtos Únicos.

URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/44422

PRESSÃO DE CONSUMO E ESCOLHA DAS MÃES: O CASO DOS SAPATOS PARA MENINAS DE 01 A 07 ANOS. 2013

Autor: Renata Augusto Martins

Orientador: Roberto Teixeira Mendes

Tipo: Dissertação

Instituição: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo: Dos primeiros passos até que a criança alcance maturidade suficiente para a marcha biomecanicamente semelhante a do adulto, estará exposta a diversas experiências motoras, cognitivas e sociais. De acordo com a literatura sobre o desenvolvimento motor, a história dos calçados, a definição de saúde de CAPRA (1999) como uma experiência de bem-estar resultante de um equilíbrio dinâmico que envolve aspectos físicos e psicológicos do organismo, assim como suas interações com o meio ambiente natural e social; o calçado pode ser considerado um elemento situado entre o ambiente (como perspectiva externa não-corporal) e a dimensão corporal, com representação própria, constante e perene ao usuário, participando de praticamente todo o processo maturacional da marcha humana, envolvido em condições experienciais às quais a criança em desenvolvimento estará exposta neste período. O calçado é um fator que corrobora a saúde dos indivíduos o que deve ser observado com cuidado principalmente na faixa etária sugerida nesta pesquisa. O objetivo deste estudo é abordar os conhecimentos técnicos quanto à confecção de calçados adequados a meninas hígidas entre 01 e 07 anos de idade e discutir sobre a motivações da escolha de modelos pelas próprias meninas e seus responsáveis na hora da compra. O calçado deve ser elemento de proteção e apoio individual, que poderá tanto representar um recurso auxiliar no processo de aquisição e maturação da marcha humana, quanto interferir negativamente em seu desempenho. A pesquisa de campo utilizará técnicas da Metodologia Qualitativa e será realizada ao abordar as mães em entrevistas semidirigidas, onde, através deste instrumento, pode-se acumular dados descritivos sobre a escolha do calçados e as influências que possam sofrer, desenvolvendo no pesquisador uma ideia de como os familiares que têm condições financeiras de adquirir bons calçados, interpretam a escolha quanto ao aspecto saudável e funcional no desenvolvimento motor de suas filhas em idade de desenvolvimento da marcha.

URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000919925&opt=4

 

PRÊT-À-PORTER, PRÊT-À-CLIQUER: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO ONLINE DE JOVENS MULHERES CARIOCAS. 2012

Autor: Diana Cerva De Botton

Orientador: Angela Maria Cavalcanti Da Rocha

Tipo: Doutorado

Instituição: PUC-Rio - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

Resumo: Este estudo exploratório tem como objetivo analisar a dinâmica do consumo online de moda de determinado grupo de jovens mulheres cariocas. Busca-se compreender a importância de mundo virtual e sites de vendas e suas influências no comportamento de consumo do grupo. Para isso, será estudado a relevância da internet na busca de informações e os benefícios e desvantagens que este tipo de ferramenta exerce no consumo de produtos de moda, tradicionalmente um segmento que exige um contato físico e direto para influenciar as decisões de compra. Por meio da construção de um perfil do grupo e de uma rede de valores das pesquisadas, procurou-se traçar um paralelo entre o consumo online de artigos de moda e o consumo tradicional através das lojas físicas, apontando semelhanças e diferenças no comportamento de compra. Por fim, visa-se elencar importantes elementos que necessariamente devem estar presentes para que o canal funcione como uma efetiva plataforma de venda. Os resultados do estudo podem ser úteis a empresas que atuem ou pretendam atuar na venda online de artigos de moda.

URL: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20475@1

PROCESSOS CRIATIVOS, TÉCNICAS E LINGUAGENS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO ARTESANAL DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO - 2016

Autor: LUISA SOPAS ROCHA BRANDÃO

Orientador: Luís Cláudio Portugal do Nascimento

Tipo: Mestrado

Instituição: USP.

Resumo: O presente estudo, de natureza qualitativa, registra, analisa e compara processos criativos, técnicas e linguagens utilizadas na produção artesanal de quatro agremiações tradicionais que se dedicam à manifestação cultural do Bumba-meu-boi no estado do Maranhão, os grupos "Bumba-meu-boi de Morros", "Bumba-meu-boi da Floresta", "Bumba-meu-boi da Maioba" e "Bumba-meu-boi da Liberdade". Buscou-se compreender a configuração de suas identidades culturais, sobretudo em relação às características visuais dos figurinos de seus participantes. Esta escolha foi motivada pela diversidade de atributos artístico-expressivos, além de sociais e culturais, entre os grupos selecionados. A pesquisa se justifica pela importância da manifestação cultural no cenário estadual e nacional, pela escassez de estudos que focalizem o fenômeno visual do Bumba-meu-boi e que evidenciem, em especial, a atuação dos artesãos na produção dos vestuários dos grupos maranhenses. Configura-se ainda como um registro de técnicas tradicionais que podem se perder ou se modificar significativamente com o passar dos anos. Inicialmente, uma pesquisa bibliográfica foi realizada para compreender a natureza do fenômeno. Após reconhecimento das especificidades destes festejos populares, foi conduzida extensa pesquisa de campo, levantando dados junto a líderes e artesãos dos grupos pré-selecionados, por meio de entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos, observações e anotações. Entre os resultados desta pesquisa, destaca-se a constatação da existência de técnicas artesanais que passam de geração a geração, motivando artesãos de diferentes idades e gêneros a dar continuidade a este ofício e manter seu vínculo com os grupos. Evidencia-se também as discussões que revelam as diferentes escolhas que baseiam o processo de produção das indumentárias em cada um dos grupos observados, que buscam reforçar identidade cultural. Ressaltase, ainda, a compreensão de aspectos sociológicos que influenciam as reconfigurações e ressignificações relacionadas à manifestação cultural do Bumba-meu-boi, sobretudo seus desdobramentos no artesanato produzido pelas comunidades que seguem representando a identidade maranhense e perpetuam esta relevante parte da cultura popular brasileira.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16022017-100412/pt-br.php

 

PUBLICIDADE, DESEJO E GOZO: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DA ENUNCIAÇÃO PUBLICITÁRIA NO CONSUMO DE MODA. 2012

AUTOR: MIDIERSON SEBASTIÃO MAIA DA SILVA

Orientador: Eneus Trindade Barreto Filho

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Resumo: Entender as nuances que permeiam a formação do desejo na publicidade de moda é o objetivo primordial desta pesquisa. Para tanto, a proposta busca, por meio de um levantamento bibliográfico, integrar dois importantes campos do conhecimento, comunicação e psicanálise. Dado o nível de abrangência de cada campo mencionado, uma delimitação dos mesmos em Enunciação Publicitária e Psicanálise Lacaniana foi necessária. Ambas as teorias se configuram como suportes promissores para uma pesquisa envolvendo a produção de sentido na publicidade. Este fenômeno, caracterizado como produção de sentido, carrega consigo as ventosas responsáveis pela colagem do desejo ao significante, estudado em Psicanálise Lacaniana como conceito central. Mas, por outro lado, a psicanálise mostra que o significante, sozinho, não oferece os subsídios necessários à boa compreensão das relações de consumo atreladas à comunicação publicitária. É necessário pensar o significante de forma integrada, como parte do processo de subjetivação, como é o caso do funcionamento das leis da linguagem no inconsciente, intituladas por Lacan como metáfora e da metonímia. Este é um domínio da psicanálise que, associada à Enunciação Publicitária, seara da comunicação, mostra um forte potencial para explicar a formação do desejo na publicidade de moda. Formação de desejo dada na produção de sentidos presentes em mensagens publicitárias, na qualidade de enunciações que favorecem representações da subjetividade do consumidor em enunciados da publicidade. A união de ambas as teorias é operacionalizada por uma metodologia de análise que, sustentada em seis vertentes teóricas e quatro indicadores de pertinência entre publicidade e psicanálise, une e mescla duas outras metodologias, a da Enunciação Publicitária e a da Psicanálise Lacaniana. A primeira se refere ao estudo da produção de sentido, permeada por embreagens e debreagens de dêiticos presentes nos discursos publicitários e estudadas como leis da Enunciação Publicitária. A segunda metodologia, referente à Psicanálise Lacaniana, também investiga produção de sentidos e de significações ligadas ao processo de subjetivação em nível psíquico, no que se refere, por exemplo, à construção de identidades. O resultado do estudo levou à constatação de que o consumo, permeado pelas representações da publicidade, tornou-se parte do processo de subjetivação. Neste contexto, influenciado por promessas de gozo operadas via discurso, via linguagem, identidades são estruturadas e desestruturadas, desejos são feitos e desfeitos. O resultado leva a concluir também que o consumo contemporâneo tornou-se parte indissociável do universo simbólico, no qual são formados sujeitos cada vez mais alienados em relação à verdade sobre si mesmos, pois, a promessa de gozo, enquanto uma via fálica para a obturação da falta, aponta sempre em direção a referenciais externos, ligados a objetos pertencentes ao domínio do grande Outro, da cultura e sobretudo da ideologia.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-15012013-153805/pt-br.php

 

REBRANDING: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA A EVOLUÇÃO DE MARCAS NA INDÚSTRIA DA MODA. 2013

AUTOR: ANA VANESSA MADUREIRA DOS SANTOS

Orientador: Rui A. L. Miguel

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade da Beira Interior

Resumo: Este estudo descritivo, com base em pesquisa bibliográfica, foca-se na área do branding, mais especificamente, no rebranding, como tema de análise, sendo a moda a indústria em destaque. Este é um tema complexo mas ainda pouco explorado academicamente, beneficiando então de novos estudos para aprofundar a sua compreensão. O rebranding pode ser definido como uma tentativa de reposicionamento efectuada por uma marca, que terá de incluir alterações, drásticas ou ligeiras, na sua identidade visual. Devido aos grandes riscos inerentes a este tipo de investimento, este estudo pretende analisar todos os factores relevantes a estas estratégias, tais como: o impacto da ligação emocional com o consumidor, a importância do valor de marca, todos os factores relacionados com a indústria em questão, uma boa compreensão sobre as estratégias de branding que permitem o crescimento de marcas de moda, a relevância do design gráfico e as tendências nesta área, a escolha de estudos adequados e um bom planeamento de todas as etapas. Desta forma o principal objectivo desta dissertação é compreender as técnicas que fundamentam e potencializam o progresso das marcas de moda, com o rebranding como opção de reposicionamento ou rejuvenescimento. Para este efeito, foi criada uma simulação com a marca Fly London, com ligação ao Projecto PT21 – High Textiles da Universidade da Beira Interior.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1731

RELAÇÃO ENTRE O EU ESTENDIDO DO PÚBLICO HOMOSSEXUAL MASCULINO E SEU CONSUMO DE VESTUÁRIO DE LUXO, A. 2009

Autor: Joyce Gonçalves Altaf

Orientador: Irene Raguenet Troccoli

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Estácio De Sá

Resumo: Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados subgrupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Com isto em mente, o presente estudo buscou este entendimento, focalizando a relação entre a composição do eu estendido do consumidor homossexual masculino e o seu consumo de vestuário de marcas de luxo. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter exploratório, com abordagem iminentemente qualitativa. Após revisão bibliográfica que expôs as mais relevantes características deste público enquanto consumidor, que apresentou os principais traços do mercado de produtos de luxo, e que resgatou a teoria dos valores pessoais aplicada ao marketing, foram realizadas entrevistas em profundidade com 12 sujeitos representativos desta subcultura, destinadas a, por meio da análise do discurso, captar e estudar sua percepção a respeito do tema enfocado. Complementaram-se estas informações com análise dos resultados numéricos trazidos pela aplicação de formulário com duas escalas: semântica, destinada a medir o autoconceito do respondente e seu conceito quanto ao vestuário de luxo; e de Likert, destinada a avaliar a incorporação ao eu estendido do respondente do item de vestuário por ele apontado como destacado em seu consumo de marcas consideradas de luxo. Os resultados conduziram à conclusão de que homossexuais masculinos fazem uso de vestuário de luxo para compor seu self, e de que, dependendo do seu perfil (idade, situação profissional), o vestuário de luxo pode desempenhar papel tanto central como coadjuvante no desenvolvimento do seu eu estendido. Ao final da pesquisa, lançaram-se sugestões para futuros estudos, fundamentadas principalmente na necessidade de aumentar-se o conhecimento sobre o público homossexual de uma forma geral enquanto subgrupo ainda muito inexplorado em seu potencial de consumo.

URL: http://portal.estacio.br/media/2387116/dissertacao%20-%20joyce%20goncalves%20altaf.pdf

 

RESGATE TEÓRICO-EMPÍRICO DA DINÂMICA DE CRIAÇÃO DE VALOR NO CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS ESCOLHAS DE VESTUÁRIO DE CONSUMIDORAS ORIENTADAS AS MARCAS E/OU À MODA. 2013

Autor: Juliana Maria Magalhaes Christino

Orientador: Carlos Alberto Goncalves

Tipo: Teses

Instituição: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo: O presente estudo, de um modo geral, baseou-se na noção de que os consumidores fazem suas escolhas por meio de um complexo processo mental que vai além da visão utilitarista. Com o intuito de prover compreensões adicionais sobre os motivos que antecedem a determinadas escolhas de compra, utilizou-se o modelo teórico de investigação do Processo de Criação de Valor Para o Consumidor, proposto por Smith e Colgate (2007), como predecessor de diferentes orientações de compras. Neste estudo, investigaram-se, especificamente, as orientações às marcas e/ou à moda no consumo de vestuário feminino. Uma vez que a proposição destes Autor:es é de natureza genérica, a sua aplicação aos objetivos desta pesquisa demandou um maior desenvolvimento no tocante à identificação das variáveis constitutivas de cada um dos quatro valores propostos: valores funcionais / instrumentais, experienciais / hedônicos, simbólico / expressivos e de custo / sacrifício, resultando na criação de 17 construtos (derivados dos valores de origem), os quais foram definidos inicialmente por meio de um levantamento qualitativo e validados estatisticamente por meio de uma pesquisa-piloto que antecedeu a realização da survey deste trabalho junto a 836 consumidoras de vestuário feminino residentes em Belo Horizonte (MG). Como resultados principais, este estudo evidenciou que as consumidoras de vestuário podem ser agrupadas em quatro grupos mutuamente excludentes de orientação de compras às marcas e/ou à moda, os quais podem ser discriminados pelos valores que suas respectivas integrantes atribuem durante os seus próprios processos de escolha e compra de vestuário, sendo que cada grupo representa uma determinada configuração de oportunidades e desafios para os gestores do mundo da moda.

URL: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UKFE

 

VERGONHA E COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE PRODUTOS FALSIFICADOS. 2015

Autor: Pamela Dietrich Ribeiro

Orientador: Delane Botelho

Tipo: Mestrado

Instituição: FGV – Fundação Getúlio Vargas

Resumo: A vergonha é uma emoção autoconsciente e avaliadora que depende de uma série de cognições relacionadas ao self para ser experimentada. Apesar de amplamente estudada na psicologia, no marketing pouco se sabe sobre os antecedentes da vergonha e seu efeito no comportamento do consumidor, em especial no consumo de produtos falsificados. O objetivo geral desse estudo é entender a relação entre vergonha e comportamentos de consumo de produtos falsificados. Dois procedimentos experimentais, numa amostra de 129 pessoas com idade entre 18 e 50 anos, foram realizados para analisar seis hipóteses apresentadas. O primeiro experimento verificou (a) se o risco social percebido alto aumenta a vergonha, (b) se a qualidade da falsificação (alta/baixa) modera a relação entre risco social percebido e vergonha, caso esta relação exista. Os resultados confirmaram o efeito esperado do risco social percebido na vergonha, mas não confirmaram a moderação da qualidade da falsificação nessa relação. Mostraram ainda um efeito inesperado do gênero na vergonha: homens sentem mais vergonha que mulheres no contexto de consumo de falsificados. O segundo experimento verificou (a) se a antecipação da vergonha reduz a intenção de compra de produtos falsificados, (b) se a antecipação de vergonha influencia a atitude (favorável/desfavorável) em relação a produtos falsificados, e (c) se estas duas últimas relações, caso existam, são moderadas pelo custo-benefício do produto. Os resultados não confirmaram a influência da antecipação da vergonha na atitude em relação a falsificados e na intenção de compra de falsificados, mas mostraram que quanto menor o custo-benefício, maior o efeito da antecipação da vergonha na redução da intenção de produtos falsificados. Os resultados mostraram ainda um efeito moderador inesperado da renda na relação entre antecipação da vergonha e intenção de compra de falsificados. A antecipação da vergonha reduz a intenção de compras em consumidores com renda mais alta.

URL: http://hdl.handle.net/10438/13500

VOGUE KIDS: ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE MODA INFANTIL A PARTIR DO DISCURSO DA REVISTA E DAS PROPAGANDAS VEICULADAS. 2016.

Autor:  Larissa Maria Ribeiro da Silva

Orientador: Dib Karam Junior

Tipo: Mestrado

Instituição:  USP - Universidade de São Paulo    

Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo aos profissionais da área de têxtil, moda e comunicação utilizado para entender como se dá a relação entre mídia, formação do sujeito social e consumidor, assim como os fatores principais para que o crescimento dos lucros seja otimizado.Desta forma, foi realizada uma abordagem a partir de análise bibliográfica, seleção e estudo aprofundado do conteúdo escrito e imagético da revista Vogue Kids, assim como aplicações de questionários às leitoras da revista.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-10012017-003513/

 

VITRINA COMO ESTRATÉGIA SEDUTORA DOS ESPAÇOS DE CONSUMO, A. 2009

Autor: Eliana Maria Tancredi Zmyslowski

Orientador: Kathia Castilho Cunha

Tipo: Mestrado

Instituição: UAM - Universidade Anhembi Morumbi

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar e identificar os aspectos envolvidos na criação, execução e percepção de uma vitrina nos espaços de consumo, mais especificamente na área do Design de Interiores. Verificamos nesses espaços a presença e a atuação de sujeitos que não se comportam apenas como consumidores, mas também, como espectadores, observadores e interagentes. Percebemos que a vitrina acompanha a trajetória da sociedade, reconfigurando-se para melhor adequar-se à sua época. Ela não somente tem o papel de expor produtos, mas também de inter-relacionar o sujeito ao espaço, apropriando-se de elementos de diversas áreas profissionais dentre elas, Arquitetura, Design, Luminotécnica, Tecnologia, tornando-se transdisciplinar. Das análises obtidas, verificamos que a vitrina tem como suporte em uma ambientação a composição de elementos visuais e espaciais. Assim investigamos a importância do Design de Vitrinas abrangendo estratégias sedutoras na relação do sujeito, produto e espaço.

URL: http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/eliana.pdf

bottom of page