top of page

 

E-LEARNING: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE DESIGN TÊXTIL. 2004

Autor: Emanuel Dias

Orientador: Manuela Neves

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Do Minho

Resumo: Pretendemos com este estudo contribuir para aprendizagens significativas no domínio do Design Têxtil, aproximando-o das potencialidades inerentes aos sistemas de construção do conhecimento. Abordamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como utensílios pedagógicos incontornáveis, pela capacidade que têm de transmitir informação e de permitir a comunicação entre pessoas, servindo-se da conjugação de imagens, texto, sons e vídeo numa plataforma interactiva. Atendemos ao avanço dessas tecnologias educativas que provavelmente serão o veículo para a génese de um novo paradigma educativo. Exploramos também o conceito de Design e a importância do mesmo no âmbito do processo de aprendizagem. O presente trabalho, evidencia o e-learning e a integração do Design Têxtil neste processo de ensino/aprendizagem, assunto com escassa presença até hoje na web em Português. Apresentamos um aplicativo web, como ferramenta de apoio à aprendizagem presencial do Design Têxtil. A construção e desenvolvimento da aplicação sustentou-se numa perspectiva pedagógico/didáctica, conjugando sempre o conteúdo da pesquisa com as características próprias de um ambiente e-learning. Submetemos o aplicativo a um teste e avaliação dividido em duas fases: na primeira fase definimos e propomos tarefas para um teste de usabilidade; na segunda fase submetemos o aplicativo a uma análise gráfica do interface, com base em critérios pré-estabelecidos. Em ambas as fases aplicámos um questionário com o intuito de diagnosticar o nível de satisfação dos utilizadores. Este estudo evidencia a dificuldade inerente à conformação de opiniões relativamente à concepção e usabilidade do interface. Contudo as conclusões revelam que o aplicativo b-designtextil, em condições normais de funcionamento, constituiu uma ferramenta geradora de aquisições significativas em Design Têxtil.

URL: http://hdl.handle.net/1822/943

 

ENSINO DA MODA NA ERA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS NO SETOR DE VAREJO DE MODA, O. 2002

Autor: Airton Francisco Embacher

Orientador: Rogério da Costa

Tipo: Doutorado

Instituição: PUC- SP - Pontifícia Universidade Católica De São Paulo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância do painel das universidades corporativas no setor de varejo de moda e identificar se, de fato, elas são necessárias, visto que há uma série de instituições de ensino superior (IES), especializadas na prestação de serviço educacional, oferecendo cursos nessa área. Realizou-se para tanto um estudo exploratório de natureza qualitativa. A coleta de dados primários efetuou-se a partir das entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave das principais empresas de varejo de moda e das IES que oferecem os cursos de graduação de moda classificados entre os três melhores do país. Os resultados da pesquisa permitiram caracterizar as experiências de universidades corporativas no setor de varejo de moda no brasil e das IES que oferecem graduação em moda. Possibilitaram, ainda, estabelecer a intersecção das áreas de conhecimento focadas por ambas e verificar que a gestão do conhecimento constitui uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas do setor na busca de uma vantagem competitiva sustentável.

URL: http://www.ufrgs.br/infotec/teses00-02/resumo_1090.html

 

ENSINO SUPERIOR DA MODA NA BAHIA: PERSPECTIVAS ALÉM DO DESIGN DO VESTUÁRIO, O. 2011

Autor: Sônia Elbachá Pereira

Orientador: José Pereira Mascarenhas Bisneto

Tipo: Mestrado

Instituição: Unifacs - Universidade Salvador

Resumo: Este estudo objetiva analisar o enfoque curricular dos Cursos Superiores de Modada Bahia, o destino dos egressos dos cursos e as formas de absorção dessesprofissionais pelo mercado de trabalho. A questão de pesquisa investiga comoocorre a absorção dos egressos dos cursos superiores de moda pelo mercado de trabalho e de que modos os enfoques curriculares dos cursos impactam nos destinos profissionais dos alunos graduados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e o processo metodológico adotado foi o estudo de casos múltiplos. O objeto de estudo foram os cursos superiores de moda do estado da Bahia. O modelo de analise desenvolvido contemplou a coleta de dados em três instâncias: informações publicadas pelas Instituições de Ensino (IES), as visões dos coordenadores dos cursos e as informações dos egressos. Os resultados da pesquisa indicaram que 63% dos alunos graduados estão empregados na área de moda e 91% deles trabalham no setor de vestuário, a maioria em negócios próprios, enfatizando a relevância do curso para a inserção dos egressos neste segmento de mercado. Por outro lado, os dados coletados também evidenciaram que as atividades profissionais dos egressos apresentam grande concentração nas áreas de criação e desenvolvimento de produtos, modelagem e produção industrial, sinalizando o afunilamento do ensino da moda para a área do design de vestuário e, contraditoriamente, distanciando-se tanto da amplitude do mercado de trabalho apresentada pelos programas de cursos publicados pelas IES como das outras dimensões da moda destacadas nas pesquisas sobre o tema.

URL:http://tede.unifacs.br/tde_arquivos/4/TDE-2011-09-29T182648Z 273/Publico/Dissertacao%20Sonia%20

Elbacha%20Pereira.pdf

 

IMPORTÂNCIA DA ALFAIATARIA NO ENSINO DE MODA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA, A. 2016.  

Autor:  VALDIRENE APARECIDA VIEIRA NUNES

Orientador: Mônica Cristina Moura

Tipo: Mestrado

Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista   

Resumo: No contemporâneo, a diluição de fronteiras vai muito além da demarcação de territórios, encontra-se no indivíduo, nos objetos, nos signos, nas áreas do saber e no ensino, entre outros. Estar em sintonia com a contemporaneidade implica e evidencia a importância dos resgates históricos, tanto dos fazeres relacionados aos procedimentos e técnicas quanto do conceito e abrangência dos ofícios. No caso desta pesquisa, a questão da alfaiataria e os conhecimentos advindos desse ofício e dos procedimentos e sistemas neste fazer que podem contribuir efetivamente com as diversas áreas do setor de confecção e com a indústria de moda brasileira. Mas para isso é necessário que as escolas de moda e de design de moda, por meio dos cursos superiores de bacharelados e tecnólogos, atuem nessa relação do resgate da alfaiataria no conjunto de seu sistema e nas abordagens teóricas e práticas. Assim, esta investigação confere a importância do rigor das técnicas utilizadas no processo de construção de produto do segmento de alfaiataria, um ofício secular, e observa a sua relevância na indústria de moda contemporânea em diversos segmentos da área do vestuário. No decorrer desta pesquisa abordamos o surgimento da alfaiataria e suas contribuições, desde sua criação até o presente momento, com a intenção de detectar como este conhecimento foi construído e como tem sido abordado no âmbito acadêmico. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo e utilizou-se dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e aplicação de protocolos para análises comparativas. Nesse processo, o levantamento de dados ocorreu junto ao MEC selecionando-se as Universidades de Ensino Superior no Brasil, que ofertam cursos de Moda, Design de Moda, Estilismo em Moda e outros que contribuem com a área, para detectar o quanto se faz presente em suas grades curriculares as disciplinas relacionadas ao ofício da alfaiataria, objeto deste estudo.

URL: http://hdl.handle.net/11449/143918

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO CRIATIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM DESIGN DE MODA: EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DE CRIAÇÃO INTERDISCIPLINAR E DE EXCELÊNCIA EM VENEZA, A. 2016.

Autor:  Ana Claudia Silva Farias

Orientador: Antonio Takao Kanamaru

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade de São Paulo 

Resumo: Trata-se de estudo e análise sobre o processo criativo no ensino e aprendizagem da moda, com vistas à compreensão de sua importância e de seu desenvolvimento nessa complexa especialidade do design. Visamos assim nossos esforços ao desenvolvimento da didática criadora na moda brasileira em nível superior. Como referência consideramos a história, a experiência e a qualidade reconhecida do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido do curso de design de moda da universidade Iuav de Venezia na Itália, destacando-se a qualidade e modernidade do caso de Veneza. Com os resultados obtidos de análise, reiteramos o caráter fundamental do processo criativo na concepção e no de desenvolvimento de produtos e serviços da moda, mas sobretudo na importância da consideração do educando como sujeito em processo de ensino e aprendizagem e em sua relação coletiva em ambiente favorável para a troca e para a construções culturais. Em particular, destacamos também os aspectos sensíveis relacionados à expressão e à identidade em obra, que qualificam decisivamente o desenvolvimento especializado da linguagem da moda em seu contexto histórico e cultural.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23052016-120953/

INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: ABSORÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR DE MODA DA UDESC, A. 2005

Autor: Lucas Da Rosa

Orientador: Sérgio Schmitz

Tipo: Mestrado

Instituição: UFSC - Universidade Do Estado De Santa Catarina

Resumo: O estudo verifica como a indústria do vestuário da Grande Florianópolis absorve os estudantes dos cursos superiores de moda. Através da análise bibliográfica e documental de teses, dissertações, resoluções, ementário e demais instrumentos, identifica os recursos humanos formados nas instituições de ensino superior de moda, especialmente no que se refere à capacitação para atuar no setor do vestuário. Na pesquisa de campo, faz o levantamento da estruturação do processo produtivo das empresas de confecção do vestuário. Constata, um distanciamento entre as empresas e a academia, gerado pelo descompasso entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, praticadas pelo Curso de Moda da UDESC e a produção industrial. Conclui-se que os estudantes dos cursos superiores de moda não atendem as necessidades das empresas de confecção do vestuário da Grande Florianópolis e que são necessárias algumas ações emergenciais de ambas as partes.

URL: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=53

INSTITUCIONALIZAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPO DA MODA NO BRASIL, A. 2015. 

Autor:  ORESTES TREVISOL NETO

Orientador: Lígia Maria Arruda Café

Tipo: Mestrado

Instituição:  UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo: O interesse desta pesquisa está voltado para a análise da institucionalização científica no campo da Moda concentrando-se nos agentes, locais e processos de produção e comunicação científica. Os pressupostos que mobilizam o desenvolvimento desta pesquisa estão alicerçados na crença que os agentes, as instituições produtoras e a própria produção científica são responsáveis pela consistência científica do campo e pelo seu nível de institucionalização. A pesquisa busca resposta para a seguinte questão: como se configura a institucionalização científica nesse campo? A pesquisa teve como objetivo geral analisar a institucionalização científica do campo da Moda no Brasil e como objetivos específicos: a) identificar as instituições formais do campo da moda no Brasil (cursos de graduação, pós-graduação, revistas, associação de pesquisa, eventos, grupos de pesquisa); b) Identificar os pesquisadores do campo da moda; c) Caracterizar a produção bibliográfica nesse campo (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos em eventos, dissertações de mestrado e teses de doutorado); d) Verificar se é possível relacionar a existência e consolidação das instituições científicas e a produção científica desse campo. A pesquisa possui caráter descritivo e exploratório, faz uma abordagem quali-quantitativa (mista) e utiliza técnica de pesquisa documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelos dados retirados dos grupos de pesquisa em moda cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa, no Currículo Lattes dos pesquisadores, nos sites dos programas de pós-graduação, eventos e revistas científicas e demais documentos usados como fontes para coleta de dados. A cobertura temporal compreendeu os anos de 1988 a 2013, que abrangeu o surgimento dos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Na vertente da institucionalização social foram analisados os cursos de graduação e pós-graduação, as revistas, a associação de pesquisa, os eventos e os grupos de pesquisa desse campo. A importância da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (ABEPEM) no processo de institucionalização social do campo ficou destacada. Na vertente da institucionalização cognitiva foram analisados os pesquisadores e a produção científica do campo. Nesse aspecto foi possível detectar a existência de uma comunidade científica pequena e foi percebida a importância dada pelos integrantes dessa comunidade para a publicação de trabalhos em eventos, o que permite estabelecer uma relação direta entre institucionalização social e cognitiva nesse campo e a importância da comunicação científica no processo de institucionalização. A análise dos resultados aponta indícios de institucionalização embrionária cognitiva e social do campo da moda no Brasil, visto que não é possível afirmar com exatidão o grau de institucionalização desse campo, em função de que todas as instituições do campo foram implantadas muito recentemente e é preciso mais maturidade para estimar se o campo apresenta baixo ou alto grau de institucionalização. Ao longo da última década é perceptível o processo de desenvolvimento social e cognitivo, tendo em vista o aumento dos cursos de graduação, pós-graduação, da produção intelectual e na formação de novos pesquisadores. Resta lembrar que essa configuração desse campo científico deve ser vista a partir das decisões metodológicas e dos recortes efetuados para o desenvolvimento desta pesquisa em termos de amostra e de abrangência dos dados.

URL: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135394

PROCESSO CRIADOR NO ENSINO DA MODA. 2015.

Autor:  ANNELISE NANI DA FONSECA

Orientador: Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Tipo: Doutorado

Instituição:  USP - Universidade de São Paulo    

Resumo: Esta pesquisa analisa caminhos por meio dos estudos visuais visando à reflexão sobre o ensino da moda vinculada à percepção cultural por meio da análise de imagens. O objetivo consiste em investigar possibilidades para pensar o ensino e aprendizagem do processo criativo de moda. Para isso, buscou-se interpretar como as imagens são concebidas, investigando suas relações com a cultura na qual estão inseridas. Para tanto, a pesquisa observa as diferentes interpretações acerca da criatividade para fundamentar sua reflexão no tocante ao processo criador em moda com o intuito de potencializar sua práxis para o ensino e o fomento à criatividade dos alunos. O projeto também contemplou uma pesquisa in loco, na França, a fim de observar como o processo criador é trabalhado no país e a relação da cultura com as estratégias de ensino, isso para fundamentar um estudo comparativo do fomento à criação em cursos de moda no Brasil e na França. Além disso, apresenta-se o desenvolvimento de uma coleção autoral para demonstrar como a leitura de imagem pode contribuir com o estímulo da criatividade em Moda.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-20072016-115216/

 

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE MODA COMO FATOR DE MOBILIDADE SOCIAL, O. 2017.  

Autor:  EDMUNDO DA SILVA PEDRO

Orientador: Antonio Takao Kanamaru

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade de São Paulo   

Resumo: A partir de 2000, a educação profissional vem ganhando cada vez mais notoriedade e atenção no contexto da educação brasileira. Os cursos técnicos passaram por um processo de renovação e melhor definição de seu papel e identidade tanto no âmbito da organização burocrática quanto da prática pedagógica e, no âmbito da Educação Superior, a vertente da tecnologia acrescentou diversidade e especialização ao panorama do ensino universitário brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para a análise sobre a educação tecnológica com ênfase na área de moda e vestuário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário do SENAI-SP, no período de 20011 a 2015, a partir da perspectiva de mobilidade social trazida pelo curso para seus estudantes. A hipótese aqui considerada é a de que o curso, formatado de acordo com o modelo de Educação Profissional por Competências adotado pelo SENAI, oferece a seus egressos uma possibilidade maior de mobilidade social, uma vez que o modelo pedagógico adotado, por um lado, propõe a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências de maneira autônoma por parte do educando, e por outro, oferece uma formação desenhada a partir das reais demandas profissionais do mercado.

URL:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-15052017-112645/

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR, A. 2016.  

Autor:  LIVIA MARSARI PEREIRA

Orientador: Marizilda dos Santos Menezes

Tipo: Doutorado

Instituição: UNESP – Universidade Estadual Paulista    

Resumo: Diante da recente expansão do ensino Superior de Moda no Brasil e sua regulamentação, a prática educativa procura adequar-se às novas necessidades e reorganizar estratégias no intuito de adaptar-se as atuais diretrizes. A apropriação de conteúdos do Design no ensino da Moda traz à academia necessidades e possibilidades de ajustes de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, a Programação Visual, conteúdo inerente ao Design, pode trazer contribuições efetivas no processo de desenvolvimento do vestuário e no planejamento das informações para a produção e comercialização desses produtos. A concepção de projetos visuais no âmbito da Moda pode ser auxiliada ainda por algumas especialidades do Design como: o Design Gráfico, Design de Superfície e o Design da Informação, que também se utilizam dos fundamentos da Programação Visual. Pautado nessas observações, esta pesquisa tem por objetivo delinear diretrizes de ensino que reúna conhecimentos da Programação Visual com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação ao projeto de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação teórico-prática de raciocínio indutivo, dividida em Pesquisa Teórica e Pesquisa de Campo. Como desfecho foi estabelecida uma proposta de Diretrizes de ensino para cursos superiores de Moda baseada nos fundamentos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação para aplicar às necessidades dos projetos visuais constatadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda.

URL: http://hdl.handle.net/11449/144992

 

PROJETO DO INTANGÍVEL NA FORMAÇÃO DE DESIGNERS DE MODA: REPENSANDO AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A SINTAXE DA FORMA NA PRÁTICA PROJETUAL, O. 2016.  

Autor:  MARIA CELESTE DE FATIMA SANCHES

Orientador: Sergio Regis Moreira Martins

Tipo: Doutorado

Instituição:  USP – Universidade de São Paulo 

Resumo: O vestuário de moda cumpre um importante papel na interface entre o ser humano e o seu entorno, participando ativamente da adaptação física ao ambiente e da mediação de expressões individuais e representações sociais. A interação se efetiva por meio da conexão espacial entre o corpo, o artefato e o contexto, na qual a configuração da veste constitui um espaço de vivências sensoriais que fomenta processos de identificação e transferência de significados. Essa atuação comunicativa enfatiza o vínculo entre a composição formal (sintaxe da forma) e o conteúdo expressivo como quesito essencial no planejamento deste tipo de produto. Deste modo, esta pesquisa visou a investigação de estratégias metodológicas para a articulação entre a ordenação configurativa (dimensão sintática) e o conteúdo informacional (dimensão semântica) no projeto de design de moda. Especificamente, aplicou-se a identificar estratégias para decodificação/codificação de referenciais expressivos na composição estético-formal do vestuário de moda, propondo um instrumental destinado a facilitar o direcionamento expressivo e a geração de possibilidades formais nas práticas projetuais de estudantes de Design de Moda. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a estratégia usada foi a investigação-ação. Os procedimentos metodológicos incluíram estudos bibliográficos, documentais e intervenções em campo no Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. A avaliação dos resultados se deu pela triangulação dos dados recolhidos por meio de observação participante, depoimentos individuais e realização de focus group. Deste modo, foi possível a redução e classificação das informações e, posteriormente, o balizamento com os conceitos teóricos. Para consolidar o instrumental proposto foram implicados conteúdos teóricos e práticos dos campos do design, da moda, da comunicação e da pedagogia, relacionados transversalmente nas abordagens acerca de metodologia do projeto, pensamento sistêmico, pensamento visual e sintaxe da forma. Os resultados procedentes dos processos avaliativos evidenciaram um progresso na capacidade de delimitar e gerar a organização sintática do vestuário de moda, confirmando a hipótese de que a gestão sistêmica da informação, assistida pelo pensamento visual, facilita a síntese de conceitos expressivos e a percepção das estruturas compositivas para a experimentação da sintaxe da forma. Sob o rumo da aprendizagem significativa, da gestão sistêmica do projeto e do pensamento visual, acredita-se ter avançado na busca por melhores práticas educacionais para o desenvolvimento do raciocínio projetual entre estudantes de design de moda, contribuindo para a ampliação do conhecimento a respeito das metodologias de projeto neste campo.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16022017-094603/

 

RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS DE FRANCA-SP, A. 2003

Autor: Marta Regina Farinelli

Orientador: José Walter Canôas

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade Estadual Paulista

Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer como se processa a relação entre o trabalho e a educação nas indústrias de calçados de Franca, considerando principalmente o momento histórico atual, de grandes mudanças, decorrentes do novo modelo de organização do trabalho e da reestruturação produtiva , ou seja, de 1980 aos dias de hoje. A proposta ensejou a consulta a estudos sobre o mundo do trabalho e a educação do trabalhador com a finalidade de apreender como as relações de produção educam o trabalhador para o trabalho, destacando a influência dos valores e interesse da classe dominante neste processo para maior compreensão da relação estabelecida entre trabalho e educação fez-se necessário desgatar a história da organização dos trabalhadores e sua vinculação com o processo educativo, desde suas origens até o momento atual, ressaltando a concepção de educação do trabalhador, inserindo Franca neste contexto. A análise dos dados levantados, aliado à prática profissional desenvolvida nessas indústrias, possibilitou a compreensão da trajetória do trabalhador, e as formas como o mesmo foi se definindo e redefinindo dentro da organização. Permitiu, ainda, constatar que o olhar, sobre o trabalhador e deste sobre si mesmo ao longo do processo histórico assume várias dimensões, estabelecendo contornos mais favoráveis ao seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa de campo realizada fornece dados que indicam caminhos aos educadores que atuam na área organizacional e se deparam com novos desafios em sua jornada profissional visando contribuir com o trabalhador enquanto ator político e sujeito principal do processo de construção da sociedade.

URL: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/98567

SANTA CATARINA MODA E CULTURA: PARCERIA ENTRE UDESC E EMPRESAS.   2015.

Autor:  ELIANA GONÇALVES

Orientador: Isa de Oliveira Rocha

Tipo: Mestrado

Instituição: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina  

Resumo: Frente à problemática proveniente da competitividade do mercado e da economia do conhecimento, cuja característica predominante é o aprendizado constante, junto com o domínio da tecnologia e da informação, o presente estudo teve por objetivo verificar a dinâmica de compartilhamento de conhecimentos, resultante da parceria estabelecida entre a UDESC e as empresas parceiras das edições de 2013/2014, do projeto Santa Catarina Moda e Cultura-SCMC, utilizando os conceitos básicos das teorias do conhecimento, de Nonaka e Takeuchi e do ba, de Nonaka, Toyama e Konno. A temática que orientou a elaboração do estudo está centrada em dois eixos: no processo socioeconômico neoliberal, gerador das mudanças ocasionadas na economia catarinense, a partir da década de 1990 e nas características e fatores decisivos que permitiram a evolução do conhecimento. As metas estabelecidas foram: levantar o contexto histórico da crise econômica da década de 1990 e sua relação com as empresas têxteis e de confecções do vestuário catarinense; descrever a gênese do projeto SCMC; identificar como o conhecimento foi compartilhado na prescrição do projeto SCMC e averiguar a apreensão dos conhecimentos compartilhados e as contribuições decorrentes da experiência vivenciada. A pesquisa classificada como estudo de caso, com enfoque descritivo, compreendeu, além da revisão teórico-temática em bibliografias, o recolhimento de dados e informações, no campo, por meio virtual e hipermidiático que foi submetido aos processos de ordenação, classificação e análise, assim como os demais materiais e, para validação, foi empregado o procedimento de triangulação dos dados. Concluiu-se, após o tratamento das evidências, que as organizações voltadas à produção do vestuário de moda, do estado de Santa Catarina, também estão inseridas nesse contexto de mudanças geradoras da economia do conhecimento e voltaram seu foco para o aprimoramento do capital humano, visando à geração distinta de valor e a criação de vantagem competitiva; que o compartilhamento de conhecimentos, no Inteligência Compartilhada do SCMC, tanto na dimensão epistemológica quanto na ontológica, está na cultura das empresas parceiras e no Curso de Bacharelado em Moda: Habilitação Design de Moda da UDESC; que o conhecimento tácito, socializado dos grupos de indivíduos participantes do SCMC-2013/2014, é transformado em explícito na externalização e combinado com explicito e internalizado nas pessoas em tácito, na produção de produtos de moda, ao final de quatro módulos, conforme constatado nos quatro contextos ba, do processo de conversão SECI.

URL: http://tede.udesc.br/handle/handle/1395

 

Ensino
bottom of page