top of page
Espetáculo

ALINHAVES ENTRE TRAJE DE CENA E MODA: ESTUDOS A PARTIR DE GABRIEL VILLELA E RONALDO FRAGA. 2012

Autor: Dalmir Rogerio Pereira

Orientador: Fausto Roberto Poço Viana

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade De São Paulo

Resumo: Esta pesquisa é um estudo acerca das intersecções entre teatro e moda, através do aspecto ritualístico do traje de cena, a partir do trabalho do diretor e figurinista Gabriel Villela em Romeu e Julieta (1992, junto ao Grupo Galpão de Teatro); e do trabalho do estilista Ronaldo Fraga, no desfile Nara Leão (2007). A definição de termos como traje de cena, indumentária e moda somada à investigação bibliográfica dos dois criadores, sob a ótica da teoria teatral e a análise dos dois eventos - o espetáculo teatral e a fashion performance - a partir de registros fotográficos, audiovisuais e entrevistas, possibilitam um registro e reflexão dos processos criativos de Villela e Fraga, tendo em vista a tradição e o costume popular presentes em seus trabalhos por meio de técnicas artesanais, utilizadas na produção de trajes na cena contemporânea.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05032013-101715/pt-br.php

 

ARTE DA CONCEPÇÃO DO FIGURINO: UM ESTUDO DE CASO DOS DIFERENTES FIGURINOS UTILIZADOS NAS ADAPTAÇÕES DO LIVRO ORGULHO & PRECONCEITO, A. 2012

Autor: Denise Helena Rutkowski Dias

Orientador: Madalena Pereira

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Da Beira Interior

Resumo: Este estudo pretende analisar a função do figurinista no desenvolvimento de um “guarda roupa” direcionadas ao cinema e televisão e sua relação com a moda da época. Com este objectivo foram pesquisados os fatos históricos para avaliar a relação entre a história e as tendências do design de moda da época e o figurino, como signo fundamental em uma comunicação não –verbal. Numa primeira fase o estudo baseou-se numa pesquisa teórica e na segunda parte, numa componente de análise de três obras cinematográficas baseados na obra literária “Pride and Prejudice”, identificando a amplitude pela qual a narrativa visual está inserida e suas inúmeras possibilidades. A realização desta análise baseou-se na investigação feita de experiência de profissionais figurinistas, através de livros, relatos e entrevistas já existentes. A vertente teórica fundamenta-se em historiadores de moda e autores direcionados ao estudo da comunicação visual, como Umberto Eco. A investigação possibilitou a compreensão aprofundada da complexidade do processo de concepção do figurino e a sua ligação com o telespetador, isto porque os meio de comunicação influenciam a vida do indivíduo, seja no modo de vestir ou se comportar. Permitiu também concluir a influência que das tendências de moda de uma determinada época exercem na realização do “guarda roupa” realizado pelo figurinista, bem como as influências que determinadas tendências de moda usadas em cinema e filmes podem transpor-se para a sociedade do consumidor pelo sucesso obtido perante o olhar do indivíduo.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1707

CENOGRAFIA NOS DESFILES DE MODA, A. 2009

Autor: Regina Maria Alves Dias   

Orientador: Ana Mãe Barbosa

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Anhembi Morumbi

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos envolvidos no pensar e no fazer cenográfico para os desfiles de moda. Adotou-se a metodologia qualitativa. Partindo de uma bibliografia sobre cenografia utilizada no Teatro realizamos entrevistas com alguns cenógrafos que executam projetos para a São Paulo Fashion Week, analisamos estas entrevistas e partimos para um estudo de caso. A cenografia de desfiles de moda se caracteriza pela interdisciplinaridade, pois se apropria de elementos de áreas como a Arquitetura, o Teatro, o Design e as Artes. Dos resultados obtidos, através da análise, elegeu-se dois dos aspectos mais importantes da utilização da cenografia nos desfiles de moda: seu suporte enquanto elemento de composição visual e espacial que tem a finalidade de ambientar, e sua capacidade de ajudar as marcas e os estilistas na transmissão dos conceitos que estes escolheram como temática para suas coleções.

URL: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra= 177619

 

CONFIGURAÇÕES ESTÉTICAS E FIGURINO DA TELENOVELA O CLONE. 2007

Autor: Elisa Fajolli Navarro

Orientador: Solange Wajnman

Tipo: Dissertação

Instituição: UNIP – Universidade Paulista

Resumo: Configurações Estéticas e figurino da telenovela O Clone estuda os jogos de apropriações estéticas dessa telenovela e seus reflexos sobre a moda de rua entre os anos de 2001 e 2002. São investigadas as origens dos principais elementos do figurino e a repercussão da trama, junto aos telespectadores, através dos diferentes veículos midiáticos. A configuração estética dessa telenovela é construída através da aglutinação de elementos variados, originários de civilizações orientais diversas. Isto resulta numa composição estética inusitada, a qual emitiu uma “forma” dita “árabe”, tanto na telenovela quanto na moda de rua, que a população apreendeu como sendo “coisas das Arábias”. Assim, o principal objetivo deste trabalho é identificar esta “forma” e entender como ela é constituída, captada pelos telespectadores e transmitida para a moda de rua, influenciando as escolhas dos telespectadores não apenas quanto à vestimenta e acessórios, mas também quanto a comportamentos incorporados no cotidiano. O referencial teórico utilizado encontra-se no pensamento de Maffesoli (1989 e 1996), ao considerar que, por meio da moda são construídas imagens que refletem a vida e o cotidiano, reproduzindo-se velozmente por meio das interconexões com variados campos, constituindo, assim, uma “forma”. Conforme o pensamento de Barnard (2003) são utilizadas algumas noções comumente verificadas nas produções sociais da pós-modernidade, como a intertextualidade, a alegoria, o pastiche e a bricolage, que servem como suporte teórico para a compreensão de como são formados os elementos estéticos na contemporaneidade. As análises descritivas apresentam os principais cenários e figurinos das cenas que exibem o núcleo árabe da telenovela. As entrevistas com especialistas em cultura árabe e dança do ventre auxiliam na elucidação dos sentidos originais de alguns elementos da trama. As configurações estéticas da telenovela baseiam-se em elementos diversos da cultura oriental, nem sempre originários do Marrocos ou de outros países árabes, como se fez parecer em O Clone. Mesmo quando encontradas referências históricas da civilização árabe, muitas vezes esses elementos apresentam-se destituídos de suas conotações originais e foram reconfigurados pela cultura ocidental. Ao serem reapropriados pela moda de rua, esses elementos ainda sofrem novas transformações, conforme se constata através de pesquisa na mídia especializada em moda. Assim, acredita-se que este trabalho pode contribuir para a compreensão dos processos de construção, reprodução e disseminação das formas estéticas na sociedade contemporânea.

URL: http://www.ufrgs.br/infotec/teses07-08/resumo_7176.html

DESENHOS DE FIGURINOS DE ALEXANDRA EXTER PARA SALOMÉ, ROMEU E JULIETA E AELITA, RAINHA DE MARTE. 2017.

Autor:  Priscyla Kelly Vieira Abreu

Orientador: Alexander Gaiotto Miyoshi

Tipo: Mestrado

Instituição: UFU - Universidade Federal de Uberlândia 

Resumo: Esta pesquisa abarca os desenhos da artista russa Alexandra Exter (1882-1949) para os figurinos de teatro de Salomé (1917), Romeu e Julieta (1920) e do filme de ficção científica Aelita, Rainha de Marte (1924). Faremos análises comparativas entre os trabalhos de Exter e obras com enfoque temático e visual análogos, principalmente do período de meados do século XIX ao início do XX. A abordagem metodológica se pauta na de pesquisadores como Carlo Ginsburg e Jorge Coli, que celebram os estudos e práticas de Aby Warburg. O objetivo é compreender o trabalho de Exter tanto a partir de seus aspectos de vanguarda quanto da manutenção de características convencionais, seja de conteúdo ou forma. Para tanto, o enfoque sobre a representação visual da figura feminina se tornou fundamental nesta dissertação. Levantamos a hipótese de que as soluções visuais elaboradas por Exter para as protagonistas das três obras distinguem das representações recorrentes destas personagens, sobretudo por meio das vestes e da gestualidade.

URL: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18434

 

DO FIGURINO CÊNICO AO FIGURINO DE MODA: A MODERNIZAÇÃO DO FIGURINO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS. 2009

Autor: Fernanda Junqueira Rodrigues

Orientador: Maria Lucia Bueno Ramos

Tipo: Dissertação

Instituição: UNICAMP – Universidade de Campinas

Resumo: A transformação do modo de produção na composição dos figurinos das telenovelas brasileiras guardou estreitas relações com o processo de modernização capitalista no Brasil dos anos 70 e também com a transformação das narrativas melodramáticas. A introdução de elementos da moda contemporânea, a partir do ano de 1973 - com a entrada da figurinista Marília Carneiro na TV Globo -, reflete uma modernização do gênero melodramático, com a aproximação às temáticas cotidianas assim como também a profissionalização e racionalização do fazer artístico. Esse trabalho propõe a investigação sobre esse processo de transição no modo de produção e caracterizações das personagens ficcionais - cuja composição passou das oficinas de costuras às lojas de rua - a reflexão sobre o poder das telenovelas brasileiras em lançarem novas modas e suas possíveis relações com as matrizes da cultura popular.

URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000474852

 

EDUCAÇÃO DO VESTIR : ROUPAS, MEMORIA E CINEMA. 2006

Autor: Gabriela Domingues Coppola

Tipo: Dissertação

Instituição: UAM – Universidade Anhembi Morumbi

Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

Resumo: Através do olhar da câmera cinematográfica, este estudo busca refletir sobre as formas, cortes, tecidos, ambientes e cores que revelam as imagens do vestir como memória e a roupa como narradora efetiva das emoções de quem as veste. A partir do filme ?Amor à flor da pele" (Wong Kar-Way, 2000), observamos aspectos que revelam os significados do vestir como escolhas visuais, estéticas e políticas. Assim se resume esta pesquisa.

URL: http://www.reposip.unicamp.br/xmlui/handle/REPOSIP/8330

JUM NAKAO: A TRANSVERSALIDADE ENTRE A MODA E O TEATRO NA CRIAÇÃO DE TRAJES DE CENA.

Autor: ADRIANA MARTINEZ MONTANHEIRO

Orientador: Fátima Costa de Lima

Tipo: Mestrado

Instituição:  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina  

Resumo: Esta dissertação é motivada pela identificação e a análise da relação entre o teatro e a moda na atualidade no Brasil, por intermédio da criação de figurinos cênicos por estilistas de moda brasileiros. Alguns aspectos essenciais na criação do figurino contemporâneo são abordados nesta pesquisa e são aprofundadas questões relacionadas à interação entre os territórios artísticos no teatro. Parte da obra do estilista, figurinista, diretor de arte, artista, designer e professor Jum Nakao é apresentada nesta pesquisa a fim de que, com seu trabalho, se represente parte do trabalho dos estilistas brasileiros dentro das artes cênicas. Suas obras são relacionadas entre si com a finalidade de compreender parte de seu processo criativo e sua identidade criativa, tendo como foco principal de aprofundamento a criação de figurinos cênicos realizados por Nakao para as três obras cênicas: o ballet Os Duplos da São Paulo Companhia de Dança, a Ópera Kseni- A Estrangeira da compositora Jocy de Oliveira e a minissérie de televisão Hoje é dia de Maria, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

URL: http://tede.udesc.br/handle/handle/1292

 

MODA DE NOVELA: OS CONTEÚDOS DE SALVE JORGE DIVULGADOS EM REVISTAS FEMININAS E AS ESTRELAS COMO PADRÕES-MODELO DE ESTILO E BELEZA. 2014

Autor: Jenara Miranda Lopes

Orientador: Roberto Tietzmann

Tipo: Dissertação

Instituição: PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo: Esta dissertação pretende verificar qual é o papel das estrelas e das telenovelas na motivação do consumo de artigos de moda inspirados no figurino de personagens e entender de que modo, junto com as revistas femininas, atuam como promotoras de tendências de consumo. Para tanto, durante o período de exibição da telenovela Salve Jorge, foram realizados o monitoramento e a análise de revistas femininas para determinar a relação que se estabelece entre as telenovelas e as revistas femininas, desde a apropriação da imagem das estrelas do elenco na capa das revistas, até a exploração dos conteúdos explorados na temática desta telenovela. Com a aplicação da teoria do Star System, de Edgar Morin, bem como das teorias sobre pós-modernidade, de Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, observou-se que o uso da imagem das estrelas, bem como da familiaridade dos espectadores com os conteúdos das telenovelas, atua como potencializador do estímulo de consumo, tanto material, a partir da indicação de produtos consumidos pelas celebridades, quanto cultural, através do consumo das próprias mídias. Pôde-se constatar, também, a existência de um Star System nacional, gerado e explorado pelos meios de comunicação brasileiros.

URL: http://hdl.handle.net/10923/5852

 

MODA DE NOVELA: OS CONTEÚDOS DE SALVE JORGE DIVULGADOS EM REVISTAS FEMININAS E AS ESTRELAS COMO PADRÕES-MODELO DE ESTILO E BELEZA. 2014

Autor: Jenara Miranda Lopes

Orientador: Roberto Tietzmann

Tipo: Dissertação

Instituição: PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo: Esta dissertação pretende verificar qual é o papel das estrelas e das telenovelas na motivação do consumo de artigos de moda inspirados no figurino de personagens e entender de que modo, junto com as revistas femininas, atuam como promotoras de tendências de consumo. Para tanto, durante o período de exibição da telenovela Salve Jorge, foram realizados o monitoramento e a análise de revistas femininas para determinar a relação que se estabelece entre as telenovelas e as revistas femininas, desde a apropriação da imagem das estrelas do elenco na capa das revistas, até a exploração dos conteúdos explorados na temática desta telenovela. Com a aplicação da teoria do Star System, de Edgar Morin, bem como das teorias sobre pós-modernidade, de Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, observou-se que o uso da imagem das estrelas, bem como da familiaridade dos espectadores com os conteúdos das telenovelas, atua como potencializador do estímulo de consumo, tanto material, a partir da indicação de produtos consumidos pelas celebridades, quanto cultural, através do consumo das próprias mídias. Pôde-se constatar, também, a existência de um Star System nacional, gerado e explorado pelos meios de comunicação brasileiros.

URL: http://hdl.handle.net/10923/5852

 

MODA, TEATRO E NACIONALISMO NAS CRONICAS DA REVISTA POPULAR (1859-1862). 2008.

Autor: Marcella Dos Santos Abreu

Orientador: Luiz Carlos da Silva Dantas

Tipo: Mestrado

Instituição: UNICAMP - Universidade Estadual De Campinas

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de Carlos, possivelmente Carlos José do Rosário (1824-1855), e d?O Velho, pseudônimo de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), publicada na seção ?Crônica da Quinzena? da Revista Popular (1859-1862), a precursora do Jornal das Famílias (1863-1878) e, ambos, periódicos do empresário francês Baptiste Louis Garnier (1823-1844). Devido à multiplicidade de assuntos apreendidos durante a leitura e a síntese das noventa e três crônicas da série que constitui o objeto deste estudo, foram eleitos, para efeitos de análise, dois temas suscitadores de comentários a respeito do desejo de afirmação da nacionalidade das manifestações artísticas e sociais fluminenses de meados do século XIX. Por isso, as discussões apresentadas acerca do corpus limitam-se à retórica do primeiro colaborador referente à moda estrangeira no Brasil e ao discurso do segundo cronista sobre o desenvolvimento do teatro nacional no oitocentos. Tais eixos temáticos parecem pertinentes para sustentar a hipótese de que emanam da colaboração daqueles escritores idéias nacionalistas, ora veladas pela exaltação irônica à moda francesa, ora manifestas pela defesa aos textos e aos atores da cena lírica e dramática brasileira. As sínteses do material resgatado e as gravuras microfilmadas durante a pesquisa foram anexadas a esta Dissertação, pois, além de auxiliarem a delimitação das análises realizadas, podem ser disponibilizadas aos demais pesquisadores como sistematização de importante fonte para o estudo dos aspectos culturais do Brasil Monárquico e, ainda, para a investigação sobre a consolidação entre nós do gênero ao qual pertencem os textos coletados? a Crônica

URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000439459

 

bottom of page