MARCAS DE MODA SUSTENTÁVEL: CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO. 2014
Autor: Mariana Bezerra Moraes de Araújo
Orientador: Ana Cristina Broega e Silvana Mota Ribeiro
Tipo: Mestrado
Instituição: UMINHO – Universidade do Minho
Resumo: O estudo sobre a comunicação nas marcas de moda sustentável com foco nos critérios de sustentabilidade e nas ferramentas de comunicação utilizadas por estas marcas foi o objeto de estudo desta dissertação. A temática da sustentabilidade está em destaque há alguns anos e passou a ser uma preocupação para a moda, que tem vindo a observar o surgimento de Marcas de Moda Sustentável e a incorporação deste conceito em marcas fortes no mercado. Paralelamente, também se observa o surgimento de um consumidor consciente que exige das marcas uma maior responsabilidade social e ambiental. Durante o estudo foram abordados assuntos como o conceito de sustentabilidade, a relação entre a sustentabilidade e a moda e a importância da comunicação para o sucesso das marcas de moda sustentável. A fim de recolher a base para este estudo, desenvolveram-se duas grelhas de análise: a grelha de critérios de avaliação da sustentabilidade e a grelha de ferramentas/meios de comunicação. A primeira avaliou o grau de sustentabilidade das 29 marcas observadas neste estudo o seu nível de sustentabilidade, também foi possível verificar que essas marcas têm alguns problemas na comunicação do conceito de sustentabilidade, uma vez que se encontraram dificuldades em obter informações sobre o tema. A segunda grelha permitiu a observação de que ferramentas/meios são utilizados na comunicação dessas marcas, analisando os seus pontos fortes e as falhas que estas possuem na sua comunicação. Como resultado deste trabalho de pesquisa, reconhece-se que as marcas analisadas são marcas de moda sustentável e que a comunicação tem um papel importante na divulgação e entendimento do conceito de sustentabilidade, para que se tornem conhecidas como tal: Marcas de Moda Sustentável.
Url: http://hdl.handle.net/1822/33978
MARKETING SOCIAL E COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO CASO DE ESTUDO : GRUPO DE AÇÃO SOCIAL DO PORTO (G.A.S. PORTO). 2014
Autor: Ana Rita Enes Moreira De Sousa
Orientador: Maria José Araújo Marques Abreu
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Em Portugal, tal como acontece em muitos outros países, existe uma divisão por setores que pretende proporcionar a harmonia entre os seres humanos e entre estes e a natureza. O primeiro setor é o Estado, o segundo setor é referente ao mercado com fins lucrativos e, o terceiro setor abrange todas as organizações da sociedade civil. Neste último, Portugal encontra-se em estado de emergência segundo um estudo realizado pelo CIEREC (Centre Interdisciplinaire d'Etudes et de Recherches sur l'Expression Contemporaine) no ano 2000. Isto significa que, os conceitos de ecónomia social e terceiro setor, ainda se encontram indefinidos, no entanto, o setor não lucrativo português tem vindo a representar uma força económica significativa no país. Existe hoje uma grande diversidade de formas legais no campo das organizações da sociedade civil portuguesas, desde as associações, cooperativas, museus, fundações, organizações não governamentais para o desenvolvimento (ONGD), instituições de desenvolvimento local (IDL) e associações mutualistas. O Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S. Porto) é a ONGD que se aborda no estudo de caso desta dissertação que por sua vez resultou na criação de um plano estratégico de angariação de fundos constituído por três planos de ação. Neste sentido, na primeira parte da fundamentação teórica foi necessário consolidar e esclarecer os mais variados conceitos associados ao marketing social, inclusivé as campanhas para causas sociais, os adotantes escolhidos como alvo e à comunicação integrada nas organizações não governamentais (interna e externa). Também através da revisão bibliográfica, existe um capítulo sobre a angariação de fundos numa perspetiva de estudo dos doadores, os seus comportamentos e as suas motivações. Desta forma, todo o conhecimento literário recolhido foi posteriormente aplicado para a realização do estudo de caso que, por sua vez, envolveu a descrição da organização em si (missão/visão/valores) e do marketing mix desta (8P‟s), análise swot (ambiente interno/externo) e posicionamento.
URL: http://hdl.handle.net/1822/29472
MODA COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE ECOLÓGICA E SOCIAL: VÁRIAS ABORDAGENS. 2009
Autor: Raquel Paranhos Martins
Orientador: Luísa Rita Brites Sanches Salvado
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Este trabalho analisa o impacto ambiental causado pela indústria de moda, desde a matéria-prima até o produto confeccionado. Tem como objectivo o esclarecimento e divulgação da nova geração de fibras têxteis nas suas diversas abordagens: criadores de moda, marcas, processo industrial sustentável, lojas, etiquetas informativas entre outras. As fibras têxteis estudadas foram Algodão Orgânico, Fibra de Soja, Fibra de Milho, Fibra de Leite de Vaca, Liocel, Cânhamo, e também a Fibra de Bambu, que, apesar de ser apelativa ao natural, é produzida por um processo químico potencialmente poluente. A metodologia englobou um inquérito simples que avaliou o conhecimento geral e a sensibilidade dos consumidores para a moda ecológica, antes e após o esclarecimento da sustentabilidade das fibras têxteis aqui descritas.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1248
MODA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE : ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. 2014
Autor: Camila Costa Provenzano
Orientador: Antonio Domingos Padula
Tipo: Dissertação
Instituição: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo: O presente estudo busca compreender como o conceito de moda se relaciona com a sustentabilidade e inovação ao longo das cadeias produtivas de moda. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma análise de estudos de caso múltiplos cruzados, com a participação de três empresas de moda de Porto Alegre e região metropolitana, com diferentes modelos de negocio, que apresentavam, em diversos níveis e através de abordagens específicas, a preocupação com a sustentabilidade em suas atividades. Como resultados, foi possível perceber que a sustentabilidade se apresenta como um input para a inovação, através da reorganização do modelo de negócio, por exemplo.
URL: http://hdl.handle.net/10183/101507
MODA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE : ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. 2014
Autor: Camila Costa Provenzano
Orientador: Antonio Domingos Padula
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resumo: O presente estudo busca compreender como o conceito de moda se relaciona com a sustentabilidade e inovação ao longo das cadeias produtivas de moda. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma análise de estudos de caso múltiplos cruzados, com a participação de três empresas de moda de Porto Alegre e região metropolitana, com diferentes modelos de negócio, que apresentavam, em diversos níveis e através de abordagens específicas, a preocupação com a sustentabilidade em suas atividades. Como resultados, foi possível perceber que a sustentabilidade se apresenta como um input para a inovação, através da reorganização do modelo de negócio, por exemplo.
URL: http://hdl.handle.net/10183/101507
PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS VAREJISTAS DE GRANDE PORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, O. 2013
Autor: Luiz Carlos de Macedo
Orientadora: Ferrari, Maria Aparecida
Tipo: Dissertação
Instituição: USP
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar de que forma o processo de comunicação apoia as práticas de sustentabilidade em empresas varejistas. Para alcançar este propósito, primeiramente foi realizada uma pesquisa secundária por meio de uma revisão de literatura sobre os temas sustentabilidade, comunicação e varejo, que ofereceu subsídios para a fase de coleta de dados. Em seguida foi desenvolvida uma pesquisa de campo para coletar dados primários com 12 empresas varejistas de grande porte do Estado de São Paulo dos setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, farmácias, moda e materiais de construção. A análise da pesquisa contou com o apoio de duas abordagens teóricas complementares, o Continuum da Colaboração de Austin (2001) e os modelos de Comunicação elaborados por Grunig (1992). Os resultados da pesquisa apontam para cinco evidências na relação entre o processo de comunicação e as práticas sustentáveis das grandes empresas varejistas: 1) a dimensão ambiental é prioridade na prática de sustentabilidade nas empresas varejistas; 2) no processo de comunicação das empresas varejistas existe predominância de campanhas publicitárias para divulgação de produtos e serviços; 3) as grandes empresas varejistas ainda têm muito que evoluir em relação às suas práticas de sustentabilidade; 4) existem diferenças na prática de sustentabilidade entre os setores varejistas pesquisados; 5) a sinergia entre comunicação e sustentabilidade nas grandes empresas varejistas é influenciada pelo porte das empresas e acontece somente naquelas que foram identificadas no estágio integrativo de Austin (2001) e no paradigma comportamental de Grunig (1992).
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-16072015-152610/pt-br.php
PROLONGAMENTO DA VIDA ÚTIL DO VESTUÁRIO DE MODA COMO ALTERNATIVA PARA A REDUÇÃO DE SEU IMPACTO SOCIOAMBIENTAL, O. 2013
Autor: Verena Ferreira Tidei de Lima
Orientador: Vicentini, Claudia Regina Garcia
Tipo: Dissertação
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: Atualmente, o excesso de produção, consumo e descarte de vestuário de moda - e o ritmo acelerado e contínuo como isso acontece - resulta em um impacto socioambiental de proporções consideráveis. Neste contexto, o presente trabalho buscou discutir possíveis requisitos projetuais para o design de vestuário de moda orientados à redução de seu impacto socioambiental, com ênfase no prolongamento da vida útil do vestuário de moda e consequentemente na alteração da dinâmica do ciclo de vida desses produtos. Para tanto, foi necessário compreender e estudar a relação entre o design e a sustentabilidade, identificar os impactos socioambientais do vestuário de moda, elencar os aspectos projetáveis do vestuário de moda que influenciam o consumidor em relação ao produto, e assimilar a opinião do consumidor a respeito da relação entre o vestuário de moda e a sustentabilidade. A partir de uma revisão de literatura e de uma pesquisa exploratória, foi possível inferir que o prolongamento da vida útil do vestuário de moda, ao alterar a dinâmica do ciclo de vida desses produtos, desacelerar o ritmo de sua produção, seu consumo e seu descarte, configurando-se como uma alternativa para a redução de seu impacto socioambiental.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-17102014-122552/pt-br.php
REINSERÇÃO DA LÃ GAÚCHA NO MERCADO DA MODA: ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO SUSTENTÁVEL, A. 2017
Autor: ERICA ARRUE DIAS
Orientador: Anne Anicet Ruthschilling
Tipo: Mestrado
Instituição: UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis
Resumo: A presente Mestrado tem como foco principal analisar o ciclo de vida de um produto de moda que utiliza a lã como sua única matéria-prima, realizando um Estudo de Caso de toda a cadeia envolvida no desenvolvimento de produtos de uma marca gaúcha de moda sustentável. Logo o objetivo é estudar todos os caminhos que a peça percorre, desde a extração da matéria-prima e seus processos de beneficiamento, até sua comercialização e reciclagem, para assim articular a teoria à prática do desenvolvimento de produtos sustentáveis e seus respectivos ciclos de vida. Para tanto, será estudada a cadeia produtiva da lã e seu histórico de produção no Estado Rio Grande do Sul, bem como as teorias sobre sustentabilidade ampla e ciclo de vida de produtos sustentáveis. A metodologia utilizada nessa pesquisa consistiu de natureza qualitativa, partindo da revisão bibliográfica, entrevistas semi estruturadas e observações em campo. Como resultado identifica-se oportunidades do sistema produtivo da marca estudada que podem ser alteradas a fim de ampliar aos aspectos da sustentabilidade.
URL:
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CADEIA DE FORNECEDORES DO VAREJO DE VESTUÁRIO DE MODA: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS. 2016.
Autor: Rita de Cássia Lopes Moro
Orientador: Francisca Dantas Mendes
Tipo: Mestrado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: A atual pesquisa faz parte do grupo de pesquisa, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sobre moda na cadeia têxtil, tendo como foco as questões sociais da manufatura do vestuário de moda. No sistema fast fashion, a substituição ocorre de modo rápido e instantâneo, conforme o feedback das vendas, sendo um setor influenciado pelo universo da moda, buscando atender consumidores que procuram peças que contenham estilo, moda e/ou modismo. Para seguir com este modelo de negócio, as empresas começaram a se concentrar no seu core business, que muitas vezes corresponde ao marketing, gestão de marcas, comercialização, design, pesquisas, repassando a terceiros a produção das peças de vestuário, onde é predominante a subcontratação. Com essas ramificações, abrem-se brechas para comportamento oportunistas, as quais buscam o seu lucro em função da precarização das relações de trabalho. No entanto, há um aumento de ações que visam a eliminação dessas práticas espúrias de competição, promovendo sistemas produtivos com conceitos pautados em requisitos de responsabilidade social, resultando em melhores condições de trabalho, competitividade e lucratividade. Assim, tornam-se importantes pesquisas que identifiquem empresas com esse novo desempenho estratégico em nível nacional, pois contribui tanto para a sociedade quanto ao meio acadêmico, por meio da geração de bibliografia e identificação de pontos que podem resultar em mudança corporativa. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo estudar e analisar os impactos percebidos na cadeia de fornecimento com o selo ABVTEX em responsabilidade social pelo programa de certificação de fornecedores da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, bem como a identificação de práticas de monitoramento pelos varejistas signatários. Em um primeiro momento realizou-se pesquisas bibliográficas que possibilitaram a fundamentação teórica, a qual auxiliou na construção dos questionários com perguntas estruturadas e semiestruturas a serem aplicados aos integrantes do estudo de múltiplos casos, e na elaboração do questionário aos fornecedores por meio da pesquisa survey. Após foi possível analisar os casos e comparar o aprendizado organizacional dos varejistas em responsabilidade social através do modelo proposto por Zadek (2004). Os resultados permitiram confirmar as proposições norteadoras, e identificar que o impacto percebido pelos fornecedores e varejistas é positivo, porém necessita de ações corretivas afim de garantir maior transparência e credibilidade.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-26112016-204057/
SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DA COR PARA INDIVÍDUOS DALTÓNICOS: APLICAÇÃO AOS PRODUTOS DE VESTUÁRIO. 2008
Autor: José Miguel De Fonseca Neiva Santos
Orientador: Maria da Graça Guedes
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Os indivíduos afectados por daltonismo apresentam incapacidade de identificação das cores. A selecção de produtos de vestuário, em que a cor é particularmente importante na imagem global da indumentária, torna-se um problema, requerendo que o indivíduo recorra a ajuda de terceiros (familiares, amigos ou, em último caso, ao pessoal de venda nas lojas) para a escolha e combinação das peças. Esta incapacidade cria dificuldades acrescidas a quem viva só ou que, por personalidade, não aceite bem situações de dependência. Contudo, a contrapartida à opção pela dependência em relação às opiniões/sugestões de terceiros é a insegurança quanto ao aspecto final conferido pelo vestuário, que pode comprometer a aceitação do indivíduo em ambientes de interacção social e/ou profissional. Embora o daltonismo não seja considerado uma deficiência física, uma vez que o indivíduo por ele afectado apenas se confronta com limitações ao nível da percepção visual da cor, o facto é que pode reduzir significativamente o seu bem-estar psicológico e até mesmo social. No entanto, esta situação não é incontornável. Através do recurso a códigos monocromáticos é possível que os daltónicos tenham acesso à identificação da cor das peças de vestuário e a sugestões de combinações cromáticas, que cada peça pode admitir no contexto das propostas de cores da estação, estendendo-se esta possibilidade a quaisquer outros tipos de produtos em que a identificação correcta da cor seja factor determinante na opção de compra. Os códigos podem ser incluídos em etiquetas e/ou na própria estrutura das peças ou comunicados em vários tipos de suporte. O benefício para este grupo de consumidores de um código de cores é evidente, tanto mais que a sua deficiência não é visível e não é assumida publicamente, pela grande maioria. A inclusão de um código cromático nas peças de vestuário permite aos daltónicos uma maior independência na selecção do seu vestuário, uma melhor integração na sociedade e a minimização do sentimento de perda/deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e auto-confiança.
URL: http://hdl.handle.net/1822/9191
SUSTENTABILIDADE PARA A MODA: A MODA COMO FENÓMENO SOCIAL. 2011
Autor: Luís Duarte
Orientador: Maria José Geraldes e Fernando Moreira da Silva
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: A preocupação para com os problemas ambientais e a constante procura das várias áreas do Design por respostas sustentáveis, tem influenciado o Designer de Moda, incutindo no mesmo a curiosidade e desejo por experimentação. Da análise do novo comportamento do consumidor, surgem artigos de design elaborados e estudados com base em conceitos estéticos, ergonómicos, sociais, justos e sustentáveis. Hoje em dia, o consumidor está consciente dos produtos ecologicamente correctos, em que é notória a busca por uma simbiose entre produto e consumidor, consciência e desenvolvimento de produto. Esta dissertação analisa a nova realidade que se estabeleceu no século XXI, o desenvolvimento ambientalmente sustentável e, a sua intervenção na criação de produtos de moda. À luz deste tema, é praticada uma pesquisa e investigação àcerca da Sustentabilidade e da sociedade de consumo, procurando entender o que faz os consumidores seguirem determinada tendência e se a sustentabilidade é vista como tal. Estabelecendo uma relação entre a indústria e exemplos prácticos de marcas/produtos/empresas produzidos de forma ética, este estudo foca-se nos princípios da sustentabilidade aplicados no ramo da Moda. Não é pretendido o foque numa peça ou produto, mas sim a observação da indústria da moda em geral, tendo em conta princípios ecológicos e compreender como se pode aprender com a análise de casos concretos existentes no ramo.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1698
TÊXTEIS ORGÂNICOS: NOVA MODA. 2009
Autor: Tristana Veras De Melo
Orientador: Luís de Almeida
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Tem-se verificado que actualmente existe uma tendência a reduzir o impacto ambiental na produção e no processamento de têxteis de algodão, assim como o cultivo de fibra com técnicas da agricultura biológica. Os têxteis biológicos (orgânicos) atingem um novo nicho no mercado consumidor, com valores, comportamentos, estilo de vida e necessidades específicas, que buscam conforto, funcionalidade e preocupação com o meio ambiente na forma de se vestir. Algodão biológico, é o tema central deste trabalho, que tem como objetivos principais definir o que são têxteis orgânicos, conceituar o termo algodão biológico (orgânico), levantamento de empresas que tem produtos produzidos com algodão biológico (orgânico), análise das perspectivas dos têxteis orgânicos em termos de design e em termos de mercado, especialmente na área do vestuário. O trabalho desenvolvido iniciou-se com um estudo sobre a moda e a sua evolução, bem como tendência de moda e os conceitos atribuídos a eco moda que surge como uma nova moda. Também se fez um estudo sobre as fibras orgânicas que compõem os têxteis orgânicos com uma ênfase maior para o algodão biológico, por ser a fibra mais usada nas indústrias têxteis. Para esclarecimento sobre a autenticidade do processo orgânico do algodão foi feita uma pesquisa sobre a legislação existente e as normas que certificam o algodão biológico. No presente trabalho foi feito um levantamento das grandes marcas e lojas que utilizam o algodão orgânico, suas peças confeccionadas com o algodão orgânico, o mercado, design e suas perspectivas para futuro dos têxteis orgânicos. Esta pesquisa traz como conclusões que o vestuário produzido com têxteis orgânicos, principalmente com o algodão biológico não é mais uma novidade, é uma tendência, que ao integrar preços que sejam atraentes para o mercado global com design, qualidade, faz com que a que a procura por parte dos consumidores para esses produtos aumente a cada ano e o número de produtores, fornecedores e retalhistas também se tornem maiores. De peças básicas às mais elaboradas, as marcas aliam pesquisa à preservação ambiental para o desenvolvimento das suas colecções.
URL: http://hdl.handle.net/1822/10747
UTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO SETOR DE MANUFATURA DO VESTUÁRIO DE MODA NA RECICLAGEM EM ANEL FECHADO E EM ANEL ABERTO, A. 2016.
Autor: ADRIANA TERESA DE CARVALHO
Orientador: Francisca Dantas Mendes
Tipo: Mestrado
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: Atualmente, a preocupação com o meio ambiente está relacionada à qualidade de vida desta e de futuras gerações, o que torna a busca pelo desenvolvimento sustentável uma responsabilidade coletiva. A competição no mercado e a crescente mudança de perfil dos consumidores, impulsionam as empresas a buscarem soluções capazes de atenuar os impactos ambientais negativos e otimizar os processos produtivos, resultando em fomento da responsabilidade socioambiental, produtos com maior valor agregado e incremento da competitividade. O crescimento da população mundial e o consumo exacerbado aumentaram significativamente a demanda por recursos naturais. A quantidade de resíduos sólidos gerados pelas atividades industriais também cresceu em importância mundial e ambiental, pois estes são produzidos por vários tipos de processos, gerando milhões de toneladas por dia em todo o mundo. A disposição adequada desses resíduos é indispensável para a preservação ambiental. A redução da geração de resíduos, a reciclagem e reutilização de resíduos, e o destarte adequado são fundamentais para a preservação ambiental e diminuição do consumo de recursos naturais não renováveis do planeta. A presente pesquisa tem o propósito de promover a compreensão sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos industriais e apresentar um estudo de caso abordando a reciclagem de resíduos sólidos oriundos do setor de manufatura do vestuário, especificamente os retalhos gerados no setor de corte, como alternativa para a redução dos impactos ambientais negativos em consonância com as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável. Para atingir esse propósito, mas sem esgotar o tema, que é complexo e abrangente, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: (1) Classificar os resíduos sólidos na manufatura do vestuário; (2) Pesquisar algumas empresas que compõe o ciclo do desfibrado têxtil; (3) Pesquisar a aceitação do tecido reciclado pelo consumidor de moda; (4) Pesquisar a utilização do desfibrado na produção de peças acústicas para o setor automobilístico; (5) Identificar os desafios e limitações encontrados na utilização do desfibrado têxtil; No Brasil, a forma mais comum de reciclagem de resíduos têxteis é a desfibragem mecânica, cujos produtos finais são denominados fibras desfibradas que serão destinadas à produção de tecidos reciclados para vestuário de moda e decoração, não-tecidos, mantas acústicas para o setor automobilístico, e estopas, panos (para uso industrial, de limpeza de maquinário e materiais). A metodologia de pesquisa empregada está fundamentada em uma abordagem qualitativa de natureza teórico-empírica, que utiliza como método de pesquisa o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e realização de entrevistas com os atores-chave do setor de reciclagem têxtil. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se, que através do processo de reciclagem os resíduos sólidos industriais originários da indústria têxtil são uma oportunidade lucrativa de mercado viabilizada pela logística reversa. A pratica da reciclagem agrega valor aos resíduos sólidos, prolonga a vida de bens ambientais esgotáveis e a vida útil de aterros, além de gerar empregos propicia a economia de energia e diminuição da poluição dos compartimentos ambientais.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18052016-164005/
VESTUÁRIO INCLUSIVO: A ADAPTAÇÃO DO VESTUÁRIO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS MOTORAS. 2007
Autor: Silvia Woltz
Orientador: Miguel Carvalho
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Este trabalho teve como principal objectivo propor soluções que contribuam para o aumento da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais motoras (PPNEM), através da utilização de um vestuário adaptado às suas características específicas. Foram estudadas diferentes adaptações ao vestuário comum, propondose um Vestuário Inclusivo, uma vez que com a adaptação do vestuário às especificidades dos utilizadores é possível elevar a sua auto estima, de forma a experimentarem e partilharem a vida em sociedade, sentindo-se assim como uma parte mais activa da comunidade. A principal justificação para o desenvolvimento deste trabalho foi a crescente necessidade de iniciativas que visem a inclusão das PPNEM na sociedade. O vestuário é uma das ferramentas para alcançar este objectivo, por se tratar de um importante canal de comunicação, que permite que os indivíduos sejam avaliados e aceites ou não por outros indivíduos. Foram utilizados dois métodos. Numa primeira fase foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a situação actual dos deficientes e uma pesquisa em relação à importância da moda. Posteriormente, foram desenvolvidos protótipos de Vestuário Inclusivo, tendo por base o estudo das especificidades apresentadas por estes utilizadores, através de estudos do corpo e ergonomia. O sentimento final foi bastante positivo e motivador para a continuidade da investigação nesta área, tendo sido possível contribuir para o aumento da qualidade de vida das PPNEM, e um importante passo na procura da sua inclusão na nossa sociedade.
URL: http://hdl.handle.net/1822/8081