ACABAMENTOS EM CALÇAS JEANS DE SENHORA: ESTIMULAÇÃO DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA ATRAVÉS DE MICRO EMULSÕES. 2011
Autor: Cláudia Pereira Santos
Orientador: José Mendes Lucas
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Hoje em dia, o vestuário não assume simplesmente a função de cobrir o corpo para ocultar a nudez e proteger do frio ou do calor. A esta função básica do vestuário associa-se a função do século XXI, que é a de interação no dia-a-dia do seu utilizador. O acesso rápido à informação e as tecnologias do futuro trazem consigo mudanças constantes no comportamento do consumidor, tornando-o mais exigente e ansioso por novidades. Sendo assim, percebe-se a necessidade da diferenciação, inovação e acréscimo de valor nos produtos de design de moda. Em virtude do aumento da esperança de vida e das exigências do dia-a-dia moderno, o Homem preocupa-se cada vez mais com questões ligadas à saúde e bem-estar. A tecnologia têxtil já responde ao tratamento terapêutico de muitas patologias, contudo, em ambiente hospitalar. O conceito de design está aos poucos a ser introduzido na utilização de têxteis inteligentes em vestuário de dia-a-dia, e acredita-se que introduzirá um novo lifestyle num futuro próximo, onde vestuário de uso diário terá função terapêutica. As doenças venosas, vulgarmente conhecidas como má-circulação sanguínea, são extremamente relevantes e de grande impacto social e psicológico. A insuficiência venosa é para muitos pacientes significado de dor, perda de mobilidade e diminuição da qualidade de vida. As tendências de moda ditadas em cada estação acabam por gerar comportamentos de uso de vestuário que são muitas vezes prejudiciais à saúde dos consumidores. As mulheres são quem mais sofrem com este problema, agravando muitas vezes o seu estado de saúde pelo uso de calças jeans muito apertadas. Foi estudada a possibilidade de interação dos acabamentos têxteis para o alívio da má circulação sanguínea. Desenvolveram-se estudos que fossem capazes de, certa forma, provar a presença de compostos medicinais com reconhecida ação drenante e tonificante do sistema circulatório em emulsões já existentes no mercado têxtil, assim como o seu grau de durabilidade em ganga. Elaborou-se, por fim, um modelo de calça jeans que pudesse sustentar o foco do presente trabalho. Posto isto, esta dissertação foi elaborada de modo a poder aliar o design de moda a uma prevenção e alívio dos sintomas da má circulação sanguínea durante o processo de uso de calças jeans.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1695
ALGORITMOS PARA O ENCAIXE DE MOLDES COM FORMATO IRREGULAR EM TECIDOS LISTRADOS.
Autor: ANDRESSA SCHNEIDER ALVES
Orientador: Jose Luis Farinatti Aymone
Tipo: Doutorado
Instituição: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal a proposição de solução para o problema do encaixe de moldes em tecidos listrados da indústria do vestuário. Os moldes são peças com formato irregular que devem ser dispostos sobre a matéria-prima, neste caso o tecido, para a etapa posterior de corte. No problema específico do encaixe em tecidos listrados, o local em que os moldes são posicionados no tecido deve garantir que, após a confecção da peça, as listras apresentem continuidade. Assim, a fundamentação teórica do trabalho abrange temas relacionados à moda e ao design do vestuário, como os tipos e padronagens de tecidos listrados, e as possibilidades de rotação e colocação dos moldes sobre tecidos listrados. Na fundamentação teórica também são abordados temas da pesquisa em otimização combinatória como: características dos problemas bidimensionais de corte e encaixe e algoritmos utilizados por diversos autores para solucionar o problema. Ainda na parte final da fundamentação teórica são descritos o método Cadeia de Markov Monte Carlo e o algoritmo de Metropolis-Hastings. Com base na pesquisa bibliográfica, foram propostos dois algoritmos distintos para lidar com o problema de encaixe de moldes em tecidos listrados: algoritmo com pré-processamento e algoritmo de busca do melhor encaixe utilizando o algoritmo de Metropolis-Hastings. Ambos foram implementados no software Riscare Listrado, que é uma continuidade do software Riscare para tecidos lisos desenvolvido em Alves (2010). Para testar o desempenho dos dois algoritmos foram utilizados seis problemas benchmarks da literatura e proposto um novo problema denominado de camisa masculina. Os problemas benchmarks da literatura foram propostos para matéria-prima lisa e o problema camisa masculina especificamente para tecidos listrados. Entre os dois algoritmos desenvolvidos, o algoritmo de busca do melhor encaixe apresentou resultados com melhores eficiências de utilização do tecido para todos os problemas propostos. Quando comparado aos melhores resultados publicados na literatura para matéria-prima lisa, o algoritmo de busca do melhor encaixe apresentou encaixes com eficiências inferiores, porém com resultados superiores ao recomendado pela literatura específica da área de moda para tecidos estampados.
URL: http://hdl.handle.net/10183/142744
ANÁLISE DA USABILIDADE DO SOFTWARE AUDACES MOLDES: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS CAICÓ. 2016.
Autor: MOALLY JANNE DE BRITO SOARES
Orientador: Verônica Maria Fernandes de Lima
Tipo: Mestrado
Instituição: UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Resumo: No âmbito acadêmico dos cursos de Design de Moda, Técnico em Vestuário e Engenharia Têxtil, o sistema CAD (Computer Aid Design) é utilizado no ensino da modelagem computadorizada do vestuário. Assim, o estudo proposto objetiva avaliar a usabilidade do software Audaces Moldes na pespectiva dos alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó. Para a efetivação da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas de avaliação: o Teste de Usabilidade onde os participantes foram observados interagindo com o software enquanto faziam uma tarefa e o questionário de interação que abordava fatores para análise como: a tela do software; a terminologia e informação; a apreensibilidade; a capacidade do software e a satisfação do usuário. A avaliação foi aplicada com dezenove alunos do curso Técnico em Vestuário, usuários do software. Os resultados apontaram alguns problemas que impossibilitaram a completude correta da tarefa proposta. Após a identificação dos problemas apontados pelos usuários foram apresentadas sugestões de melhoria visando facilitar a interação do aluno com o sistema. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o sistema Audaces Moldes atende às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.
URL: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22173
APLICAÇÃO DE TÊXTEIS INTELIGENTES A PRODUTOS DE DESIGN DE MODA. 2008
Autor: Tatiana Laschuk
Orientador: Pedro A. Souto
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: A aplicação de têxteis inteligentes ao vestuário ainda é escassa no mercado da moda; porém o que este mercado está a perceber, é que estes tecidos com capacidades inteligentes podem oferecer muitos benefícios ao consumidor, pois possuem a capacidade de acrescentar valor intrínseco ao vestuário através de funcionalidades que não são encontradas nos tecidos convencionais disponíveis no mercado. A utilização dos têxteis inteligentes em produtos de moda nada mais é do que o reflexo do estilo de vida do ser humano, com acesso a produtos multifuncionais, tecnológicos e versáteis. Este trabalho procurou aplicar um têxtil inteligente a um produto de moda. Através do estudo dos materiais inteligentes existentes no mercado e as suas aplicações aos produtos de moda, foi possível a verificação da oportunidade de aplicação dos shape memory alloys ao vestuário de moda íntima em específico o soutien. Esta aplicação seguiu a metodologia de desenvolvimento de novos produtos, em que através do processo de design foi possível a criação de um novo produto mais consistente e fundamentado, da forma mais coerente e criativa possível. Ao primeiro passo do desenvolvimento do produto, procurou-se estabelecer os critérios de conceitualização, em que se buscou criar um produto que procure satisfazer as necessidades psicológicas e fisiológicas do consumidor, unindo o conceito de funcionalidade e estética num mesmo produto, direccionado ao consumidor actual vanguarda, sedento por novidades e produtos de valor estético acrescentado. Dentro do processo de design, na fase de preparação, foi possível identificar problemas existentes nos produtos de moda íntima através de pesquisa de utilizador e testes em laboratório. Após verificação de problemas existentes, partiu-se para a fase de elaboração do novo produto, através de desenhos e testes com o material e posterior prototipagem. O resultado obtido é um soutien com copa com memória de forma, que reage a temperatura do corpo e possui boas propriedades de permeabilidade ao vapor da água para o meio ambiente externo, e que ao mesmo tempo possui características de moda.URL: http://hdl.handle.net/1822/9782
BIOTECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE DESIGN NA RELAÇÃO DOS TÊXTEIS COSMÉTICOS COM A MODA, A. 2010
Autor: Sílvia Filipa Lage Araújo
Orientador: Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva Gouveia
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: A moda é a tendência de consumo da era moderna e juntamente com esta vêm as preocupações estéticas. Na era moderna, o culto pelo corpo está cada vez mais presente em todas as gerações, e os cânones de beleza levam os consumidores a adquirir todo o tipo de produtos e serviços que ofereçam o desejado padrão de beleza. Pois a sociedade em que estamos inseridos, cada vez mais faz a exclusão dos indivíduos que não se enquadram nos padrões de beleza, o que faz com que as pessoas procurem a “beleza” para assim manterem o seu conforto e bem-estar perante essa mesma sociedade. A esta necessidade, aliam-se as ideias inovadoras do sector têxtil, indústria que vemos ultimamente em declínio, e que necessita de soluções eficazes para dar resposta às novas exigências do mercado. De facto, recentemente surgem artigos têxteis com microcápsulas, com agentes cosméticos inseridos, por esta via, nas estruturas têxteis, estruturas estas que são posteriormente utilizadas para a confecção de lingerie ou produtos underwear. Sendo uma área que se encontra em desenvolvimento, actualmente ainda não se verifica uma oferta considerável, ou uma grande variedade de produtos com características cosméticas verdadeiramente eficazes e duráveis, nomeadamente, no que diz respeito à resistência dos agentes durante a lavagem dos artigos têxteis. Tendo como base esta ideia, e aliando a visão actual de um mundo mais verde e sustentável, propõe-se, com este trabalho, a criação de uma colecção de vestuário underwear, feminino, contendo agentes activos cosméticos, duráveis e ecológicos, que permitirão melhorar a pele do seu utilizador, na vertente estética, e promover o bem-estar desejado aliado a uma sensibilização da consciência social. Para conciliar a sustentabilidade, a protecção da natureza, com os cosméticos e a criação em causa, recorreu-se à biotecnologia, como parte complementar do processo de produção, recorrendo a produtos biotecnológicos, nomeadamente aminoácidos como a L-Cisteína e péptidos, com a mais-valia de proteger a pele contra o envelhecimento, de uma forma natural e segura com baixo risco de citotoxicidade e ecotoxicidade. Desta forma, o desenvolvimento da colecção Bio for Skin prende-se com a utilização de agentes activos biotecnológicos, cujos princípios activos conferem uma função hidratante e anti-celulite, para além da função verdadeiramente nova, neste tipo de concepção, que é a função antioxidante. Por outro lado, a estrutura das peças emprega a ideia já existente da utilização de malhas seamless, com zonas distintas em diferentes partes do corpo, para desenvolver a necessária compressão ou flexibilidade. Naturalmente que, o design das peças procurou dar resposta, nomeadamente, pela diferença das cores em que se baseia relativamente às utilizadas no vestuário underwear funcional. É baseando-se nestes conceitos que nasce a colecção Bio for Skin que, como o próprio nome índica, consiste numa colecção biotecnológica para a pele, que tem como estratégia ligar os têxteis cosméticos, os produtos biotecnológicos e a moda, adquirindo, assim, uma mais-valia para o produto final.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1682
DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA LEITORA AUTOMÁTICA DE MOLDES. 1995
Autor: Leonardo Leal de Sa
Orientador: Solly Andy Segenreich
Tipo: Dissertação
Instituição: PUC – Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Resumo: A indústria de confecção vem aplicando cada vez mais equipamentos que visam o aumento da produção aliado à qualidade elevada. Esses, em sua maioria, são máquinas automáticas na etapa que antecede o corte do tecido, ou seja, na criação, desenho e encaixe dos moldes (peças que compõem a roupa). Esse trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um equipamento para captura das imagens dos moldes, com o uso de apenas um sensor ótico. É proposto como uma alternativa para mesas digitalizadoras e scanners de mesa comerciais. Visto que a maioria das empresas possui seus moldes em chapas de acrílico ou cartolina, é interessante a existência de um dispositivo capaz de transportá-los para o computador. A partir daí, ele pode ser trabalhado como uma imagem digitalizada. É apresentado o processo de fabricação, com suas partes mecânicas, eletrônicas e algoritmos de controle e captura das imagens. O custo das imagens. O custo e desempenho final deve estar situado entre a mesa digitalizadora e a scanner de mesa comercial. Ao final, são traçados alguns comentários sobre os resultados alcançados.
URL: http://200.130.0.199/vufind/Record/bdtd-PUC_RIO:oai:MAXWELL.puc-rio.br:19794
DESIGN DE CALÇADO E A IMPRESSÃO 3D, O. 2016
Autor: CATARINA LOPES VICENTE
Orientador: José Mendes Lucas, Nuno Manuel Garcia dos Santos
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade da Beira Interior
Resumo: Nesta dissertação é feita uma aproximação da tradição à inovação, no design de calçado. Esta ligação de conceitos pretende consolidar o processo criativo de desenvolvimento de um produto através da fusão dos mesmos, aliando a possibilidade de produzir com inovação às técnicas e valores subjacentes à tradição. Como tudo na vida se prende com o tempo, recurso essencial para qualquer pessoa ou atividade, a impressão 3D surge nesta dissertação como uma ferramenta inovadora, que devido às suas características, se apresenta como elo de ligação entre o passado e o futuro. A impressão 3D, para além da forma individual e manual com que permite desenvolver projetos, oferece também a possibilidade de inovar. O design do calçado é o tema explorado neste processo metodológico, uma vertente cada vez mais presente e mais conhecida, pelas melhores razões no panorama português. Esta dissertação tem como objetivo desenvolver e recuperar os valores tão singulares e originais do design de calçado português, para conseguir criar um novo produto, na base da tradição, mas produzido com inovação, com o recurso à impressão 3D e a todos os valores que com ela vêm agregados. A impressão de uma coleção cápsula de calçado será uma das melhores conclusões a apresentar para clarificar e sustentar todo processo descrito e desenvolvido nesta dissertação.
URL: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5812/1/4863_9665.pdf
DESIGN DE MALHAS MULTIFUNCIONAIS PARA APLICAÇÕES TÉCNICAS. 2008
Autor: Jefferson Mendes De Souza
Orientador: Raúl Fangueiro
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Os têxteis têm sido utilizados pelo homem ao longo dos tempos, tendo evoluído, em termos de funcionalidade, de uma forma lenta. Os avanços tecnológicos em grande escala registados em todos os domínios científicos, nos últimos anos, possibilitaram que os materiais têxteis alargassem a sua gama de aplicações devido ao facto de apresentarem novas funcionalidades. Este trabalho centra-se na produção de uma colecção de vestuário interior destinado a prática de desporto, tendo como foco de desenvolvimento dois desportos, o futebol de salão, praticado por atletas masculinos e o voleibol, praticado por atletas femininos. Para cada desporto foi produzida uma colecção de vestuário interior desportivo em seamless com modelos de t-shirt e boxer para o futsal e t-shirt e cueca para o voleibol feminino, com base na técnica de produção patchwork, que permite dispor fibras que atendam às necessidades específicas de determinadas áreas do corpo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas ensaios subjectivos e objectivos numa colecção base de vestuário interior com modelos para ambos os desportos seleccionados, fornecidos pela empresa Sonicarla S.A. Após a recolha e análise dos dados, foi efectuada a selecção dos materiais funcionais em função das informações obtidas nos testes subjectivos. Posteriormente, foram desenvolvidas malhas funcionais em estrutura Jersey, onde foram aplicados ensaios laboratoriais no sentido de avaliar propriedades térmicas, controlo de humidade, atrito e bioactividade. Após o levantamento e interpretação dos resultados. Os dados obtidos permitiram elencar os materiais que melhor satisfizessem as necessidades dos atletas, sendo aplicados nos modelos de vestuário interior. Através dos dados recolhidos produziu-se uma colecção de vestuário interior aplicando o conceito patchwork. Conclui-se após a realização deste trabalho que o vestuário interior desportivo deve ser produzido de forma a atender as necessidades específicas de cada atleta tendo em conta as suas necessidades específicas com relação à prática do desporto. O vestuário desportivo para atletas de alto rendimento deve ser desvinculado da comercialização em massa, pois este não teria condições de ser produzido em série.URL: http://hdl.handle.net/1822/9182
DESIGN E CONCEPÇÃO DE VESTUÁRIO FUNCIONAL PARA BEBÉS, COM PROPRIEDADES DE REPELÊNCIA AO INSECTO DA MALÁRIA. 2011
Autor: Cláudia Isabel De Sousa Pinheiro
Orientador: Maria José Geraldes e Jaime Isidoro Rocha GomesTipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Doenças transmissíveis por insectos atingem milhões de pessoas em todo o mundo, causando milhares de mortes (WHO a, 2009). Actualmente, a malária é um dos principais problemas da humanidade, ocorrendo anualmente entre 300 a 500 milhões de infecções palúdicas severas, estimando-se cerca de 1 milhão de mortes, em que mais de 75% das vítimas são crianças africanas com idade inferior a 5 anos, infectadas pelo Plasmodium Falciparum (RBM, 2001-2010). Representa, ainda, risco elevado para viajantes e emigrantes. Perante estes números impressionantes, sentiu-se necessidade de proteger os elementos mais vulneráveis da sociedade, ou seja, os que mais sofrem com esta terrível e mortífera doença, as crianças, através de um contributo na optimização da sua qualidade de vida. O presente trabalho funde-se no Design e Concepção de vestuário funcional para bebés, com propriedades de repelência ao insecto da malária, nomeadamente um babygrow com características que o inserem no domínio dos têxteis funcionais, que repelem e matam não só o insecto da malária, como também outros insectos propagadores de outras doenças. Neste sentido, deu-se especial enfoque á região da Tanzânia, por esta estar a ser invadida por um grave problema, que está a dificultar o controlo efectivo dos insectos. O que acontece é que o comportamento padrão de alimentação dos mosquitos da malária se alterou na Tanzânia, e os mosquitos começaram a atacar fora das casas. Isto tornou-se um sério problema porque as medidas preventivas (redes insecticidas e pulverização com insecticidas) deixaram de fazer efeito pois estas apenas podem proteger o individuo dentro das habitações, e à noite. Assim passa a ter importância abranger não só regiões onde já existe um controlo efectivo de insectos, como em regiões onde não exista, como é o caso da Tanzânia. Tendo em vista os números alarmantes da malária, mais especificamente em crianças, e as medidas preventivas da mesma, procedeu-se assim à selecção dos materiais têxteis, selecção da estrutura têxtil, selecção do produto anti-malária e do próprio design que o babygrow devia apresentar, pelo que sucedeu todo um processo desde a realização do painel de inspiração, aos esboços, realização de ilustrações, até á escolha do modelo final, que foi seleccionado segundo determinados critérios. O babygrow foi realizado numa estrutura de malha Jersey, em bambu, devido às propriedades ecológicas e anti-bacterianas. No acabamento deste babygrow foi utilizado o acabamento repelente de insecto, com o princípio activo IR3535 em nanopartículas de sílica "porosas".
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1694
DINÂMICA DE INOVAÇÃO NA FIRMA E SEUS RESULTADOS NO SETOR DE CALÇADOS BRASILEIRO, A. 2016.
Autor: Tarsila Andrea Mari
Orientador: Marcos Tadeu Caputi Lélis
Tipo: Mestrado
Instituição: UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Resumo: A indústria brasileira de calçados, no período recente, tem sofrido dificuldades em termos de produção, produtividade e exportações. Os indicadores apontam para uma perda de competitividade, principalmente, no calçado de couro. Essa perda de competitividade da indústria de calçados nacional, torna-se mais profunda quando se compara com o desempenho dos países asiáticos, nesse mesmo setor. Nesse sentido, é importante buscar por um novo posicionamento no comércio internacional, onde não somente o crescimento do comércio exterior, mas também da produção interna de calçados das empresas brasileiras, seriam definidos pelos ganhos de produtividade, estratégias de competitividade e atividades de inovação. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo relacionar a dinâmica de inovação com as características internas das empresas calçadistas associadas à Abicalçados, observando os impactos dessas inovações. Recorreu-se, para isso, a dados primários extraídos de uma pesquisa de campo, através de um questionário semiaberto aplicado à 59 firmas associadas da Abicalçados, as quais representam aproximadamente 40% da produção nacional. Por meio de dois métodos estatísticos, teste qui-quadrado e análise fatorial, chegou-se em respostas que caracterizam que as empresas que realizaram inovações de processo possuem um melhor desempenho da sua produção e uma atividade exportadora contínua. Verificou-se também, que as empresas calçadistas desse estudo, que realizaram inovações de produto, percebem maiores facilidades na abertura de novos mercados consumidores e na manutenção da sua participação no mercado. Conclui-se, ao mesmo tempo, que a realização de inovações de processos por parte das empresas consegue manter estas no mercado internacional (ou seja, as mantém exportadoras). Entretanto a realização de inovações de produto combinadas com as de processo abre novos mercados para essas mesmas empresas. Adicionalmente, atestou-se que as empresas que trabalham, basicamente, com couro estão realizando menos inovações de processo que as empresas que trabalham principalmente com plástico/borracha, sendo que, a falta de inovações em processo, das empresas que utilizam principalmente o insumo couro, pode estar refletindo na baixa produção e baixo desempenho exportador das mesmas.
URL: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6026
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM MUSEUS VIRTUAIS DE MODA : DIRETRIZES PARA O PROJETO DA INTERFACE. 2015.
Autor: Aline Padaratz
Orientador: Marcelo Gitirana Gomes Ferreira
Tipo: Mestrado
Instituição: UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa museus virtuais de Moda baseados na web. Realizou-se um estudo de usabilidade e user experience (UX) aplicado a este tipo de site, principalmente no que se refere à interação do usuário e ao estímulo de processos cognitivos para estabelecer estes espaços virtuais como locais de aprendizado. Desta forma, este trabalho tem como objetivo aprimorar a experiência do usuário em museus virtuais de Moda, oferecendo um conjunto de diretrizes para o projeto da sua interface. O atingimento dos objetivos se deu através da identificação dos fatores da experiência relacionados positiva ou negativamente com a interação do usuário com um museu virtual de Moda e das especificidades do objeto deste tipo de museu, na revisão da literatura e estado da arte por meio de uma Revisão Bibliogrática Sistemática; levantamento de acervos digitais e museus virtuais de Moda; e experimentos em laboratório com usuários. Foram utilizados para os experimentos, três (03) sites de museus de Moda: Valentino Garavani Virtual Museum, Australian Dress Register, e Modateca/UDESC. A amostra foi composta por quinze (15) estudantes de Bacharelado em Moda da UDESC. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa, a técnica Think Aloud, o software Morae®, e os questionários System Usability Scale (SUS) e Product Emotion Measurement Tool (PrEmo). A análise dos resultados levou em conta os dados objetivos, relativos à eficácia e eficiência, e subjetivos, relativos à satisfação. Com os resultados desta pesquisa foram identificados e propostos um conjunto de diretrizes a respeito de cinco aspectos da interface de museus virtuais de Moda: aparência, navegação, conteúdo textual, conteúdo visual, e pesquisa.
URL: http://tede.udesc.br/handle/handle/2029
IMAGEM E A TECNOLOGIA DIGITAL: UMA ANÁLISE PROJETUAL DA CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DE MODA, A. 2014.
Autor: ALEXSANDRO FUNCK RAMIRES
Orientador: Vinicius Gadis Ribeiro
Tipo: Mestrado
Instituição: UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as Narrativas Fotográficas de Moda, técnica de linguagem utilizada pela fotografia, cinema, quadrinhos, literatura, entre outras áreas, como uma ferramenta para contar histórias visuais do imaginário e sua aplicabilidade na fotografia de moda contemporânea. Para tanto, propõem-se analisá-la a partir de dois eixos principais, a Imagem e Tecnologia Digital e a Construção Projetual da Fotografia de Moda, tendo como aporte metodológico a análise qualitativa de Graham Gibbs (2008). A fundamentação teórica foi composta pelas noções de Fotografia de Moda, sua intersecção com a Moda e com as Narrativas Visuais, Estética da Fotografia de Moda, Imagem e Tecnologia Digital e a Construção Projetual da Fotografia de Moda, que contarão com as reflexões dos pensadores François Soulages, Roland Barthes, Jacques Aumont, Cristiane Mesquita e Vilém Flusser. Para a compreensão da fotografia de moda, a partir de sua linguagem, funções e aplicações, as reflexões feitas a partir de Jacques Aumont, Claudio Marra, Charlotte Cotton e Joan Fontcuberta foram os balizadores desta pesquisa. A análise e as aplicação das Narrativas de Moda serão feitas a partir das reflexões de Jacques Aumont e Martine Joly.
INOVAÇÃO E INDÚSTRIA DA MODA: UM MODELO DE INOVAÇÃO EM ESTILOS E TENDÊNCIAS. 2016
Autor: ADRIANA BERTOLDI CARRETTO DE CASTRO
Orientador: João Amato Neto
Tipo: Doutorado
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: Este trabalho tem como intuito propor um modelo de inovação para a indústria da moda feminina. O modelo visa compreender o comportamento de estilos e tendências determinados e difundidos pelas empresas. A construção deste modelo é justificada pela contribuição que um estudo sobre inovação pode proporcionar à indústria da moda, a qual enfrenta baixos padrões de competitividade no mercado externo e interno. Além disso, embora existam muitos artigos sobre o assunto, poucos foram os modelos de inovação para a indústria da moda encontrados por esta pesquisa. Uma avaliação destes modelos indicou que existe espaço para a proposta de um modelo que aborde o comportamento de estilos e tendências ao longo do tempo. A estrutura de composição do modelo é sustentada por três pilares conceituais: teoria econômica neoschumpeteriana, modelos de inovação e modelos de inovação para a indústria da moda. A característica central do modelo é avaliar se existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua ou descontínua. Como existe similaridade conceitual entre os estilos, no que se refere à identidade de gênero (androginia e feminilidade), foi efetuada uma aglutinação de alguns estilos dentro desta denominação. Nem todos os estilos se encaixaram nesta classificação. Então, estes estilos foram denominados como neutros. Como a pesquisa tem abordagem fenomenológica, qualitativa e longitudinal, foi adotada a metodologia hipotética dedutiva para a construção do modelo. Para verificação da validade das hipóteses foi usada uma análise exploratória dos dados por meio de estatística descritiva e decomposição da estrutura de variabilidade através de uma análise de componentes principais (PCA). Ambas as análises forneceram evidências a respeito das hipóteses em questão, as quais também foram testadas através de um teste binomial e de uma análise de variância multivariada por meio de permutações. Os resultados comprovaram que existem estilos que permanecem em moda de maneira contínua e que existem períodos de polarização das aglutinações de estilo.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-23062016-155629/pt-br.php
INTERAÇÃO E TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA MODA: THE VIRTUAL INTERFACE KINECT INTERACTION. 2013
Autor: Clara Fernandes
Orientador: José Mendes Lucas
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Quando em 2010 a empresa Microsoft apresentou o sensor Kinect, apostando na tecnologia que permite o reconhecimento de movimentos à distância, depressa se percebeu que este poderia ser utilizado em muitas áreas que em nada têm que ver com os videojogos. O sector da moda em geral e o comércio de roupa em particular são um dos principais campos onde a aposta nas novas tecnologias têm sido considerável, sobretudo como forma de aumentar o número de vendas através da Internet. É neste contexto, de utilização das tecnologias como forma de atrair consumidores e proporcionar-lhes uma experiência diferente, sobretudo quando compram online, que desenvolvemos neste trabalho uma solução tecnológica que promete revolucionar a compra de roupa. O VIKI, o provador virtual que criámos, vem introduzir uma mudança na forma como temos acesso às roupas e acima de tudo assume-se como uma solução para que diferentes públicos possam experimentar as peças e evitar alguns dos principais problemas normalmente sentidos, seja ao nível da diferença que existe no seu aspeto, seja em relação aos tamanhos dos artigos adquiridos.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1727
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMÁTICA E O PROCESSO PROJETUAL: UM EXEMPLO NO DESIGN DE CALÇADOS. 1998
Autor: Marizilda Dos Santos Menezes
Orientador: Henrique Antunes Cunha Junior
Tipo: Doutorado
Instituição: USP - Universidade De São Paulo
Resumo: O presente trabalho é o estudo dos aspectos da metodologia projetual, face às novas tecnologias da informática e consideradas as possibilidades de automatização no processo de concepção em Design. Novas tecnologias da informática são apresentadas: Sistemas Especialistas e CAD, sendo feitas reflexões sobre a perspectiva da influência desses sistemas no processo projetual, e na mudança de paradigmas do Design que essas transformações podem provocar. São revisados os conceitos fundamentais no campo da Inteligência Artificial, do CAD e do Design e feita a proposta de uma metodologia para a construção de um sistema inteligente capaz de auxiliar o designer nas tarefas projetuais, tendo como foco a concepção. O Design de Calçados foi utilizado como estudo de caso para a aplicação da metodologia, onde são verificadas as reais possibilidades de automatização.
NOVOS HORIZONTES EM DESIGN DE MODA: DESENVOLVIMENTO DE ANTENA PARA VESTUÁRIO. 2012
Autor: Caroline Loss
Orientador: Luísa Rita Brites Sanches Salvado e Pedro Renato Tavares Pinho
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Os hábitos de vida das pessoas são cada vez mais influenciados pelos imensos desenvolvimentos tecnológicos e avanços científicos em curso. As tendências de life-style indiciam um crescimento cada vez maior do consumo de produtos e processos tecnológicos, que está associado ao desenvolvimento socioeconómico global. Mas, simultaneamente indicam também uma preocupação cada vez maior pela saúde, pelo bem estar e pela sustentabilidade do planeta. O fenómeno da radiação eletromagnética (REM) invisível, existente no ambiente e resultante da utilização de aparelhos eletrónicos entre outros, desencadeou um novo tipo de poluição, conhecida por poluição eletromagnética ou electrosmog. Embora os efeitos da REM no corpo humano não sejam ainda bem conhecidos, as organizações de saúde têm alertado para potenciais riscos na saúde. Esta dissertação assenta no estudo teórico da problemática do electrosmog e na consequente inferência de novas oportunidades para os designers de moda. Faz o estado da arte dos desenvolvimentos em moda tecnológica relacionados com o electrosmog posicionando o problema desta pesquisa na recolha de energia de REM através de antenas têxteis. A resolução deste problema visiona inúmeros desenvolvimentos sustentáveis em design de moda, nomeadamente desenvolvimento de vestuário inteligente para monitorização médica, desportiva e comunicação integrada. Assim, o desenvolvimento da pesquisa assenta numa revisão bibliográfica exaustiva de antenas têxteis já desenvolvidas e dos materiais têxteis usados para a sua construção. O estudo teórico analítico e comparativo das propriedades relevantes dos materiais têxteis é a base científica que sustenta a seleção de materiais adequados à construção de antenas têxteis eficientes e para uso universal. Seguindo uma abordagem científica, faz-se a simulação prática de duas antenas têxteis do tipo patch microstrip. Os resultados obtidos revelam antenas eficientes para a largura de banda e frequência de ressonância consideradas e com dimensões pequenas: 8x6 cm2 e 10x10 cm2. Os resultados práticos obtidos são um bom presságio para futuros desenvolvimentos experimentais de antenas têxteis integradas em vestuário inteligente, ecológico e sustentável. As conclusões e resultados desta dissertação dão orientações científicas para uma escolha criteriosa dos materiais a usar e para uma construção eficiente da estrutura de antenas têxteis planares do tipo patch microstrip. Desta dissertação emergem inúmeros desenvolvimentos a realizar em design de vestuário e têxtil.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1704
RELAÇÃO ENTRE CLUSTERS E INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASOS DO SETOR DO CALÇADO NO CONCELHO DE FELGUEIRAS. 2018
Autor: DIANA CARINA RIBEIRO TEIXEIRA
Orientador: Ana Paula Faria
Tipo: Mestrado
Instituição: UMinho - Universidade do Minho
Resumo: A presente dissertação tem como tema de investigação a relação entre clusters e inovação. As interações e dinamicas existentes nestas aglomerações, relacionadas com o beneficio que oferecem para a atividade inovadora das empresas, tornam este tema interessante para se investigar. Perceber quais as fontes locais que as empresas utilizam para adquirir conhecimento a aplicar em inovação; identificar os parceiros de cooperação da região em projetos conjuntos de inovação; compreender os objetivos para inovarem e os obstáculos que enfrentam para atingir esses mesmos objetivos; identificar as vantagens e as desvantagens que as empresas encontram pela sua presença num cluster industrial e os benefícios e motivações que a localização oferece para a atividade inovadora são os objetivos deste estudo. Para atingir estes objetivos foram estudadas seis empresas industriais do setor do calçado, localizadas no concelho de Felgueiras. O método para a recolha de dados foi uma entrevista a um representante da empresa com um nível hierárquico elevado na respetiva empresa. Os dados recolhidos permitem concluir que para cinco dos seis casos, a atividade inovadora está positivamente relacionada com a sua localização num cluster industrial pelas vantagens, benefícios e motivações que são exclusivas destas aglomerações e que para um outro caso a localização apenas oferece motivação a inovar pela intensidade do ambiente competitivo da aglomeração, não encontrando vantagens e benefícios relevantes para a sua atividade inovadora.
URL: http://hdl.handle.net/1822/54177
POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA APLICAÇÃO SIMULTÂNEA DE AROMAS E DE PIGMENTOS SENSÍVEIS AO CALOR E À LUZ EM ARTIGOS DE MODA PRAIA. 2004
Autor: Cyntia Tavares Marques
Orientador: Jorge Neves
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: A indústria têxtil continua a ter absoluta necessidade de investir na inovação, no design, no marketing, na qualidade e na resposta rápida – Quick Response. É neste contexto que a sua apetência pelos chamados materiais “inteligentes”, isto é materiais que respondem aos estímulos ambientais, tem vindo a ter um incremento verdadeiramente notável, na medida em que são capazes de promoverem acabamentos de elevados valores acrescentados. Com vistas ao atendimento dessas necessidades, experimentou-se a aplicação simultânea de aroma e de pigmentos sensíveis ao calor e à luz em artigos de moda praia. Na dissertação, apresentam-se diferentes metodologias projectuais, com evidência daquela que norteou o desenvolvimento dos novos produtos apresentados. Analisa-se historicamente o biquíni e a sua inter-relação com os factos sociais, políticos e económicos do mundo, além da sua importância actual para a economia brasileira na exportação de moda praia. O Design têxtil é abordado, considerando que é através dele, particularmente a estamparia, que se vai acrescentar valor aos biquínis, fatos de banho e adereços. A abordagem se dá tanto no âmbito técnico, quando se analisam as possibilidades e limitações da aplicação dos pigmentos, quanto no âmbito artístico, na criação de padrões que representem um bom design final. Além disso, analisou-se o mercado numa perspectiva de marketing. Por fim, são apresentados todos os procedimentos para a obtenção dos protótipos, desde a fase experimental de aplicação simultânea dos pigmentos, através da estamparia de amostras e quantificação da degradação, até a obtenção do protótipo final, destacando o processo de criação do design têxtil.
URL: http://hdl.handle.net/1822/899