top of page
Teoria

ARQUITECTURA E MODA: PONTOS DE CONTACTO E INFLUÊNCIAS. 2011

Autor: Cátia Daniela Nogueira De Carvalho

Orientador: Miguel João Mendes do Amaral Santiago e Maria Madalena Rocha Pereira

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Da Beira Interior

Resumo: Arquitectura e moda são temas à partida distantes e incompatíveis que, contudo, estabelecem uma correlação vívida ao longo do seu percurso histórico. A dissertação presente objectiva comprovar a relação entre arquitectura e moda numa revisão histórica que incide nos momentos essenciais de contacto entre ambas, formação e desenvolvimento. O paralelismo é estabelecido em momentos distintos, o primeiro dos quais corresponde à situação originária que é coincidente na moda e na arquitectura, apontando as semelhanças e diferenças decorrentes da génese comum. Num segundo momento é traçado um paralelo ao longo do século XX, século onde as transformações são particularmente fugazes o que se espelha de forma aproximada na moda e na arquitectura que mudam similarmente ao sabor dos tempos. Numa fase posterior são ainda apresentados exemplos recentes do estreitar da relação moda/arquitectura que é forjada propositadamente no fenómeno contemporâneo da arquitectura corporativa que enfatiza a capacidade comunicativa da arquitectura.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/2338

CAMADAS. 2015.

Autor: LUIZA ARANTES NASSER

Orientador: Luise Weiss

Tipo: Doutorado

Instituição: UNICAMPI – Universidade de Campinas   

Resumo: Camadas é uma pesquisa em Poéticas Visuais, que parte da figura da armadura medieval e do imaginário em que esta se insere, para realizar por meio do desenho, uma investigação aprofundada do que me inquieta como artista. Os trabalhos gráficos propõem reflexões acerca de questões como o corpo, a natureza humana, o ato e o cotidiano de vestir-se, distâncias entre épocas, ancestralidades, proteção, gênero, memória... através de paralelos traçados entre a armadura, o corpo e a roupa comum dos nossos dias. Eles também buscam esmiuçar as camadas que compõem as armaduras internamente, assim como focar e reforçar a impressão de autonomia de cada peça de veste quanto à sua existência por si só, e também, enquanto presença. A pesquisa se estruturou em processos práticos paralelos e contínuos, cada qual com sua contribuição para a formação do todo do trabalho. Por isso, vejo-os como pontos cardeais, assim delineados em: carimbos, monotipias, matriz e tecidos. O conjunto de imagens formado é a tentativa de materializar e transpor as inquietações em foco; como reflito e levo adiante algo tão universal e histórico, como armaduras e roupas, naquilo que me tocam. E de ver qual seria o alcance disso que tanto me move, se há possibilidades de reverberações, ecos e conversas.

URL: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285204

 

CAMUFLAGEM TÉRMICA NO DESIGN DE MODA CONCEPTUAL, A. 2013

Autor:  Catarina Sofia Rego Pimenta

Orientador: Maria José Geraldes e Luís Pires

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Da Beira Interior

Resumo: Pretendeu-se com esta dissertação efetuar uma abordagem mais conceptual do design de moda, tal como evidenciar o papel do designer com a tecnologia no mundo da moda e, ainda como este se manifesta na contemporaneidade. Assim, o objetivo desta dissertação remete para a investigação da temática da camuflagem térmica na área têxtil e do design de moda. Como tal, procurou-se neste trabalho desenvolver um coordenado com propriedades de camuflagem térmica, com base em materiais e estruturas têxteis que apresentassem as necessárias propriedades, estudando o seu desempenho térmico, verificando o comportamento da temperatura e da assinatura térmica do indivíduo, relacionando-se o corpo, o material têxtil e o meio ambiente. Com este tipo de vestuário procura-se obter a camuflagem do indivíduo às câmaras termográficas, facilitando por exemplo as missões dos militares em combate. Por outro lado, pretendeu-se igualmente a criação de imagens, de padrões e de ilusões térmicas através da investigação da utilização de materiais têxteis com desempenhos térmicos diferenciados, proporcionando contrastes na câmara termográfica. Para tal, utilizaram-se materiais têxteis selecionados em função do seu comportamento em termos de isolamento térmico e emissividade, tendo os mesmos sido analisados em laboratório com a utilização de uma placa térmica e câmara térmica. Posteriormente, selecionaram-se estruturas de malha para execução final do protótipo dos padrões e do coordenado final, sendo estes testados em laboratório. Os padrões foram previamente testados na placa térmica com os tecidos finais e o coordenado final foi testado na modelo, retirando-se imagens térmicas do mesmo e finalizando-se com uma sessão fotográfica. Com a execução deste coordenado final foi possível evidenciar aspetos que interferem com a imagem térmica do corpo humano, como a emissividade, a espessura, a composição do material e o contacto térmico entre o vestuário e o corpo.

URL: https://ubithesis.ubi.pt/handle/10400.6/1730

CINEMA COMO REFERÊNCIA PARA O DESIGNER DE MODA: EXPERIÊNCIA WALTER RODRIGUES, O. 2014.

Autor: RITA DE CÁSSIA PRADO BURGOS LIBERAL MENEZES

Orientadora: Mirtes Marins de Oliveira

Tipo: Mestrado

Instituição: UAM - Universidade Anhembi Morumbi

RESUMO: A pesquisa busca identificar e analisar algumas influências que o cinema exerce sobre o designer de moda no desenvolvimento de uma coleção. Apresenta um levantamento bibliográfico e imagético a fim de estabelecer alguns encontros entre o design, o cinema e a moda durante o século XX, sobretudo no que tange à colaboração com esta pesquisa. Entende que esses encontros interdisciplinares ensejam a possibilidade de criações híbridas no campo do design. São identificadas as referências socioculturais que constituem o processo criativo do designer de moda que utiliza o cinema como referência. O estudo também visa estabelecer relações entre o design de produção do cinema e o processo de criação do designer de moda. Alguns designers contemporâneos instituem uma relação de sintonia com o design de produção do cinema, considerando uma transposição da concepção visual de determinado filme para um produto de design. Pretende reconhecer os componentes do cinema que servem de apoio para o desenvolvimento de artefatos, construindo um elo entre o produto e os elementos capazes de aferir características peculiares e identificáveis ou não identificáveis à imagem do filme. Entende que nesse aspecto, as atrizes de Hollywood tiveram importantes contribuições, personificando os estilos. Elucida as interferências do figurino e do star system no processo de desenvolvimento de uma coleção de moda que se referencia no cinema. Analisa a relação do designer de moda Walter Rodrigues com o cinema. Interpreta essas relações por intermédio de momentos criativos, pontuados pelo designer em entrevista concedida a esta pesquisa e que, são comprovados através de imagens das coleções e de sketchbooks. Busca exemplificar a importância do cinema para o desenvolvimento de produtos, explicitar quais são as suas referências mais comuns e apontar como estão caracterizadas na imagem dos produtos. Objetiva traçar alguns caminhos possíveis dentro da relação design-cinema para os criadores de moda.

URL: http://ppgdesign.anhembi.br/wp-content/uploads/109-Dissertacao-Rita-Prado.pdf

 

COSTURA DO INVISÍVEL: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS FRONTEIRAS ENTRE ARTE E MODA NA OBRA DE JUM NAKAO, A. 2014

Autor: Aline Teresinha Basso

Orientador: José Augusto Costa de Almeida

Tipo: Dissertação

Instituição: UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

Resumo: Em um momento de transversalidades, tanto na arte quanto na moda, a presente dissertação objetiva discutir a respeito dos diálogos e possíveis fronteiras existentes entre arte e moda na obra “A Costura do Invisível”, de Jum Nakao. Composta por uma coleção de 15 looks em papel vegetal, um livro com DVD e uma instalação na Galeria Vermelho, em São Paulo, a obra surgiu a partir de um processo rotineiro de desenvolvimento de coleção para o casting de um dos maiores eventos de moda do país. Em busca de um instante de leveza, e trazendo questionamentos sobre a moda, o artista subverteu a lógica da roupa, e sua obra culminou em um desfile-performance onde modelos, roupas, cenário e música se misturavam e complementavam. Para embasar a discussão teórica, foram pesquisados autores que discutem, por um lado, a estética e as artes visuais. Por outro lado, autores que discutem a moda, suas transformações e suas relações com a arte. O procedimento metodológico utilizado para análise da obra foi o dispositivo de análise do discurso (AD), onde foram considerados seus processos de concepção, apresentação e desfecho. Por fim, o material compilado durante a pesquisa foi analisado e as informações entrecruzadas a fim de responder à questão da pesquisa: se existem e quais são as fronteiras entre arte e moda na obra “A Costura do Invisível”.

URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br

 

CRIAÇÕES DE MODA E O DIREITO DE AUTOR, AS. 2007

Autor: Daniela Cristina Alves Santana

Orientador: Silmara Juny de Abreu Chinelato

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade De São Paulo

Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar as criações de moda sob o ponto de vista de sua proteção pelo ordenamento jurídico, mais especificamente, pela propriedade intelectual, por representarem criações do espírito humano. Dessa forma, analisamos a natureza e a evolução das criações do vestuário, estudando tanto seus aspectos utilitários quanto os seus aspectos estéticos, decorrentes, respectivamente, de sua estreita relação com as criações industriais e o seu grande apelo visual. Em primeiro lugar, analisamos as criações de moda como bens de finalidade útil, sendo protegidas pelo instituto da propriedade industrial, nas categorias de invenção industrial, modelo de utilidade e desenho industrial. Preocupamo-nos, no entanto, com a última categoria, muito similar às criações protegidas pelo direito de, já que ambas são criações ornamentais de forma. Discutimos, ainda, sobre a zona intermediária em que se encontram os desenhos industriais e as criações artísticas, na qual estão localizadas as obras de arte aplicada, dentre as quais podemos incluir as criações de moda. Nessa análise, demonstramos que a proteção das obras de arte aplicada pelo direito de está intrinsecamente relacionada ao regime jurídico de cada país, sendo a proteção pelo direito de plenamente conferida nos países que adotam a cumulação de proteção, como é o caso da França (teoria da unidade da arte), e limitada, quando se.

URL: https://books.google.com.br/books/about/As_cria%C3%A7%C3%B5es_de_moda_e_direito_de_autor.html?id=VHfUMgAACAAJ&redir_esc=y

 

DESIGN DE JOIA E PESQUISA ACADÊMICA: LIMITES E SOBREPOSIÇÕES. 2013

Autor: Henny Aguiar Bizarro Rosa Favaro

Orientador: Ana Gabriela Godinho Lima

Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Tipo: Tese

Resumo: Essa reflexão se dá no contexto da FAU-Mackenzie e toma como substrato a experiência da autora no curso de Design, como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área de joalheria. Parte da reflexão sobre o modo como os trabalhos de graduação são elaborados, que buscam explicar e desenvolver as ferramentas práticas e conceituais. Toma como fundamentação teórica, o estudo da história, artes, artesanato e design, com a finalidade de contribuir para a delimitação de um campo disciplinar: formação do conhecimento na área da prática projetual e pesquisa em design de joia. É apresentada uma rápida revisão da literatura sobre inadequações quanto ao uso dos termos design, artesanato e arte, e as especificidades que se apresentam na área de joalheria, que mobilizam ou confundem as categorias e complicam os discursos baseados em definições convencionais e distintas a partir de estudos de casos de prática visual e material. A princípio assumimos que a pesquisa acadêmica na área de design, similarmente ao que ocorre, por exemplo, com as artes, é usualmente descrita, explicada, discutida e lida através do vocabulário provindo da teoria da ciência tradicional, ou seja, com foco no método e no conteúdo. Entretanto, frequentemente não nos satisfazemos com uma terminologia que não captura o que experimentamos como sendo eventos essenciais e fascinantes das artes, e acrescentamos: do design. No estudo proposto, são abordados alguns aspectos dessa insatisfação, e na reflexão sobre a questão de processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico. A pesquisa faz recurso à análise de processos de projeto com uma seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em que aspectos práticos, o ‘saber fazer’ do design de joias é convocado como parte principal do trabalho. Ou seja, servem como base útil para a reflexão sobre aspectos da pesquisa acadêmica em design de joias e a projeção sobre como esse tipo de pesquisa pode avançar para os níveis de mestrado e doutorado. Como recurso necessariamente complementar para essa investigação, empregou-se referencial teórico constituído por trabalhos de Autor:es mais especificamente voltados à pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual em âmbito de pós-graduação stricto sensu, tais como: Michel Biggs, Daniela Büchler, Ana Gabriela Godinho Lima, Steven Scrivener e é uma discussão de pressupostas técnicas de pesquisa acadêmica pensada nesta tese, para a questão do processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico.

URL: http://tede.mackenzie.com.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1705&

processar=Processar

 

DESIGN E MEMÓRIA: A ECONOMIA SIMBÓLICA DA PRODUÇÃO DE RONALDO FRAGA. 2012

Autor: Joao Dalla Rosa Junior

Orientador: Alberto Cipiniuk

Tipo: Doutorado

Instituição: PUC- RIO - Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo estabelecer a relação entre a prática do design e a memória social, tendo em vista a compreensão do contexto da produção de bens simbólicos sob o fenômeno da moda e da temporalidade da sociedade capitalista e industrial. Através do conteúdo narrativo sobre as referências do passado presentes na produção de Ronaldo Fraga, propomos uma análise teórica acerca da prática social do design, colocando em questão as associações entre as representações da memória social e a produção de objetos de vestuário. A partir de uma abordagem sociológica, identificamos os aspectos coletivos da prática do design, destacando as características da produção de Fraga e enfatizando como a lógica da moda articula os valores da memória em uma economia simbólica. Neste sentido, investigamos as formas pelas quais as memórias são transformadas em produtos no mundo do vestuário. Exploramos a noção de coleção de moda, de tradição e de narrativa no desenvolvimento do design-história. Dedicamo-nos, também, a examinar como a moda, enquanto campo de produção cultural, se estrutura a partir de relações temporais específicas, cuja função da memória fornece particularidades aos valores econômicos em jogo na prática de produção do vestuário. Assim, nos concentramos no papel desempenhado por Ronaldo Fraga no contexto de inclusão da moda ao Ministério da Cultura e na exposição Rio São Francisco como o lugar consagrado que representa a relação entre a prática em design e a memória social.

URL: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=19968@1

 

DIÁLOGO ENTRE FASHION STYLING E DESIGN DE MODA CONEXÕES, DIFERENÇAS E SIMILARIDADES. 2014

Autor: Carlos Alexandre Nunes da Costa

Orientador: Denise Berruezo Portinari

Instituição: PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Tipo: Dissertação

Resumo: Podemos entender a moda como um fenômeno que se constituiu historicamente no ocidente moderno e, ao longo do tempo, tornou-se um mecanismo indispensável às aparências e ao comportamento dos indivíduos no âmbito de nossa sociedade. Do ponto de vista econômico, sua indústria tem se desenvolvido graças aos avanços tecnológicos e as reformulações em suas estruturas de trabalho e de produção tornando-se hoje, inclusive no Brasil, um dos setores mais lucrativos e dinâmicos nas economias de países capitalistas. Esse desenvolvimento possibilitou o aparecimento de profissionais cada vez mais especializados, entre eles o designer de moda e o stylist. Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a prática da atividade de Fashion Styling e de seu profissional stylist no Brasil e sua relação com o Design de Moda. Através de pesquisa de cunho qualitativo foram feitas entrevistas com designers de moda e stylists a fim de identificar possíveis conexões entre essas áreas e analisar as diferenças e similaridades entre a atuação prática desses profissionais

Url: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23395/23395_1.PDF

ENTRE DESIGN DE MODA E ARTE: UM OLHAR PARA A COLEÇÃO INFINITELY KUSAMA. 2014

Autor: VANESA ROCHA LOPES

Orientadora: Cristiane Mesquita

Tipo: Mestrado

Instituição: UAM - Universidade Anhembi Morumbi

RESUMO: Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca dos campos do Design e da Arte contemporâneos por meio de um olhar sobre a coleção Infinitely Kusama – projeto da marca Louis Vuitton desenvolvido pelo designer de moda Marc Jacobs em colaboração com a artista Yayoi Kusama – bem como sobre a obra desta artista, enfocando sua trajetória, sua poética e seu trabalho com instalações. Aborda a linha de ação denominada design experiencial, que privilegia aspectos afetivos, funções simbólicas e componentes subjetivos, no sentido de delinear apropriações de linguagens artísticas praticadas pelo Design. Nosso trajeto é permeado pela apresentação do conceito de experiência estética e conduz articulações atravessadas por questões relativas à estetização do cotidiano, à reprodutibilidade, à fetichização de objetos e marcas e alguns dos paradoxos que perpassam a moda, tais como padronização e diferenciação.

URL: http://www.pixelperfect.com.br/ppgdesign/egressos/doc/108%20-%20Dissertacao%20-%20Vanesa%20Rocha%20Lopes.pdf

 

ESPELHO DE SORCIÈRE: MODA, BELEZA E SEDUÇÃO, O. 2001

Autor: Ana Maria Peçanha Barreira

Orientador: Tupã Gomes Corrêa

Tipo: Doutorado

Instituição: USP - Universidade De São Paulo

Resumo: Ao adotar uma abordagem fenomenológica para analisar a essência da moda como um processo de incorporação transitória, meu trabalho intitulado: "O espelho de sorcière: moda, beleza e sedução", mostra como a partir de análise da sociologia do cotidiano, nós podemos extrair um encadeamento lógico à partir de diferentes percursos de atores sociais variados como o costureiro Valentino, o cenógrafo Leon Bakst e o compositor Manoel de Falla. A partir da temática do espelho e de diversos pontos reflexivos, nosso estudo revisita os temas de Narciso, das bruxas, das mulheres fatais e dos ballets Russos na França para demonstrar as diversas modificações por que passa a Moda. Os diferentes esquemas de compreensão dos novos valores psicológicos e sociológicos nos permitem apurar nosso raciocínio e delimitar uma outra fronteira em matéria de análise semiológica e econômica e do fenômeno da anti-moda.

URL: http://www.ufrgs.br/infotec/teses00-02/resumo_913.html

 

ESTRATÉGIAS DOS TERMOS E DOS NEOLOGISMOS NO TECNOLETO DA ÁREA TÊXTIL, AS. 2006

Autor: Ângela Kovachich De Oliveira-Reis

Orientador: Ieda Maria Alves

Tipo: Doutorado

Instituição: USP - Universidade de São Paulo

Resumo: O objetivo principal desta Tese é o de apresentar o resultado de uma pesquisa terminológica monolíngüe acerca das unidades terminológicas relacionadas à área têxtil, envolvendo as subáreas de beneficiamento, fiação, malharia e tecelagem. Buscou-se apresentar o comportamento dos neologismos dessa área; a produtividade das unidades terminológicas nos textos de revistas técnicas, com ênfase nos textos publicitários; o estudo das relações semânticas entretecidas entre os termos; e a organização de uma parte do resultado desta pesquisa sob forma de dicionário terminológico. Visou-se, também, a despertar o interesse para uma análise das unidades terminológicas sob o enfoque textual, considerando-se que essas unidades assumem o estatuto de termo nas manifestações textuais.O estudo, que tomou como corpus publicações deste século (anúncios publicitários, reportagens, notícias e artigos), está baseado nos princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), proposta por Cabré (1999). Tal teoria enfatiza que o conhecimento especializado, os textos produzidos no âmbito de uma especialidade, assim como as unidades terminológicas, podem ocorrer em diferentes níveis de especialização, atendendo às distintas necessidades dos usuários. O resultado deste estudo permitiu a elaboração de um Dicionário Técnico da Área Têxtil monolíngüe, envolvendo em sua macroestrutura não só os principais campos conceituais da indústria têxtil (tipos de fibra, tipos de fio, sistemas de produção, propriedades dos processos, máquinas, unidades de medida, tecidos, equipamentos) mas também os campos conceituais relacionados a produção, mercado e produto têxtil, visando-se, dessa forma, à descrição da cadeia têxtil. Os contextos utilizados nos verbetes são oriundos, preferencialmente, dos textos publicitários de revistas técnicas que constituíram o corpus. Acreditamos que, com esta pesquisa, além do conhecimento adquirido, possamos contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos terminológicos e das pesquisas na área têxtil.

 

FASHION AND ART: THE INFLUENCE OF ART ON FASHION AND THE COEXISTING RELATIONSHIP IN THE 20TH CENTURY WESTERN CULTURE. 2012

Autor:  Beylem Cansu Gursoy

Orientador: Maria da Graça Guedes e Maria Estela de Sousa Pinto Vieira

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Do Minho

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre arte e moda na cultura ocidental do século XX, com particular incidência sobre os movimentos de arte, sobre a forma como estes se inspiraram e interagiram, ao longo do tempo. Os movimentos artísticos específicamente investigados são o Surrealismo, o Cubismo, a Pop arte, bem como, a inspiração de designers contemporâneos como Alexander McQueen e John Galliano, nestes e em tantos outros movimentos e artistas. Noções de moda e arte têm sido investigadas, por numerosos académicos e filósofos, sendo a sua relação interessante, embora exigente, como tema de pesquisa. A relação co-existente dos dois temas, tem sido apontada, pesquisar trabalhos em casos específicos como Dali e Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent e Picasso ou Braque, bem como vários pintores e criadores de moda, o que numa investigação futura levaria a muitos outros exemplos. Assim, o objetivo desta pesquisa, foi o de apresentar os fortes aspectos de como a moda e a arte interagiram tendo, posteriormente, o design como ‘companhia’, oscultando a cultura e verificando a conexão de todos estes elementos. A busca pelas diversas formas de avaliação de obras de arte em termos estéticos e tentar perceber em que medida se poderá actuar da mesma maneira no que respeita a peças de moda. Este trabalho consiste na tentativa de explicar termos como arte, moda, estética e movimentos artísticos, investigá-los sob a perspectiva do design e de designers, a fim de mostrar, com a ajuda de recursos visuais, a relação existente entre todos os elementos. Para isso, contribuiu a ajuda de recursos visuais examinados, bem como, consulta de artigos académicos de outros pesquisadores, no sentido de fornecer mais credibilidade aos assuntos em foco. Com Worth, Poiret e outros famosos costureiros de moda parisiense, o relacionamento da arte obteve impulso, no que diz respeito à forma como os mesmos trabalharam e interagiram, com os artistas das épocas em que estavam inseridos. Sempre existiu uma considerável consonância entre moda e arte. As obras de épocas anteriores inspiraram as atuais e este ciclo continuou até aos dias de hoje. A moda, hoje em dia, é algo que vale a pena expôr em museus, possuindo um lugar próprio. Finalmente, conclui-se que a investigação da moda e arte é um processo contínuo, uma vez que, cada pesquisador avalia uma nova perspectiva ou critica a existente. As noções de moda e arte são sempre atualizadas, com a criação de novas obras, logo, entendemos ser melhor, trabalhar casos específicos para ter uma ideia mais clara sobre o relacionamento de ambas. A estética é um dos pontos a considerar, perante um produto atraente e acabado, sobretudo se tivermos um ‘julgamento’, positivo ou negativo, da ‘moda como forma de arte’. Do passado ao presente, arte e moda inspiraram-se mutuamente obtendo benefícios recíprocos apesar da moda, durante décadas, ter sido, apenas, olhada como uma frivolidade ou uma vaidade feminina.

URL: http://hdl.handle.net/1822/22401

 

LÓGICA SOCIAL DA MODA: APONTAMENTOS PARA UMA TEORIA CRÍTICA DA CULTURA DE CONSUMO, A. 2006

Autor: Miqueli Michetti

Orientador: Renato Bueno Franco

Tipo:  Mestrado

Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo: O trabalho analisa o fenômeno social da moda na contemporaneidade. A partir da teoria crítica da sociedade desenvolvida por Walter Benjamin, Theodor Adorno e Herbert Marcuse, bem como da atualização desse referencial realizada por es como Christoph Türcke e Fredric Jameson, e ainda de uma revisão das principais interpretações sobre o tema, é estabelecido um estudo sobre a lógica da moda em sua relação com a lógica social capitalista. Nesse sentido, a análise da moda coincide com o diagnóstico do presente histórico e constitui crítica social contundente. Ademais, o estudo tenta ir além da denúncia ideológica maniqueísta, analisando a moda enquanto fenômeno histórico, contraditório e multifacetado, marcado pela idéia do novo e do utópico, mas, principalmente, pela realização da ideologia, da reificação e do fetichismo da mercadoria. Essa reflexão teórica e crítica permite perceber a moda enquanto processo que se desenvolve dialeticamente com a modernidade e se estabelece como parte intrínseca da dominante cultural do capitalismo tardio, na qual economia e cultura são prematuramente imbricadas. Além disso, torna-se patente que, por meio da criação de necessidades de consumo e da adequação artificial dos desejos individuais aos interesses socialmente hegemônicos, a moda promove a reconciliação forçada entre indivíduo e sociedade. A análise leva, portanto, a apreender as implicações da lógica da moda no processo econômico e na formação cultural, social e individual na chamada sociedade de consumo. Assim, o estudo torna possível verificar que a moda forma um circuito de realimentação recíproca com o sistema capitalista, o qual integra, consolida, ratifica e estimula, de maneira a se instituir como elemento sutil, porém veemente, na formação social contemporânea.

URL: http://base.repositorio.unesp.br/handle/unesp/99003

 

MODA NO SÉCULO XXI: PARA ALÉM DA DISTINÇÃO, A. 2009

Autor:  Aline Gazola Hellmann

Orientador:  Sonia Maria Karam Guimarães

Tipo: Mestrado

Instituição: UFRGS - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul

Resumo: O presente estudo realizou uma investigação sobre a validade do critério de distinção social para explicar a moda como fenômeno social no começo do século XXI. Para tanto, procurou-se definir operacionalmente o conceito de moda, bem como delimitar a sua origem histórica e refletir sobre seu desenvolvimento no mundo moderno. Em seguida, foram revisitadas as idéias de quatro es seminais para a Sociologia da Moda, a saber, Thorstein Veblen (1857-1929), Georg Simmel (1858-1918), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Gilles Lipovetsky (1944-), procurando indicar a razão pela qual estes  foram tão influentes no debate sociológico sobre a moda e apontar os limites de suas respectivas abordagens. O estudo procurou ainda definir a moda no começo do século XXI, observando sucessivamente o fenômeno pelo lado da produção institucionalizada e pelo lado do consumo e de seus valores orientadores. Por meio do estudo realizado foi possível identificar novos atores e processos no sistema da moda e do vestuário, bem como valores e motivações mais individualistas e hedonistas nas experiências de consumo de bens de moda, sobretudo para os grupos sociais de maior poder aquisitivo. Não obstante, concluiu-se que a moda no século XXI, variável e inovadora como é, continua ligada à distinção, tanto quanto à construção da identidade, não apenas dos indivíduos, mas dos grupos sociais.

URL: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21459

 

MODA, ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE. 2013

Autor: Leilane Rigatto Martins

Orientador: Sergio Regis Moreira Martins

Tipo: Mestrado

Instituição: USP - Universidade De São Paulo

Resumo: A presente pesquisa estuda arte e moda buscando relacionar as duas áreas de conhecimento por meio das teorias interdisciplinares. A parte principal da pesquisa se concentra no estudo de três atos interdisciplinares ocorridos entre os artistas contemporâneos Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Vanessa Beecroft produzidos em parceria com Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton. Esses casos de estudo foram selecionados levando em conta o encontro entre moda e arte que busca enfatizar a ação benéfica da arte no produto de moda e da moda no campo da arte. A partir desses casos são levantadas questões pertinentes aos campos da arte, do design e da moda, evidenciando a troca entre eles, em que permeiam a complexidade que demanda um processo integrativo. Há interesse em investigar a qual tipo de interdisciplinaridade cada ato interdisciplinar atende, bem como estudá-los sob um olhar filosófico, sociológico e também sob algumas teorias da arte. Entende-se que o estudo interdisciplinar da moda relacionado a outras áreas concorre para formalizar a pesquisa neste campo.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-13052013-134330/pt-br.php

 

PESQUISA DE TENDÊNCIAS: UMA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA NO DESIGN DE JÓIAS, A. 2007

Autor: Maria Aparecida De Moraes Siqueira Campos

Orientador: Cláudio de Freitas Magalhães

Tipo: Mestrado

Instituição: PUC-Rio - Pontificia Universidade Católica – Rio De Janeiro

Resumo: O mundo dos produtos, como as jóias, perfumes, alimentos ou automóveis, não escapa da necessidade de uma contínua renovação e antecipação. A pesquisa de tendências, enquanto observadora da sociedade e seu contexto econômico-político-cultural, torna-se essencial para o design no desenvolvimento de produtos. Esta dissertação propõe a construção de uma fundamentação teórica para a conceituação das tendências de moda e design, a atuação do pesquisador, a prática das pesquisas de tendências e sua relevância na orientação estratégica do design. Apresenta, também, a importância do design dentro do gerenciamento estratégico das empresas e algumas iniciativas que contribuíram para a consolidação do design de jóias brasileiro e suas mudanças de paradigmas, como o impacto da industrialização, a valorização do conteúdo simbólico na concepção e consumo das jóias, a aproximação das jóias com a moda e o fortalecimento da joalheria de arte. Por último, apresenta a contribuição do Caderno de Tendências de Jóias para a atualização e sucesso do design de jóias brasileiro no Mundo.

URL: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10365/10365_1.PDF

 

RELAÇÃO ENTRE O PRODUTO DE MODA E A IMAGEM CONCEITUAL GERADORA: EM BUSCA DE UM MÉTODO, A. 2007

Autor: Adriana De Luca Sampaio Canto

Orientador: Aldo Litaiff

Tipo: Mestrado

Instituição: UNISUL - Universidade Do Sul De Santa Catarina

Resumo: O trabalho tem por objetivo, analisar a relação entre criatividade, moda e ‘imagem conceitual geradora’. Procura-se confirmar com isso, qual a relação que o acadêmico traça entre a imagem construída e a coleção ou produto de moda. Demonstra-se que as imagens aplicadas na ‘imagem conceitual geradora’ são as referências que formam o conceito, que se estabelece por meio da representação de

cada elemento composto no painel e descrito no release, justamente com a intenção de dar unidade a coleção. Porém, nesta busca de sentido será que o aluno compreende este processo? Será que os professores estão preparados para orientar os estudantes nesta busca de significados estabelecidos a partir da imagem? Estas são algumas das questões que formam o eixo desta pesquisa, que é realizada por meio de levantamento bibliográfico e de análise de projetos desenvolvidos pelos alunos do segundo semestre do curso superior de Tecnologia em Moda da Universidade do Sul de Santa Catarina.

URL: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=98092

 

SÃO PAULO FASHION WEEK E A TRANSFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA DA MODA NO BRASIL. 2013

Autor: Laura Cristina Prates Xavier Pansarella  

Orientador: Thomaz Wood Jr.

Tipo: Mestrado

Instituição: Fundação Getúlio Vargas

Resumo: Transformações relacionadas às Indústrias Criativas (ICs) dos países emergentes têm sido objeto de interesse de estudos acadêmicos. Entretanto, pesquisadores dos Estudos Organizacionais ainda não realizaram investigações relacionadas a transformações na Indústria Criativa da Moda (ICM). A ICM vem, de fato, sendo negligenciada por esse campo de estudos. Este trabalho visa, portanto, preencher essa lacuna. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo sobre a SPFW (São Paulo Fashion Week). O objetivo do estudo foi examinar como agentes relacionados a essa semana de moda internacional contribuíram, por meio de atividades discursivas, para transformar a prática da ICM no Brasil – de copiar moda de luxo estrangeira a desenvolver moda “nacional”. Como perspectiva teórica foi adotada a lente teórica “Discurso e Instituições”. Foram analisados textos produzidos por agentes relacionados à SPFW entre 1994 a 2011, tais como press releases, documentários e reportagens sobre os eventos. Foram realizadas, ainda, entrevistas com 13 profissionais do setor. O estudo levou a concluir que agentes relacionados à SPFW transformaram a prática da ICM pela produção e disseminação de textos que formaram o discurso “A ICM do Brasil produz moda própria, contemporânea e sofisticada” – de acordo com seus interesses. A aceitação dessa “nova realidade” pelos indivíduos, constituída por esse discurso, possibilitou um novo entendimento sobre a prática de produção da ICM: ser recomendável desenvolver moda própria, ao invés de ser aceitável copiar moda estrangeira. Tal formação discursiva, todavia, não ocorreu sem conflitos e disputas entre agentes. Também não ocorreu num vácuo social, mas foi favorecida por acontecimentos no contexto da globalização: crise da indústria têxtil, aumento na disponibilidade de informações, aversão à chegada de bens de luxo importados ao país, boom das modelos brasileiras.

URL: http://hdl.handle.net/10438/11088

bottom of page