top of page
Comunicação e Semiótica

 

COMUNICAÇÃO E MODA: QUANDO O REAL SE REALIZA EM SIGNO. 2011

Autor: Maria Gabriela Gama

Orientador: Moisés de Lemos Martins

Tipo: Doutorado

Instituição Universidade do Minho

Resumo: A utopia do corpo perfeito levou-nos a indagar sobre a imersão da técnica na vida, isto é, sobre a fusão da bios com a technê, da hibridez entre o orgânico e o inorgânico. Um corpo corrigido por geneticistas, por mecânicos da saúde, por investigadores, por informáticos e tantos outros técnicos, que são auxiliados por uma tecnologia cada vez mais depurada. Fomos tentando perceber como é que os avanços da tecnociência e da biotecnologia, da engenharia genética, da medicina, da mecânica, da robótica, da cibernética, revolucionaram o modo como o homem se pensava enquanto identidade singular. Procuramos perceber o que está em jogo quando a ciência aspira a criar vida. Estaremos perto de enformar o humano? Se o homem se defronta com a possibilidade de alterar de um modo consciente aquilo que ele é, colocamos a questão: que tipo de humanidade e de sociedade está o homem disposto a construir no futuro? Apesar de tudo, o mundo presente mostra-nos que o corpo se tornou uma matéria inacabada, um esboço a ser corrigido. Está a abrir-se um novo horizonte, em que a tecnologia pode permitir que o “ideal” se faça. Surgem novas possibilidades, para rapidamente se transformarem em novas obrigações. É um passo muito curto o que separa “qualquer coisa pode ser feita” de “alguma coisa deve ser feita”. Foi nossa intenção auscultar se o corpo se tornou numa escrita viva, possibilitando ou não novas formas de fabricação do self, se está em causa o fabrico de uma identidade à flor da pele. Procuramos, ainda, perceber como o novo estatuto dado ao corpo permitiu que se passasse a olhá-lo como espaço de múltiplas possibilidades, ou seja, como o espaço de todos os lugares e não-lugares. Constatamos que, sob o signo do messianismo, deu-se a proliferação da cirurgia estética, que nos mostra todo o valor social do corpo, uma identidade de construção somática: um corpo perspectivado como artifício, como peça que pode ser detalhadamente modelada, ajustada e reajustada. Embora não sendo nossa intenção fazer uma História da moda, encetamos uma Breve Arqueologia e Evolução da Moda e seus Criadores. Por aí se vislumbra que o que marca é o novo, e nessa entronização do presente, da novidade, já Debord exprimia, na década de 60, que a moda repele o já visto e move-se em territórios marcados por práticas indefinidas e ilimitadas. Um dos aspectos finais sobre que incidiu o nosso trabalho foi sobre o Portugal Fashion e toda a sua envolvente.

URL: http://hdl.handle.net/1822/13439

 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE COLECÇÕES DE PRODUTOS DE MODA. 2008

Autor: PAULA CRISTINA GOMES DA COSTA SOARES

Orientador: Maria da Graça Guedes

Tipo: Doutorado

Instituição: Universidade do Minho

Resumo: O mercado de produtos de moda tem vindo a acelerar a sua transformação, tanto ao nível do seu modus operandi, como das suas características específicas, em resultado da evolução das necessidades do consumidor, e respectivos grupos, e da pronta e rápida resposta que estes exigem à indústria deste sector. As novas características deste mercado, de que são exemplo a saturação dos mercados pelo excesso de oferta, a ampla oferta de marcas privadas de retalho, o acesso fácil à informação resultante das novas tecnologias e a globalização, impõem às marcas a necessidade de uma presença forte no mercado que as destaque e através da qual se estabeleça o envolvimento e consequentemente a lealdade à marca. De modo a contribuir para o reforço deste processo, concebeu-se um modelo de comunicação integrada de colecções de produtos de moda, com origem na análise do estado da arte e na investigação empírica na área de comunicação, modelo desenvolvido no contexto das marcas de produtos de moda e que é um reflexo desta realidade e do seu desempenho no mercado nacional. Pretende-se, através deste modelo, orientar as empresas do sector na optimização da gestão da interligação entre os múltiplos recursos de que dispõem para a optimização da emissão do conceito total ao mercado. A investigação empírica no mercado nacional de produtos de moda, desenvolvida com base num modelo preliminar, realizou-se através do recurso a várias as técnicas de investigação, entre as quais se destacam um inquérito por questionário estruturado junto de um conjunto de empresas com marcas próprias e a análise, com base na triangulação de dados, de dois estudos de caso – as empresas – e sete unidades de análise – as marcas – que actuam no mercado português. O modelo preliminar foi posteriormente aplicado a uma das unidades de análise de cada estudo de caso, possibilitando a adaptação do modelo à realidade específica do mercado de produtos de moda. A concepção do modelo de comunicação integrada para colecções de produtos de moda, tendo como base o sistema de comunicação entre a marca e o consumidor, permitiu concluir que o seu desenvolvimento é realizado através da comunicação da imagem de moda e da identidade da marca, numa troca contínua e construtiva para a marca na emissão de um conceito total, o qual é criado a partir de todos os aspectos com poder comunicativo, como o design das colecções, o marketing mix e a comunicação de marketing, sem recurso à totalidade dos seus meios, técnicas ou actividades.

URL: http://hdl.handle.net/1822/8479

 

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE MARCA, FOTOGRAFIA DE MODA E EROTISMO: AS CAMPANHAS SISLEY. 2007

Autor: VIVIANNE CABRAL E SILVA

Orientador: Luís Edegar de Oliveira Costa

Tipo: Mestrado

Instituição: UFG - Universidade Federal de GoiásResumo: Esta dissertação foi desenvolvida com o propósito de discutir as relações, estabelecidas e percebidas na contemporaneidade, entre a fotografia de moda e o erotismo. Mais detidamente propõe a análise das campanhas publicitárias da marca Sisley, com foco na importância e significado de tais expressões culturais para o estabelecimento de sua identidade perante seus consumidores.

URL: https://culturavisual.fav.ufg.br/up/459/o/2007_Vivianne_Cabral_e_Silva.pdf

 

CORPO ANTÍPODA - A REPRESENTAÇÃO DO CORPO HUMANO NO DESENHO DE MODA: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. 2014

Autor: Nancy De Palma Moretti

Orientador: Ernesto Giovanni Boccara

Tipo: Doutorado

Instituição: UNICAMPI - Universidade Estadual De Campinas

Resumo: Essa tese tem como proposição a hipótese da reconstrução do corpo humano através do desenho e ilustração de moda mediado por signos. Esta visibilidade do corpo vestido no desenho para a moda é também de natureza indicial, por sugerir um corpo humano que não existe como representação fiel, por não manter sua natureza anatômica efetiva. A esta fusão constituída na representação do corpo vestido denominaremos como sendo um corpo antípoda, aquele que tem sua existência na mente do estilista ou designer de moda durante o processo criativo de sua gestação imaginativa.

URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000936381&opt=4

 

CORPO NO CINEMA: VARIAÇÕES DO FEMININO, O. 2007

Autor: Ana Mery Sehbe de Carli

Orientador: Maria Lucia Santaella

Tipo: Mestrado

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo: O objeto desta pesquisa é o corpo feminino e os signos passíveis de serem analisados nas suas representações cinematográficas. Esses signos são visíveis e interpretáveis na silhueta do corpo; na roupa; nas partes erotizadas; nas atitudes; nas falas entre outras formas.

URL: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5700

 

DESFILE DE IMAGENS. UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM VISUAL DAS REVISTAS DE MODA, O. 2002

Autor: Patricia Sant'Anna

Orientador: Heloisa Andre Pontes

Tipo: Mestrado

Instituição: UNICAMPI - Universidade Estadual de Campinas

Resumo: No presente estudo, detive-me em analisar a moda através de revistas especializadas, nas quais pesquisei tanto o circuito interno de imagens, isto é, o diálogo visual que se trava internamente entre as fotografias, quanto as falas de seus construtores. Procurei demonstrar, assim, a inter-relação existente entre a visualidade das revistas e as relações profissionais. A moda, representação própria de nossa sociedade, é uma ação simbólica, e um aspecto que constitui uma linguagem que proporciona uma comunicação entre os indivíduos nessa cultura.

URL: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000249886

 

DESIGN DE MODA E/É COMUNICAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DE UM OBJECTO MUTÁVEL. 2012

Autor: João Alberto Baptista Barata

Orientador: Rui Alberto Lopes Miguel e Catarina Moura

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade da Beira Interior

Resumo: Esta dissertação aproxima o design à comunicação. ‘Comunicar’ indica o acto de tornar comum e é por esta via que são construídas as noções da realidade. Os objectos são obstáculos que o Homem projecta para remover os outros obstáculos do caminho. Com a criação destes desígnios o ser humano manipula, por via do engenho e da arte, as suas próprias limitações. Vilém Flusser indica, quanto à responsabilidade, que o designer pode responder com um contributo positivo. De ‘forma aberta’, dialógicos, inacabados ou intersubjectivos, os objectos podem colaborar para uma menor obstrução no progresso da cultura. Em referência às estruturas enganosas perante a natureza humana, encontramos o campo da moda. O vestuário cobre o pudor e ornamenta artificialmente o Homem. A moda, que se reconhece efémera, é facilmente posicionada no campo da comunicação. Todo o adorno representa uma ‘carta aberta’ sobre o seu utilizador. Os objectos, além das determinações problemáticas, são portadores de sentido. Esta dissertação indica uma aproximação a uma natureza - tal como a moda e os costumes sazonais - alterável. A proposta consiste na criação daquilo que poderá ser caracterizado como uma plataforma mutável onde existe um espaço de auto ajustamento próprio do utilizador.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1702

 

DESIGN E A FOTOGRAFIA DE MODA NA PROPOSTA EDITORIAL DA REVISTA KEY, O. 2011

Autor: Clelia Regina Vicari Crepaldi

Orientador: Jofre Silva

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade Anhembi Morumbi

Resumo: Esta pesquisa busca compreender os editoriais de moda em veículos conceituais do gênero, por meio de ensaios fotográficos. Para isso, toma como referência a revista Key, uma das poucas representantes no Brasil com este perfil, publicada pela jornalista Erika Palomino, no período de 2006 a 2008. A reflexão apresenta aspectos do design contemporâneo, principalmente o gráfico, bem como analisa as características de revistas de moda, observando o campo teórico da fotografia e o seu contexto cultural. No sentido de facilitar o entendimento do assunto, este estudo recupera ainda algumas experiências sobre a origem e o desenvolvimento da fotografia de moda conceitual. Por fim, a proposta e as características da revista Key orientam a discussão da natureza dos editoriais de moda embutidos em seus ensaios fotográficos.

URL: http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/clelia_crepaldi.pdf

 

DINÂMICA DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TÊXTEIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, A. 2014

Autor: Marcela Bortotti Favero

Orientador: Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez

Tipo: Dissertação

Instituição: USP – Universidade de São Paulo

Resumo: O estudo aborda a utilização das redes sociais como plataforma de comunicação das micro e pequenas empresas de confecção. A pesquisa se torna relevante por discutir temas importantes na atualidade: comunicação de marketing por meio de redes sociais e micro e pequenas empresas de confecção, justificando-se ainda, pela dificuldade que as micro e pequenas empresas apresentam de realizar ações de comunicação de marketing devido ao elevado investimento que as mídias tradicionais exigem. A proposta do estudo é identificar como as micro e pequenas empresas de moda estão utilizando as redes sociais para a comunicação com seu público consumidor. Para atender a esse objetivo foram definidos os seguintes passos: (a) Identificar um panorama geral da utilização das redes sociais pelas micro e pequenas empresas de moda; (b) Mapear as ações desenvolvidas no Facebook por essas empresas; (c) Verificar a resposta dos usuários em relação às publicações das empresas;(d) Levantar as postagens dos usuários nas fanpages das empresas; (e) Identificar o potencial de propagação das mensagens. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados em dois momentos, uma observação não participante das páginas das empresas selecionadas e a aplicação de questionário nos gestores destas. A análise dos dados permitiu observar que embora a literatura apresente como vantagem da utilização das redes sociais o contato mais próximo com o consumidor facilitando assim o diálogo com baixo investimento, na realidade o que se observa são publicações com linguagem informal concentradas na divulgação dos produtos, tornando a fanpage uma plataforma que se assemelha a um catálogo virtual, possibilitando inclusive a comercialização. A interação do usuário com a página concentra-se nas curtidas. Quando estes comentam ou publicam espontaneamente costumam abordar assuntos como: interesse em compra, elogio a marca e reclamações.

Palavras-chave: Comunicação de marketing, Confecções, Facebook, Micro e pequenas empresas, Redes sociais.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-29052014-154630/es.php

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO COMUNICACIONAL NO AMBIENTE DE LOJAS DE ATACADO FAST FASHION: A NARRATIVA VISUAL PARA O CONSUMO NO MEGAPOLO MODA. 2015.

Autor:  HELOÍSA KAZUKO OMINE

Orientador: João Luiz Anzanello Carrascoza

Tipo: Mestrado

Instituição:  ESPM - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing  

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por intuito investigar como as narrativas visuais são aportadas nas lojas de atacado de moda fast fashion, situadas no Megapolo Moda, primeiro shopping center de atacado especializado em moda do país. Seleciona o segmento de moda, e mais especificamente, a loja de atacado de moda fast fashion para a investigação, uma vez que nelas se apresenta o fenômeno da moda como prática de obsolescência programada e acelerada de produtos; sendo esses ambientes, locais propícios para se investigar a produção comunicacional através da construção de narrativas visuais permanentes ou efêmeras que vinculadas aos temas de tendências de moda da estação e adotando os recursos de visual merchandising estabelece o processo de obsolescência programada. O trabalho apresenta como resultado a estruturação de um quadro esquemático de narrativa visual que permite verificar como essas narrativas estão contidas nos ambientes de loja de atacado de moda fast fashion, mesmo não tendo sido intencional. O resultado demonstra que há sim, a possibilidade do desenvolver uma metodologia de narrativas visuais, a partir do quadro esquemático, e efetuar a aplicação da mesma como estratégia comunicacional da loja de atacado fast fashion.

URL: http://tede2.espm.br/handle/tede/61

 

E SE COLOCAR PIMENTA?: ANÁLISE SEMIÓTICA DA IDENTIDADE DA MARCA CHILLI BEANS. 2012

Autor: Viviane De Azevedo Santana

Orientador: Luis Alexandre Grubits De Paula Pessoa

Tipo: Doutorado

Instituição: PUC-Rio - Pontíficia Universidade Católica Do Rio De Janeiro

Resumo: Esta dissertação apresenta o estudo de caso de uma marca brasileira de acessórios de moda, a Chilli Beans. A análise utiliza o modelo Projeto/Manifestação de identidade de marca proposto por Andrea Semprini (2010), baseado no ferramental teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, ainda pouco explorado na pesquisa de mercado no Brasil. Concebido para o contexto pós-moderno, o modelo compara a proposta de identidade enunciada pelos gestores da marca com a identidade de marca percebida pelo público a partir das manifestações desta, intencionando verificar a compatibilidade entre ambas. O objetivo deste trabalho é, portanto, explicitar as aproximações e afastamentos entre o projeto de marca proposto pelos gestores da Chilli Beans e as interpretações das manifestações da marca pelos consumidores. A metodologia aplicada consiste em pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas com os gestores da marca e com o público atingido por ela. Esse material é, então, analisado conforme a proposta de Semprini (2010). Os resultados da pesquisa indicam que há correspondência entre o que a marca se propõe a ser e a forma como o público a entende. Entretanto, algumas manifestações específicas da marca atenuam essa relação. A identificação dessas fragilidades permite aos gestores da marca a adaptação de sua proposição de sentido ou da maneira como apresentam suas manifestações em prol do estabelecimento de uma marca mais consistente.

URL:

http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=1012842_2012_Indice.html

 

ENGENHARIA DA MODA E OS PROGRAMAS DAS TVS POR ASSINATURA: (ANALISE DAS TENDENCIAS DE MODA PRIMAVERA/VERÃO 97 ATRAVES DOS ESTUDOS DE CASOS DAS EMPRESAS "PROMOSTYL", "CIBA" E "DU PONT" E OS PROGRAMAS "86-60-86" E "STYLE"), A. 2001

Autor: Joelma Leão

Orientador: Etienne Ghislain Samain

Tipo: Mestrado

Instituição: UNICAMPI - Universidade Estadual de Campinas

Resumo: Essa dissertação de mestrado pretende analisar as tendências da moda primavera/verão 97, para os segmentos adultos masculino e feminino, através dos discursos e imagens oferecidos e considerados dentro de estudos de casos de três empresas multinacionais, que comercializam informações e matéria-prima para produção de vestuário e dois programas de moda das TV s por assinatura.

URL: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000217740

 

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA DE MODA: ESTUDO DE CASO - PROJETO PARA A MARCA NOBRAND, A. 2014

Autor: Inês Cerqueira Mendes De Oliveira

Orientador: B. Providência e Maria da Graça Guedes

Tipo: Mestrado

Instituição Universidade do Minho

Resumo: Alguns dos aspetos mais importantes sobre a comunicação de uma marca estão geralmente relacionados com a sua imagem. Tudo o que faz parte de uma marca, todos os seus componentes, podem dizer muito sobre esta em termos de reputação e imagem. Segundo alguns autores, citados neste trabalho, afirmam que, pelo menos desde o início do séc. XIX, as marcas e a publicidade têm evoluído juntas e em consonância com a sociedade de consumo. O presente trabalho refere a importância da comunicação na construção de uma Marca de Moda. Uma marca deve ser comunicativa, atraente para os seus consumidores e deve estar em constante atualização, e tudo isto se inicia através da forma como a estratégia da marca é construída ou planeada. Com intuito de entender melhor como funciona uma marca de moda e quais as normas que regem a comunicação da mesma, desenvolveu-se um estudo sobre a marca de calçado NOBRAND. Para sustentar teoricamente todo este trabalho, debruçamo-nos sobre uma revisão bibliográfica completada com a observação directa à marca. Esta observação, possibilitou colaborar em diversos trabalhos dentro da empresa que resultaram na elaboração de um novo plano de comunicação. Foram também analisadas outras marcas de moda ao nível da comunicação. No final deste trabalho, e depois da análise de um mercado do interesse da marca, desenvolveu-se um manual da marca, como complemento ao plano de comunicação.

URL: http://hdl.handle.net/1822/29490

 

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PUBLICAÇÕES DE MODA ONLINE: ESTUDO DE CASO DA REVISTA COLAGENS BOÉMIAS. 2014

Autor: Eduarda Gomes De Almeida

Orientador: Joana Cunha e Maria Gabriela Gama

Tipo: Mestrado

Instituição Universidade do Minho

Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como finalidade analisar uma publicação de Moda online e, desenvolver uma estratégia de comunicação que seja capaz de chegar a mais públicos-alvo. Numa primeira instância, a pesquisa incide sobre os efeitos da globalização na sociedade contemporânea e nas possibilidades que oferece. Neste sentido, os meios de comunicação e, mais especificamente as revistas de Moda tiveram de adaptar-se a novos processos de interação com os seus leitores. O universo online permite agora uma infinidade de caminhos possíveis, para a transmissão/receção de informação. A forma como se comunica uma determinada mensagem foi reajustada, e os canais disponíveis para a divulgar crescem a cada dia que passa. Tendo em conta esta nova problemática, selecionou-se uma publicação de moda, arte e design, que estivesse inserida na dinâmica deste meio. A escolha recaiu na Revista Colagens Boémias, uma publicação recente no mercado, que apresenta uma grande variedade temática e uma linguagem em sintonia com a contemporaneidade. Aqui foi recolhida informação relativamente à sua origem, identidade, público-alvo, concorrência e mensagem transmitida enquanto publicação de moda online. Posteriormente foi desenvolvido um plano de comunicação, para a revista que tem como objetivo difundir uma mensagem específica e estabelecer uma relação de proximidade com o público. Neste sentido foi elaborada uma estratégia de comunicação, a ser implementada de modo a alcançar os objetivos pretendidos. Esta consiste num guião para uma curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, que depois de executada será distribuída através da internet e das redes sociais.URL: http://hdl.handle.net/1822/29473

 

ESTUDO DE OBSTÁCULOS NA AMPLIAÇÃO DO MERCADO DA MODA ATRAVÉS DA WEB. 2008

Autor: Taciana Vicente Viana

Orientador: Hélder Carvalho

Tipo: Mestrado

Instituição Universidade do Minho

Resumo: O comércio electrónico demonstrou um enorme crescimento global na última década, tendo sido possível observar a adesão de inúmeras empresas de vários sectores. O sucesso inicial dos livros vendidos através da livraria virtual Amazon.com foi exemplo e inspiração para vários produtos, considerados globalizados, como CDs, electrónico, até automóveis. Contudo, as empresas do vestuário e da moda não demonstraram adesão ao mesmo nível que os outros sectores. Assim, este mercado perde a oportunidade de ascendência e ampliação com as diversas vantagens e oportunidades que, nomeadamente, as vendas online proporcionam. Neste trabalho apresenta-se uma investigação dos motivos que levaram o mercado da moda a não acompanhar a adesão ao comércio virtual. Com este fim, foi feita uma análise a 246 websites de empresas do vestuário para constatação de quantas oferecem ao consumidor a venda online e foi aplicado um inquérito junto aos utilizadores de Internet que obteve 227 respostas válidas. Todos estes recursos de investigação somados a 17 entrevistas com profissionais do sector possibilitaram criar uma lista dos obstáculos encontrados e assim propor uma solução ideal de website para venda específica do produto de moda através da web. A proposta representa um contributo para se ultrapassarem os obstáculos encontrados, de maneira simples e acessível a pequenas, médias e grandes empresas da moda. Desta forma, os produtos do vestuário podem participar de forma mais efectiva das compras online do consumidor virtual, que demonstra necessidades específicas e diferenciadas quando se trata de compra de produtos do vestuário.

URL: http://hdl.handle.net/1822/7980

 

FACEBOOK E AS MARCAS DE MODA: AUMENTO DAS VENDAS ONLINE?. 2012

Autor: Eliana Mendes

Orientador: Miguel António Sousa Abrunhosa de Brito

Tipo: Mestrado

Instituição Universidade do Minho

Resumo: Um dos fenómenos sociais atualmente mais em foco, e que tem vindo a crescer de forma intensa, são as redes sociais materializadas na Internet. Surgiram como meio de fomentar o contacto entre pessoas conhecidas, no entanto, têm vindo a crescer como forma de divulgação nos mais diversos contextos. As pessoas passam uma parte cada vez maior do seu tempo livre online, e cada vez mais são adeptas das redes sociais. O Facebook é das redes sociais que mais sucesso tem alcançado nos últimos tempos. Diversas marcas comerciais usam-no como uma nova forma de comunicarem diretamente com os consumidores e receberem feedback, tentando assim criar uma relação mais próxima com o cliente. Neste trabalho é feito um estudo no sentido de aferir se esta nova ferramenta apresenta potencial para o aumento das vendas online de produtos de moda.

URL: http://hdl.handle.net/1822/24697

 

IDENTIDADE DA MARCA LINO VILLAVENTURA NA MODA BRASILEIRA. 2004

Autor: Ligia de Oliveira Sale

Orientador: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira

Tipo: Mestrado

Instituição: PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo: Desde a metade do século XX, a produção do efeito de sentido de identidade de marca tem sido um dos principais objetivos dos criadores de moda brasileira e das grifes que buscam se diferenciar das outras marcas presentes no mercado nacional. Constitui-se o referencial teórico da semiótica discursiva, as postulações de Aígirdas Julíen Greimas e colaboradores sobre contrato fiduciário e veridicção, assim como os desenvolvimentos de J.-M. Floch e E. Landowski para analisar a contribuição da identidade a partir dos valores em circulação na marca. O presente estudo visa analisar de que forma a marca de um expoente dessa geração de estilistas, Lino Villaventura, projetada no discurso no papel daquele que enuncia, o enunciador, posiciona suas coleções e logotipos como objeto-valor para os sujeitos consumidores.

Dessa construção e formas de visibilidade do enunciador é que o estudo semiótico objetiva depreender que simulacros de identidade a marca Lino Villaventura edifica. Partindo das análises das roupas como o principal alicerce para a compreensão da construção da identidade de marca, foram investigadas coleções de moda produzidas  entre 1996 e 2003, nas quais examinou-se como as criações de Lino Villaventura são articuladas pelas correlações entre plano da expressão e plano do conteúdo, O estudo foi feito a partir de uma separação de três períodos diferentes em que se verificou, entre itens e Iooks das coleções, como a homologação dos dois planos possibilita determinar as isotopias de seu trabalho, os valores circundantes é as estratégias discursivas utilizadas na construção desse texto.  Essas análises permitiram identificar de que maneira está figurativizada a identidade da marca nessas coleções, configurando sanção cognitiva de reconhecimento de dois estilos distintos que são arquitetados na diacronia dos desfiles e que se intercalam. Em seguida, a análise dos três logotipos permitiu averiguar como a visibilidade da marca reitera os efeitos de sentido engendrados pelo enunciador e seus valores identificados nas roupas. Como resultado, vemos que a intertextualidade, centrada principalmente no fazer artesanal, é utilizada pelo enunciador da marca em um dos estilos construídos como componente fundamental na edificação do sentido, ressemantizando outros textos da cultura, de modo a produzir um valor al a um destinatário específico. Temos modos de estar no mundo que são intercambiáveis e valores que podem coexistir, embora pareçam contraditórios, na edificação de uma identidade única e coesa para a marca Lino Villaventura.

URL: http://www.ufrgs.br/infotec/teses-03-04/resumo_2462.html

 

IDENTIDADE VISUAL NO PROJETO GRÁFICO DE REVISTAS DE MODA, A. 2015

Autor:  Márlon Uliana Calza

Orientador: Ana Claudia Gruszynski

Instituição: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tipo: Tese

Resumo: A tese analisa o projeto gráfico de revistas impressas de moda, problematizando a forma como seus elementos estruturais e visuais contribuem para a conformação de sua identidade visual e para a proposição de contratos de leitura. Problematiza as relações estabelecidas entre os campos do jornalismo e da moda, a partir do tensionamento de seus princípios e valores, incorporados pelo projeto gráfico das publicações: efemeridade e periodicidade; novidade e continuidade; normatividade e credibilidade; além da imitação e da diferenciação. Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa teórica, a pesquisa de contextualização, e a pesquisa iconográfica, sendo que constrói-se uma abordagem sincrônica e outra diacrônica na problematização do objeto, a partir de aspectos jornalísticos, editoriais, históricos e visuais. A análise das revistas é realizada em duas etapas: na primeira etapa realiza-se uma observação exploratória de diferentes revistas de moda, nacionais e internacionais, que, somada aos aportes teóricos, possibilita a construção de um quadro de segmentação e caracterização das revistas de moda – composto por eixos e categorias relacionados ao seu gênero, target e tratamento dado aos temas, à sua periodicidade e circulação. A partir do instrumento, definese o corpus, constituído por cinco publicações brasileiras: UseFashion, ffw>>mag!, Elle Brasil, Estilo de Vida e Manequim. A partir da seleção de três edições de cada  publicadas no ano de 2013, realiza-se uma análise qualitativa, de modo comparativo e sistemático, e em conformidade às unidades e aos operadores analíticos definidos. Conclui-se que a identidade visual das revistas constitui-se a partir de elementos que não restringem-se à sua marca, propondo contratos de leitura que pressupõem o estabelecimento de relações visuais internas e externas às publicações – que visam à sua identificação, mas também à sua diferenciação junto ao segmento. Tais relações são manifestas pelo projeto gráfico, a partir da adoção de elementos recorrentes, comuns e particulares, identificados em cada uma das categorias de revista propostas, que articulam-se à cadeia da moda e dedicam-se: à (i) divulgação de matérias-primas, fornecedores e tendências; à (ii) cobertura dos desfiles e lançamentos; à (iii) moda conceitual; à (iv) moda e ao luxo; aos (v) guias de serviço; e à (vi) produção manual das roupas. Ao passo que as revistas do segmento de moda adotam certa padronização, aderindo a um quadro de referência compartilhado, buscam a sua diferenciação, através da adoção de práticas e estratégias editoriais, institucionais e comerciais particulares, além da atualização do passado e da renovação no tempo.

URL: http://hdl.handle.net/10183/115890

IMPACTO DAS REDES SOCIAIS E WEBSITE NO DESEMPENHO COMPETITIVO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS DE CALÇADOS. PRESENÇA DIGITAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA. 2016

Autor: GINTARE HERMANA VICIUTE

Orientador: António Manuel Dinis Ribeiro Marques.

Tipo: Mestrado

Instituição: Uminho - Universidade do Minho.

Resumo: O surgimento das novas tecnologias de informação, o desenvolvimento e exploração do mundo virtual e o aparecimento das redes sociais nas últimas décadas, provocou grandes mudanças tanto nas vidas dos indivíduos como no mundo dos negócios, abrindo novas possibilidades e desafios, e alterando os comportamentos do consumo à escala global. Hoje em dia estar presente nas plataformas digitais torna-se uma obrigação para as marcas, não só porque há inúmeras vantagens para a marca em si, mas também porque cada vez mais os novos consumidores são mais experientes em tecnologia, mais exigentes em relação aos produtos e às marcas e que procuram as marcas através dos motores de busca. Há também um crescente número de consumidores a pesquisar pelas marcas através das redes sociais, com objetivos de conhecer a marca, de tentarem aproximar-se e interagir com a marca, recolher mais informações e feedback sobre a marca e os produtos ou serviços da mesma, tomando só, posteriormente, a decisão de compra, tornando-se num cliente fiel ou não da marca. Estar presente nas plataformas digitais só por si não chega, podendo inclusive prejudicar a marca. Se a empresa não tiver uma estratégia de marketing digital correta e eficientemente implementada, pode ser penalizada pelo seus mercados, pois estar presente online é de igual ou até superior importância face à presença física no mercado. A marca está exposta globalmente aos consumidores, não tendo o controlo sobre a imagem da marca, permitindo aos consumidores uma grande força de expressão nas redes sociais. Esta investigação é uma tentativa preliminar de analisar o impacto da presença digital das empresas de moda e no seu desempenho, mais especificamente no setor do calçado, e perceber, se as vantagens das redes sociais e websites para as empresas poderão ser definidas como uma vantagem competitiva. Além do estudo das marcas e da participação das mesmas nas plataformas digitais, propôs-se estudar o lado do consumidor, onde foram definidos os estudos necessários para avaliar a participação e as expectativas dos seguidores da marca nas plataformas digitais. Sendo assim, para a investigação desta dissertação optouse pela metodologia qualitativa, sendo mais adequada quando se pretende investigar uma pequena amostra de entidades. Para levar a investigação a “bom porto” e conseguir resultados objetivos, optou-se pela utilização de três ferramentas metodológicas distintas e complementares: estudo de caso, focus group, e estudo longitudinal, que permitem recolher a informação em profundidade sobre as marcas em investigação. A investigação demonstrou que a presença digital pode aumentar a vantagem competitiva das marcas, ganhando o reconhecimento da marca com uma maior visibilidade, criando relações fortes com os seus novos clientes e reforçando a ligação com os clientes já existentes, chegar às pessoas que, por outros canais, não se iria conseguir chegar, obter informações e feedback sobre os produtos, campanhas e serviços da marca. Os resultados da investigação sugerem que o maior foco deveria ser na criação do conteúdo focado no público-alvo da marca e no forte envolvimento da mesma nas redes sociais; estes dois fatores influenciam fortemente o sucesso da marca nas redes sociais, e por fim, ter a possibilidade de ganhar vantagem competitiva através da presença digital. Muito importante para as marcas é conhecer o seu público-alvo, e baseando-se nisso, criar um conteúdo que eles queiram e desejem. A marca não se pode esquecer de ser coerente e transparente de forma a ganhar a lealdade e confiança dos clientes. Dada a natureza qualitativa da investigação e o facto de que as plataformas digitais, nomeadamente redes sociais, serem uma área emergente na pesquisa e que está em desenvolvimento, os resultados devem ser considerados como exploratórios. Embora as empresas estudadas tenham marcas fortes e modelos de negócio diferentes, estas devem ser estudadas, analisadas detalhadamente e comparadas para uma melhor visão das ações fundamentais de forma a competir com sucesso nesta área emergente e com um grande potencial.

URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/42596

 

IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM DO VESTUÁRIO E A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE A MESMA, A. 2013

Autor: Plácida Mendes

Orientador: Maria Madalena Pereira

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade da Beira Interior

Resumo: Este estudo tem como principal objectivo apresentar a relação directa existente entre o vestuário e a semiótica, na tentativa de encontrar a forma como o vestuário comunica com o utilizador e principalmente com o espectador, e como essa mesma comunicação se tem tornado cada vez mais frágil e de difícil leitura. Uma das problemáticas que surgiu na abordagem deste tema foi a nível da ambiguidade da linguagem visual do vestuário e da veracidade da informação que transmite. Aliado a essa problemática, temos o fenómeno da globalização, que dificulta de forma significativa, todo o processo de comunicação do vestuário. Ainda que a possibilidade de aferir informação precisa acerca alguém através da mera observação das roupas utilizadas possa nem sempre ter sido simples, actualmente, com a globalização, tal fonte de conhecimento tem-se vindo a tornar cada vez menos fiável.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1724

 

INFORMAÇÃO E O CAMPO DAS MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DA MODA EM MINAS GERAIS: A ENTRADA NO CAMPO DA INDÚSTRIA DA MODA, A. 2000

Autor: Maria Eugênia Albino Andrade

Orientador: Regina Maria Marteleto

Tipo: Doutorado

Instituição: URFJ - Universidade Federal do Rio De Janeiro

Resumo: Analisa as práticas informacionais dos micro e pequenos industriais do campo da moda, mais especificamente do setor do vestuário, em Minas Gerais, em sua interação com o universo social, cultural, político, econômico e organizacional. Busca entender como se caracterizam as atividades informacionais das micro e pequenas empresas do campo da moda e de que maneira sua posse e utilização constituem elemento diferencial na atuação dessas organizações e possibilitam a geração de novas informações consolidadas na roupa. A pesquisa se desenvolve em torno de três eixos básicos: a informação, a moda e as micro e pequenas empresas, tendo como suporte teórico os seguintes es: Dervin, Marteleto, Rattner, Furtado, Prado Jr., Bourdieu, Lipovetsky e Wilson. O universo da pesquisa é constituído de micro e pequenas indústrias do setor de vestuário de Minas Gerais. Foram realizadas 19 entrevistas em 14 micro e pequenas indústrias localizadas em Belo Horizonte. Buscando ampliar a compreensão da representatividade das micro e pequenas empresas brasileiras em geral e das do vestuário em particular, foram analisados dados quantitativos sobre essas organizações em fontes secundárias. Foram estabelecidas, para fins de análise, três categorias de produtores de moda: os criadores, os adaptadores e os reprodutores. As conclusões apontam para uma diversidade das práticas informacionais das três categorias, influenciadas pelos capitais simbólico e econômico detidos pelos atores. A posição dos agentes sociais no campo da indústria da moda mostra uma relação direta entre sua capacidade de obter, processar e gerar informações. As informações sobre moda e sobre o contexto sóciopolítico-econômico são obtidas de diferentes fontes, tais como: viagens ao exterior, programas de TV, revistas internacionais e nacionais, fornecedores de matéria-prima e pessoas, principalmente familiares. O estilista está sempre atento às informações que transitam pelo mundo e suas práticas informacionais – que se iniciam antes de sua entrada no campo da moda, como elemento de seu capital social – vão se aprimorando com a convivência no campo.

URL: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/412/225

 

JORNALISMO DE MODA: COBERTURA JORNALÍSTICA ONLINE DA MODALISBOA, O. 2013

Autor: Ana Lúcia Duarte Pais

Orientador: Anabela Gradim

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade da Beira Interior

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a forma como o jornalismo aborda um dos temas que carateriza a sociedade atual: a moda. Desde que surgiu, a moda alterou a forma como vemos e vivemos a nossa sociedade. Com um papel sociológico e comunicativo que, muitas vezes não é perceptível ou reconhecido, a moda é parte da economia, de estilos de vida e da forma como nos relacionamos em várias situações. A moda funciona como um processo comunicativo, revelando sem palavra, emoções, estados de espírito e posições sociais. Um processo tão multifacetado como este mereceu atenção por parte dos media. Durante o desenvolvimento da imprensa como indústria, surgiram formas diferentes de conceber o jornalismo. Nesta dissertação, são analisados e descritos conceitos como a produção noticiosa, o acontecimento, os valores-notícia e os jornalismos especializados. Atualmente, o público é cada vez mais seletivo e pretende a informação da sua preferência, com os assuntos que lhe despertam maior interesse. O jornalismo especializado surgiu como forma de responder a essa necessidade e como um novo modelo de negócio lucrativo para os media. O tratamento que os media dão, de forma exclusiva e especializada, aos temas que envolvem a moda tem como nome jornalismo de moda. Várias são as publicações completamente dedicadas ao tema, com uma linha editorial muito própria, assim como o discurso. A linguagem, a importância da imagem e um caráter publicitário vincado distinguem o jornalismo de moda do jornalismo generalista, de desporto, de viagens, etc. O jornalismo de moda contitui-se como uma forma de infoentretenimento que agrada ao seu público-alvo. Para poder analisar estas diferenças e perceber a forma como meios generalistas e especializados falam sobre moda, é feita uma análise de conteúdo de três meios que cobriram o ModaLisboa Trust, o maior certame do género em Portugal. Os resultados obtidos após esta análise são conclusivos: um meio generalista não consegue fazer o mesmo nível de cobertura de um meio especializado, já que o nível de atenção e de enquadramento é diferente, assim como o tipo de linguagem. Mas um suplemento informativo, como o que é analisado nesta dissertação, pode. Conclui-se que o tratamento dado por esse suplemento tem uma maior riqueza textual, constituíndo-se, assim, como concorrências às publicações inteiramente dedicadas à moda.

URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1601

 

bottom of page