CELEBRIDADES E AS MARCAS DE MODA DE LUXO ACESSÍVEL: CASOS PORTUGUESES, AS. 2013
Autor: TERESA SALOMÉ OLIVEIRA CAETANO ALVES
Orientador: Theresa Lobo
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Resumo: A presente dissertação enquadra-se na área do marketing de luxo, procurando compreender o papel das celebridades nas marcas de moda de luxo acessível. A revisão da literatura incide sobre o conceito de luxo e sobre a ligação conceptual entre marcas, moda e celebridades. O modelo conceptual desenvolvido sintetiza os principais elementos orientadores e revela a inexistência de um quadro conceptual consolidado sobre a temática estudada. Adota-se como estratégia de investigação empírica o estudo de caso múltiplo, incidindo sobre quatro estilistas portugueses associados ao luxo acessível. Os resultados indicam que os estilistas estudados apostam em estratégias comparáveis, na valorização da variável integridade do produto e da sua relação com um preço premium e consideram que a associação às celebridades certas pode agregar valor às suas marcas e aumentar a sua notoriedade.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1735
COMPORTAMENTO DE COMPRA DE VESTUÁRIO DAS MULHERES EM SHOPPING CENTERS E LOJAS DE RUA DA CIDADE DE LONDRINA, O. 2009
Autor: SÉRGIO ROBERTO FERREIRA
Orientador: Paulo Henrique Muller Prado
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Resumo: Este trabalho visa a descrever o comportamento de compra de vestuário das mulheres em shopping centers e em lojas de rua da cidade de Londrina e identificar as diferenças nos perfis de comportamento, buscando nortear os segmentos de mercado. Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão e compreensão do contexto do problema, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva através de questionário estruturado, dividido em sete sub-fases: identificação da respondente, reconhecimento da necessidade, busca de informação, avaliação das alternativas, influência na decisão de compra de vestuário, avaliação pós-compra e classificação socioeconômica. Nesta fase foram aplicados questionários a 320 consumidoras. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que há a predominância de similaridades, porém foram encontradas algumas diferenças relativas a certos aspectos comportamentais no Processo de Decisão do Consumidor. Além disso, verificou-se, também, a relação entre os construtos de todo o Processo. Vale ressaltar que, por meio da análise de aglomerados, foi possível a identificação de cinco grupos de perfis das entrevistadas: exigentes, satisfeitas e sociáveis, dependentes, criteriosas e inseguras. Isso contribuiu para verificar a segmentação de mercado, com base na importância atribuída aos atributos considerados e avaliados pelas consumidoras nas lojas de shopping centers e lojas de rua.
URL: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/18749/_pos%20defesa%20pdf.pdf?sequence=1
COMPORTAMENTO INFORMACIONAL NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING: UM ESTUDO EXPLORATORIO NO SETOR DO VAREJO DE MODA, O. 2003
Autor: ANDRÉ RICARDO ROBIC
Orientador: Fauze Najib Mattar
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo: O presente trabalho não se deteve numa análise comparativa entre os diversos modelos de sistemas de informação de marketing apresentados na literatura, seja buscando definir qual o melhor entre eles, seja buscando propor um novo modelo. O objetivo foi introduzir o conceito de Comportamento Informacional e chamar a atenção para a sua importância como fator que deveria ser estudado e agregado aos modelos de sistema de informações de marketing, e que poderia ser determinante para o seu sucesso. A partir da revisão bibliográfica, foram elaboradas as variáveis para se medir o comportamento informacional das empresas, e foi construído o conceito de sucesso para os sistemas de informação, definido em estudos específicos realizados para esse fim por outros es. Em seguida, lançou-se mão da metodologia de estudo de caso, aplicado em três empresas do setor de varejo de moda, que tem um uso intensivo da informação. A análise comparada dos resultados de cada empresa e o cruzamento entre elas sugeriu que a existência de um Comportamento Informacional resulta em maior satisfação dos usuários dos sistemas de informação e marketing e, portanto, numa maior eficácia desses sistemas, abrindo caminho assim para que novas pesquisas possam estudar em maior profundidade essa hipótese, buscando assim a sua confirmação.
CONFIGURAÇÕES DE UMA PLÁSTICA: DO CORPO À MODA. 1998
Autor: Kathia Castilho Cunha
Orientador: Ana Cláudia Mei Alves de Oliveira
Tipo: Dissertação
Instituição: Pontifícia Universidade Católica -SP
Resumo: A relação que se estabelece entre a plástica do corpo da moda como dois discursos significativos, constituem, uma das possibilidades de presentificação, integração do sujeito ao mundo e, ainda, um dos principais modos de estabelecimento de suas relações com o outro. Encontramos assim, no vestuário, uma estrutura que se relaciona diretamente com o corpo humano por meio da relação plástica que se demonstra pertencente a um determinado contexto cultural, revelador de códigos precisos, estabelecidos pela própria ordem social. É justamente nessa junção entre corpo e moda entendida sob a luz da semiótica discursiva, que se estruturam modos de presentificações do sujeito, o qual constrói e manifesta um determinado discurso sobre seu corpo objetivando capturar a atenção do outro a fim de garantir o reconhecimento de sua identidade por meio de qualidades e atributos reconhecíveis por meio da linguagem visual. Dessa forma as variações que a moda oferece ao corpo no âmbito do ser e do parecer são amplas, e possibilita o estabelecimento da distinção por meio dos programas narrativos que o sujeito estrutura enquanto discurso manipulativo que se expressa nas situações de interação. De forma abrangente, podemos definir o contexto social inicialmente em termos étnicos: cada povo possui seu próprio traje ou forma de ornamentar-se, assim como possui sua própria língua. Nessa ótica, cada indivíduo encontra-se vinculado a um modo de vestir-se e a todos os nexos institucionais ou afetivos que fazem a ligação entre o sujeito e o grupo ao qual pertence. Em cada uma dessas organizações manifestam-se características de oposição e distinção particulares entre o universo masculino e feminino, que fundamentam, na concepção do masculino e feminino uma visão particular do mundo. O corpo, como suporte sensível apresenta-se, conformado, anulado, dissimulado ou exponenciado pela plástica da moda que o reveste pelos aspectos estéticos, topológicos, ressemantizando e potencializando assim sua capacidade discursiva.
URL: http://www.ufrgs.br/infotec/teses97-99/cunha-pucsp98.htm
CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DOS CALÇADOS PARA MENINAS DOS 8 AOS 12 ANOS, A. 2010
Autor: MÁRCIA BUDKE POPIEN
Orientador: Cláudio Hoffmann Sampaio
Tipo: Mestrado
Instituição PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: No contexto da pesquisa de marketing, a relação entre o comportamento de consumo e os significados atribuídos aos bens consumidos, bem como o papel do ritual neste processo, vêm desafiando pesquisadores. Na área de construção e transferência de significados, um dos estudos de maior aplicação no campo acadêmico, tem sido o de McCracken (1986), que define que o significado desloca-se do mundo culturalmente constituído para os bens, e deste para os consumidores, através de rituais. Neste sentido, este estudo tem por objetivo entender o processo de construção de significados, enfatizando o papel da televisão neste contexto, em especial no que concerne ao consumo de calçados infantis. Com efeito, a televisão tem sido o meio de comunicação que concentra o maior volume de verbas publicitárias do setor calçadista, inclusive no segmento infantil. Por isso, este estudo dá ênfase ao Sistema de Propaganda (McCRACKEN, 1986) com destaque para o meio televisivo. Na perspectiva do sistema de propaganda, esta pesquisa realizou entrevistas em profundidade, tanto com os profissionais de marketing responsáveis pela campanha da marca Hello Kitty para a televisão quanto com suas consumidoras e suas mães. O corpus deste estudo foi definido a partir de uma pesquisa exploratória qualitativa, com meninas consumidoras, de 8 a 12 anos, dos calçados Hello Kitty, marca licenciada no Brasil pela empresa Grendene.Como o objetivo era avaliar as relações de construção entre os significados de representação da marca com aqueles apropriados pelas consumidoras, foram identificados três propósitos de significação pelos profissionais da agência de propaganda na campanha publicitária: moda; pertencimento ao grupo; e estilo próprio. Entre as consumidoras foram identificados cinco significados atribuídos ao consumo da marca: atitude, infância, amiga/popular, moda e estilo próprio. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que parece não ser possível exercer controle total sobre os significados que serão transferidos ao produto. Embora os profissionais baseiem-se em pesquisas, conheçam bem o seu público-alvo e utilizem com eficiência as ferramentas para representar os significados nos comerciais de TV, as consumidoras podem atribuir aos comerciais outros significados não inteiramente previstos. A televisão, de fato, não é o único veículo que as crianças utilizam para se informar e definir suas preferências de consumo de calçados infantis. Desse modo, a presente pesquisa procurou registrar a reação do público-alvo, realçando sua autonomia na apropriação de novos significados que lhes ocorrem assimilar, independentemente dos significados que eram o propósito da marca.
URL: http://hdl.handle.net/10923/1183
CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA ATRAVÉS DO GRAFITE E DA MODA, O. 2014
Autor: Natália Alves de Toledo
Orientador: Maria Silvia Barros de Held
Tipo: Dissertação
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar como a arte e a moda, representam o cotidiano no contemporâneo, principalmente no que diz respeito à crítica ao sistema vigente, a representação do instante formador do cotidiano e da apropriação da arte pelo consumo. Por necessidade de um recorte metodológico as Artes de Muro também conhecidas como Grafites foram escolhidas como fenômeno de observação por ser uma arte pública e de fácil acesso a maioria dos indivíduos que interagem com o espaço urbano. Observa-se que embora a Arte de Muro seja em sua maioria uma crítica aos moldes impostos pelo sistema, ela acaba por ser aglutinada por ele e transformada em bens de consumo de alto valor.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-07122014-121305/pt-br.php
CONTRIBUTO DOS BLOGUES DE STREET STYLE PARA O SISTEMA DE MODA, O. 2010
Autor: SILVIA RAQUEL TEIXEIRA DE SOUSA
Orientador: Ana Cristina Bolota Valerio Couto
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo estudar a relação entre o fenómeno do street style que é difundido nos blogues1 e outras comunidades virtuais e as tendências apresentadas pela imprensa tradicional de moda. Pretendemos perceber se existe alguma relação entre as tendências sazonais apresentadas nas revistas de moda e aquilo que estes novos suportes de comunicação divulgam, bem como se contribuem para o aumento da individualidade de estilos de vestir das comunidades urbanas. De que forma poderão estes suportes de comunicação, mais democráticos, imediatos e dinâmicos influenciar a orgânica estabelecida entre designers, imprensa e consumidores? Qual o contributo dos blogues de street style para a divulgação e consolidação da moda e quais as novidades que introduziram na forma como nos apresentamos, pensamos e vivenciamos a cidade. Com a Revolução Industrial e o crescimento rápido das cidades, evoluiu também a forma como as pessoas se relacionavam entre elas. Entre multidões de estranhos que se cruzavam fugazmente a aparência e o vestuário ganharam importância acrescida (Entwistle 2000). Hoje em dia, vários es teóricos, bloguistas e fotógrafos de street style, bem como as pessoas que são fotografadas, celebram a cidade como cenário excitante onde tudo está a acontecer e novas ideias se desenvolvem. Ted Polhemus resume bem este espírito: “Hanging out. (…) Auspicious moments. The art of being at the right place at the right time. Just hanging around. Looking sharp. All dressed up and nowhere to go. Doing nothing in particular. v 1 Ver glossário. Making history.”2 (Polhemus, 1994, p.6) A roupa que vestimos e as formas de adorno são expressivas da nossa personalidade, dos nossos gostos e grupos de afinidade. Numa época de produção massiva e consumo massivo procuramos a diferenciação da multidão. Os grandes centros cosmopolitas constituem o palco ideal para a exibição de um estilo único e pessoal, ao invés de uma moda colectiva e indiferenciada. Esta investigação tem por objecto de estudo a estação Outono/ Inverno 2008/09, baseando-se na análise de imagens recolhidas de diversos blogues europeus de street style e posterior confronto com os trend reports das revistas de moda da mesma estação. Para esta investigação consideraram-se apenas as imagens de street style femininas. Da mesma forma, as revistas consultadas — Vogue e Elle — dizem respeito apenas a womenswear. Os resultados desta investigação serão de cariz qualitativo, recorrendo para tal, a metodologias de observação e estudos de caso. A validação das hipóteses será obtida através de recurso à opinião de perito, com entrevistas online. Não se pretende chegar a um consenso mas apenas obter as opiniões de outras fontes.
URL: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/3004
COR E EMOÇÃO: RELAÇÃO ENTRE CORES DOVESTUÁRIO E AS EMOÇÕES ATRIBUÍDAS ÀS CORES. 2010
Autor: VÂNIA DA CONCEIÇÃO GAUDÊNCIO INÁCIO
Orientador: José Mendes Lucas
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Resumo: O homem deste sempre usou as cores nas mais diversas áreas. Perceber a relação entre Cor e Emoção e se o homem atribui emoções às cores usados no vestuário foi o que levou à escolha deste tema para a concretização desta dissertação. Desde sempre a cor na vida do homem tem grande relevância, esta está em tudo o que rodeia o indivíduo fazendo parte da vida dele e do seu quotidiano, do seu vestuário, dos seus objectos e em tantas outras coisas. Assim foi elaborada uma análise teórica onde se procurou explicar como funciona o órgão visual através do qual percepcionamos as cores e como funciona a sua percepção, estímulos e sensações que são transmitidas ao homem. Com não poderia deixar de ser, foram também exploradas as emoções do ser humano e como actuam na vida do mesmo, bem como o seu funcionamento. Contudo houve a preocupação de perceber através da análise de outros estudos como as emoções estão relacionadas às cores no vestuário e de que forma isso afecta o indivíduo se de forma positiva, negativa ou de um modo indiferente, não transmitindo qualquer emoção. Falar dos simbolismos das cores e da linguagem das mesmas foi absolutamente relevante, já que os simbolismos que são dados às cores transportam por vezes cargas positivas ou negativas associadas, transmitindo emoções também elas positivas ou negativas que podem de alguma forma afectar o ser humano. O designer de moda, o arquitecto ou o psicólogo são, no seu quotidiano abordados pela cor, estes utilizam a cor de modos variados, contudo para todos eles a cor tem um papel importante, apesar da sua utilização por parte dos mesmos ocorrer de formas diferentes. Por isso tornou-se relevante perceber se existem diferenças circunstanciais na importância dada à cor por parte dos mesmos e se existem quais são essas diferenças, além disso perceber a opinião dos participantes no que toca à influência das cores através do vestuário no estado emocional dos seus utilizadores. Posto isto, esta dissertação decorreu com base num estudo feito através de um inquérito a estudantes do ensino superior de três cursos, Arquitectura, Design de Moda e Psicologia, sobre Cor e Emoção: Relação entre Cores do Vestuário e as Emoções atribuídas às Cores, na tentativa de perceber quais a interpretações que existem em relação às cores e à sua importância, a relação das cores com as emoções humanas e se existem diferenças circunstanciais entre estas três distintas áreas dos cursos em que o inquérito foi aplicado. Foi então verificado que a maioria dos participantes dos três cursos considera a escolha de uma cor para uma peça de vestuário muito importante, foi também analisado que estes afirmam que a cor no vestuário tem muita influência no estado emocional dos seus utilizadores. Por fim apurou-se que a maioria dos participantes considera que as cores, amarelo, azul ciano, branco, laranja, magenta, preto, verde, vermelho e violeta transmitem através da cor do vestuário emoções positivas que influenciam o estado emocional dos indivíduos que as utilizam. Concluí-se então que através dos resultados obtidos no presente estudo, estes contribuem para uma melhor compreensão das influências das cores no estado emocional dos seus utilizadores, para que possa haver uma utilização mais correcta das cores no vestuário e compreender que a cor tem um papel fundamental no vestuário tanto no que diz respeito ao nível emocional dos indivíduos, como a nível profissional no que toca a uma correcta utilização da cor no Design de Moda e em outras áreas.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1681
CRIAÇÃO DE UMA MARCA DE IMPERMEÁVEIS INSPIRADA NO LIFESTYLE DA CULTURA SURF. 2013
Autor: VERA DA CONCEIÇÃO PIRES VIEIRA
Orientador: Rui Alberto Lopes Miguel
Tipo: Mestrado
Instituição UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Resumo: Este projeto apresenta uma proposta de criação de marca de vestuário impermeável inspirada na cultura surf. Tem por intuito demonstrar como se pode adaptar uma marca de moda às necessidades e procura dos adeptos desta cultura com uma função tão específica como é proteger da chuva. No presente estudo, numa primeira fase de pesquisa e enquadramento teórico, exploram-se conceitos ligados ao branding, à origem, criação e desenvolvimento de marcas, assim como estruturas que uma identidade corporativa pode adotar. A importância que os consumidores atribuem às marcas também é analisada. Tratando-se de uma marca de moda que reflete o lifestyle surf, importa ainda compreender o significado de “moda”, conhecer a cultura surf, a sua essência, nascimento e evolução, uma vez que a marca pretende atingir este público específico. Por fim, fazem parte dos conceitos estudados as metodologias projetuais, quer para a criação de marca, quer para o planeamento do produto. Na tentativa de conhecer melhor as preferências dos consumidores surf e o universo de marcas por eles consumidas é exposta uma análise de mercado e apresentados dois casos de estudo das marcas BILLABONG e RAINS, possíveis concorrentes indiretas da marca criada. O projeto culmina com os processos criativos de construção da marca COAST by BLOBS AND DROPS e o desenvolvimento das peças conceito que a materializam.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1732