APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN NUMA PME DO SETOR DO CALÇADO. 2017
Autor: RICARDO JORGE LEITE TEIXEIRA
Orientador: José Dinis-Carvalho
Tipo: Mestrado
Instituição: UMinho - Universidade do Minho
Resumo: A indústria do calçado, é, ainda, uma indústria com uma forte componente de trabalho manual, operações sistemáticas e uma extensa cadeia produtiva. Nesse sentido, não raras vezes, problemas associados a longos leads times, estrangulamentos no fluxo
produtivo e grandes quantidades de produto em vias de fabrico estão presentes no quotidiano de muitas organizações que operam no setor. Nesse sentido, torna-se imperiosa a adoção da metodologia Lean Manufacturing para suprimir tais lacunas. O presente projeto foi realizado numa unidade produtiva de uma PME do setor do calçado e tinha como principal objetivo a implementação da metodologia para obter melhorias no desempenho e funcionamento do sistema, de forma a aumentar o fluxo de produção através da redução ou eliminação de desperdícios. E dessa forma, alcançar um aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores. Para a concretização dos trabalhos o investigador efetuou um diagnóstico inicial ao sistema em causa onde pode identificar diversas oportunidades de melhoria. Estas serviram de base para o planeamento e posterior implementação de ferramentas que contribuíam para uma melhoria no desempenho daquele sistema produtivo. Durante esse processo, foram implementadas ações que permitiram melhorias no abastecimento da unidade produtiva, no fluxo de informação e na organização dos processos produtivos. Os principais indicadores utilizados para aferir os resultados obtidos foram; WIP, produto Não Conforme, produtividade a eficiência e o lead time global. Os recursos humanos pela importância primordial que assumem na adoção da metodologia estiveram sempre no centro deste projeto sendo-lhes proporcionada formação e oportunidade de exporem as suas opiniões através de um inquérito. As metas inicialmente traçadas foram alcançadas, atingindo em alguns indicadores valores acima do expectável.
URL: http://hdl.handle.net/1822/49605
ASPECTOS DA NEGOCIAÇÃO ENTRE DESIGNER E USUÁRIO EM ATELIÊS DE MODA: OS MECANISMOS UTILIZADOS PELOS DESIGNERS EM MOMENTOS DE CONFLITOS NO PROCESSO DE PROJETO. 2017.
Autor: MARIANA DOURADO CASTRO
Orientador: Guilherme Corrêa Meyer
Tipo: Mestrado
Instituição: UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa a cerca da negociação no design de moda sobmedida, tendo como objetivo analisar os mecanismos usados pelos designers em momentos de conflitos durante o processo de projeto que envolve a participação do cliente. Para tanto é apresentado referencial teórico em dois capítulos. Onde inicialmente, são discorridos os conceitos de design, aspectos referentes aos processos e modelos de projetos de design, para por fim descrever o processo característico dos projetos de moda sobmedida. Segue-se a abordagem conceitos relativos a conflito e negociação, importância da negociação e meios para a solução de conflitos. A investigação em caráter exploratório com abordagem qualitativa foi realizada por meio a entrevistas semiestruturadas, buscando a visão dos designers, que foram submetidas à Analise de Conteúdo. Após apresentação dos resultados obtidos, são dispostas as discussões ampliando os conhecimentos sobre a compreensão de como designers de moda agem ao enfrentar momentos de conflito junto a seus clientes em projetos exclusivos. A pesquisa contribuiu para a discussão do tema, bem como foi esclarecedora em relação à prática de projeto de moda envolvendo os clientes.
URL: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6454
ATELIÊ DO SENSÍVEL: A FRONTEIRA MOLE ENTRE ARTE E MODA, O. 2017
Autor: SIMONE DA SILVA MINA
Orientador: Marcelo Martins Bueno
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Resumo: Este trabalho discute a presença de uma linguagem silenciosa nos processos de elaboração da moda antes de sua inscrição na escala de reprodutibilidade industrial, através da obra de alguns criadores e da experiência da autora com instalações performativas. O estudo compreende uma observação do ateliê, como lócus da criação, e a partir disso contribui com possíveis pontos de encontro dessa manifestação entre moda e arte. Neste sentido, o ateliê passa da dimensão de um espaço de criação somente, para um espaço de produção de presença revelando que essas duas áreas do sensível, moda e arte, favorecem uma reflexão sobre o movente de suas “fronteiras”. A investigação delimita-se ao âmbito do experimental, como o local de um fazer reflexivo que une, em seu gesto, estética e poética, e por assim dizer, um experimento de micropolítica.
URL: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3165
BASICTECH: VESTUÁRIO TÉCNICO PARA O QUOTIDIANO. 2012
Autor: Catarina Isabel Alves Lopes
Orientador: Maria José de Oliveira Geraldes
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: O objetivo deste trabalho é dar a conhecer a potencialidade que Portugal tem, enquanto país, ao nível do desenvolvimento de produtos inovadores e sua aplicação. No decorrer desta dissertação serão apresentados pontos fundamentais na criação de uma marca de vestuário nacional, que aplica materiais de alto desempenho utilizados, principalmente a nível desportivo em peças de vestuário do quotidiano, de modo a apresentar funcionalidades acrescidas como as apresentadas pelo vestuário de desporto. Pretende-se igualmente um vestuário que possa ser conjugado com qualquer outro tipo de peça de roupa para qualquer ocasião, não esquecendo o valor que a sustentabilidade representa nos dias de hoje, ao ponto de existirem marcas e designers a trabalhar neste campo com soluções que no futuro farão toda a diferença. Tendo em conta estes aspectos, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de uma marca de vestuário que une dois dos factores fundamentais aos quais o utilizador mais dá importância quando da escolha da sua indumentária, isto é conforto com estética. Cada vez mais o consumidor dá importância à ‘moda’, mas ao mesmo tempo não põe completamente de parte o conforto das suas roupas. Por isso, esta marca pretende apresentar produtos esteticamente atraentes, elegantes, diferentes, confortáveis, adaptáveis e de fácil cuidado. Foi-lhe dado o nome de BasicTech, que simboliza a fusão de peças de vestuário básicas com as tecnologias dos materiais têxteis desportivos, para uso no quotidiano do consumidor. Neste trabalho é apresentado o processo de desenvolvimento desta marca, desde a pesquisa do tipo de peças a construir, tendência de cor, materiais, inspiração, à definição do mercado e valores da marca, ilustração do tipo de peça a conceber apoiado de desenho técnico para melhor compreensão das peças e a promoção da marca, como as questões de marketing e a própria “Brand”. Por último, é apresentada uma solução em benefício da sustentabilidade, tendo em conta que as sobras dos materiais que ficaram da construção das peças, são transformadas num produto, neste caso uma mala, demonstrando-se assim ser possível aproveitar o máximo dessas sobras, diminuindo a percentagem de resíduos têxteis que se destinam ao lixo. É possível que com este pensamento nos consigamos aproximar dos desperdício zero e quem sabe reduzir, ainda mais, a nossa pegada ecológica.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1705
CALÇADOS ARTESANAIS E FERRAMENTAS DIGITAIS: PROPOSTA DE UM MODELO HÍBRIDO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO PARA A PRÁTICA DO DESIGN DE CALÇADOS NO BRASIL. 2014.
Autor: VERÔNICA THOMAZINI PASSOS
Orientador: Antonio Takao Kanamaru
Tipo: Mestrado
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: A indústria calçadista brasileira é formada majoritariamente por pequenas e microempresas que ainda preservam o modo tradicional e autêntico de produção de calçados e têm as mãos do artesão como a mais importante das ferramentas. Dessa maneira, sob a adoção das definições de design propostas pelo ICSID (2014) e por Bonsiepe (2011), o presente trabalho teve como objetivo geral registrar o modo de produção de calçados dessas pequenas e microunidades produtoras e como objetivo específico propor um modelo híbrido de criação e desenvolvimento, com a implantação de ferramentas digitais que preservasse o modo tradicional de fabricação, e, ao mesmo tempo, impulsionasse essa dinâmica de produção. O trabalho foi fundamentado nas obras E Triunfo?, de Aloísio Magalhães (1985), Tempos de Grossura: o design no impasse, de Lina Bo Bardi (1994) e Design, Cultura e Sociedade, de Gui Bonsiepe (2011). Também foram realizadas pesquisas de campo em dois grandes polos calçadistas brasileiros: região do Vale dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul, e na cidade de Franca, no interior do estado de São Paulo, além de entrevistas com entidades do setor e visitas técnicas a centros de manufatura, centros de ensino e empresas fabricantes de pequeno e micro porte. Como ilustração da importância do artesão e do modo de produção artesanal, o trabalho apresenta um estudo de caso sobre a confecção de um calçado para uma pessoa com necessidades especiais. A proposta do modelo híbrido foi elaborada em fluxograma e comparada ao modelo do sistema atual de fabricação de calçados praticado pelas pequenas e micro empresas. Como resultado verificou-se que elas encontram-se estagnadas em sua dinâmica de produção, com falta de renovação de mão de obra, sem projetos de sua própria autoria e sem departamento de criação, o que implica, a cada dia, o enfraquecimento dessas empresas e, possivelmente, na perda e no esquecimento de um rico modo de produção. Logo, o modelo proposto vem ao encontro das necessidades dessas empresas, mostrando que o design é o fator crucial para o fortalecimento dessas unidades produtoras e para o reconhecimento desse modo de fazer como corpo formador do patrimônio imaterial do país.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-27062014-211042/pt-br.php
COCRIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO SETOR DE VESTUÁRIO, A. 2017.
Autor: Luciana da Silva Bertoso
Orientador: Adriano Heemann
Tipo: Mestrado
Instituição: UFPR – Universidade Federal do Paraná
Resumo: O presente estudo aborda os processos de inovação no setor de vestuário, por meio da inovação aberta, com recorte no segmento de confecção e no mercado consumidor. O objetivo desta pesquisa é descrever como a cocriação constitui estratégia de inovação para o setor de vestuário. Para isso, realizou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre os temas: setor de vestuário, inovação e cocriação, com intuito de esclarecer termos e conceitos e descobrir as ênfases e lacunas. Os principais resultados foram sintetizados em um quadro do referencial teórico, que foi comparado com os dados empíricos coletados em um estudo de casos múltiplos em duas empresas de vestuário nacional, localizadas no Rio de Janeiro: o Camiseteria (Caso 1) e o Re-Roupa (Caso 2). A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa e os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental em conteúdo da internet, observação direta e participante e entrevistas parcialmente estruturadas. O Caso 1 apresentou uma comunidade online de camisetas que cocria com os usuários/consumidores por meio do crowdsourcing. Já o caso 2 retratou um serviço de upcycling de vestuário, com oficinas de customização. Ambas as empresas engajam os usuários/consumidores e geram experiências pela cocriação. A discussão aponta que o uso da cocriação no processo de desenvolvimento de produtos gera benefícios tanto para as empresas, que dispõem de um fator que potencializa vendas e competividade, quanto para os usuários que participam do processo, esses recebem participação nos lucros (Camiseteria) ou obtêm produtos customizados (Re-Roupa). Com isso conclui-se que a cocriação pode contribuir para geração de valor na organização e diferenciação no mercado.
URL: http://hdl.handle.net/1884/47507
COR E A MODA: A FUNÇÃO DA COR COMO SUPORTE PARA O DESIGN DE MODA E PERSONALIDADE DENTRO DE UM PÚBLICO JOVEM, A. 2009
Autor: Liliana Maria Gonçalves Pina
Orientador: José Mendes Lucas
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Ao longo da evolução do ser humano este sempre se auxiliou da cor para seu benefício nas mais diversas etapas. Explorar a relação cor/moda e cor/personalidade foi, desde o início, um dos principais motivos para a escolha de um tema para esta dissertação. Desde sempre o consumidor, necessitou de se vestir, desde sempre teve vontade de experimentar coisas novas, contrastes e harmonias onde o seu modo de ser e personalidade se poderiam inserir. Mas por vezes, e sendo o ser humano um ser vivo tão complexo, quando se trata da sua própria opinião, surge a necessidade de tentar perceber os porquês desta relação tão intrínseca, não só com a moda, mas também com a cor. Posto isto, esta dissertação teve como principal objectivo um estudo da cor em três fundamentos possíveis: a cor no seu ser e fenómeno, a cor numa abordagem ao consumidor e numa última análise teórica, a cor dentro dos parâmetros do design e da moda, bem como no design de moda. Desta forma procurou explicar-se os principais elementos do órgão visual bem como a percepção, estímulos e sensações que podem ser transmitidas ao ser humano. Foram também exploradas, a harmonia de algumas cores bem como os seus simbolismos e significados não só no mundo da moda, mas também no todo que nos rodeia. Falar das tendências de moda, dos elementos do design e da ligação destes com a cor, foi absolutamente relevante, para o posterior estudo realizado. O designer de moda é no seu quotidiano abordado pela cor, este utiliza-a de modos variados, brincado com a sua essência, adaptando-se às tendências, encontrando-se com o consumidor, que é, nos dias de hoje, cada vez mais diversificado e exigente, e por sua vez mais consumista. Para esta dissertação foi realizado um estudo empírico na base de um inquérito, dirigido a uma população jovem, onde se tentou perceber qual a relação dos inquiridos com a cor, a moda, o design do vestuário bem como a ligação que a personalidade de cada indivíduo estabelece com estes parâmetros.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1671
CRIATIVIDADE NA INDÚSTRIA DA MODA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AMBIENTES PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA E DO ATELIÊ, A. 2016.
Autor: JÚLIA NUNES CORDEIRO
Orientador: Claudia Regina Garcia Vicentini
Tipo: Mestrado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: O objetivo deste trabalho é contextualizar os profissionais de criação de moda em relação ao seu processo de criação e ao ambiente de trabalho no qual estão inseridos. Para muitos designers de moda, o processo criativo sofre influências de variáveis que dificultam o desenvolvimento de produtos. Tratando de criação de produtos de moda, a poluição sonora, visual, falta de sintonia entre a equipe criativa, prazos incabíveis e despreparo dos líderes constituem alguns dos itens que podem interferir negativamente no processo criativo em um ambiente de trabalho. O mercado da moda que não compete apenas pelos preços mais baixos e nem se rende à cópia, exige inovação nos produtos e muita criatividade no desenvolvimento dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com estilistas de empresas de grande porte e estilistas proprietários da própria marca que desenvolviam seus produtos em ateliê. Os contrastes e semelhanças dos profissionais que elaboravam peças para produção em larga escala e produções exclusivas foram discutidos na análise dos dados coletados. Desta forma, esta pesquisa apresenta a relação da moda com a criatividade e os profissionais que desenvolvem produtos de moda exclusivos e em quantidade limitada ou em um sistema exigente de produção em massa.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-13082015-111103/
DESENHO E A CRIAÇÃO DE MODA, O. 2000
Autor: Manon De Salles Ferreira
Orientador: Tupã Gomes Corrêa
Tipo: Mestrado
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: Por meio do percurso feito pelo desenho durante todo o sistema da moda, desde o final do século XIV, este trabalho está resgatando a importância do lápis e do papel à serviço da moda. Quer seja como fio condutor da criação até a realização de uma roupa, como ilustração, gravura de moda, moldes, como também sua utilização na difusão da moda por intermédio dos figurinos e catálogos, até chegarmos a utilização do desenho computadorizado, um alicerce na produção da moda contemporânea. Durante todo esse processo, uma metodologia para a utilização do desenho na criação e difusão de moda foi desenvolvida, em função da profissionalização do setor, sinalizando a importância da moda nesta sociedade, em que a imagem passa a ter papel fundamental.
URL:http://books.google.com.br/books/about/O_desenho_e_a_cria%C3%A7%C3%A3o_de_moda.html?id=S-lVHAAACAAJ& redir_esc=y
DESENHOS DE COURO: REGISTRO E MEMÓRIA DOS DESENHOS NO ENCOURAMENTO DO VAQUEIRO SERTANEJO. 2017
Autor: SURIA SEIXAS NEIVA.
Orientador: Gláucia Maria Costa Trinchão.
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana.
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenho do encouramento dos vaqueiros sertanejos do nordeste: um desenho de superfície, de natureza indumentária, ora laboral, ora social, que é produzido há gerações nos sertões, denominado aqui como desenho de couro. O objetivo deste trabalho é abordar as manifestações desse desenho ornamental em superfície de couro por seus aspectos regionais, presentes, e históricos, ou preexistentes. As conexões estéticas e técnicas, entre as diferentes expressões dos desenhos de couro, consideraram a dialética da sobrevivência das imagens na memória coletiva – isto é, a metodologia de história da arte proposta por Warburg. Foi lançado mão do recurso, ainda possível, de contatar mestres do couro em atividade e coletar informações a respeito da transmissão das técnicas, estéticas e usos dessa cultura coureira, que tem seus ancestrais na corioplastia íbero-mudejár. O respaldo documental de trânsitos comerciais de couro no século XVIII bem como da história da pecuária no sertão brasileiro, corrobora com as hipóteses aventadas a respeito da influência da corioplastia ibérica e da sua concentração produtiva, hoje, no sertão baiano dos arredores de Feira de Santana e Ipirá, como no Cariri pernambucano. O estudo do desenho de couro, para além do registro de uma produção visual brasileira, é um documento vivo da corioplastia nacional e um elemento marcante na construção não apenas da identidade do vaqueiro como da produção da economia e da cultura material do Brasil.
URL: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEFS_bb1efadf23f931ea7b2670998794a4b4
DESENHO DE MODA HOJE: PRINCIPAIS OPÇÕES A SEREM APLICADAS AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO. 2016.
Autor: Fabíola Mastelini
Orientador: Maria Silvia Barros de Held
Tipo: Mestrado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: A indústria têxtil brasileira emprega diferentes tipos e processos de design de moda. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é demonstrar e analisar alguns dos seus principais tipos e processos. Desse modo, pretende-se esclarecer como esse design traz benefícios ao desenvolvimento do produto de moda; benefício que redunda num melhor aproveitamento dos aspectos financeiros e produtivos da indústria. Pretende-se ainda, apontar o uso e as aplicabilidades desses desenhos, como ferramentas que aprimoram o processo criativo e sua comunicação, ao exibir formas e materiais, combinações de cores, estampas e peças prontas, com o intuito de diminuir o tempo de criação, contribuir na finalização e comercialização do produto de moda. Para tanto, buscou-se pesquisar a literatura sobre o assunto com fundamentação teórica para a realização de uma pesquisa de campo.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-16082016-153545/
DESENHO NO DESIGN DE MODA, O. 2008
Autor: Luciana Gragnato
Orientador: Gisela Belluzzo de Campos
Tipo: Mestrado
Instituição: UAM - Universidade Anhembi Morumbi
Resumo: Este trabalho tem por objeto de estudo o desenho como parte integrante do Design de Moda. A pesquisa visa identificar os tipos de desenho e as características específicas que adquire ao ser utilizado nos processos de concepção, desenvolvimento e comercialização de produtos de moda. Dessa forma, o trabalho pretende contribuir para a sistematização de um conhecimento aplicado na prática profissional de designers de moda. Por meio da observação desse s desenhos, a dissertação procura demonstrar as relações entre a representação gráfica da figura humana, em especial a silhueta do corpo feminino, e o contexto histórico em que o desenho foi realizado. Para tanto, um levantamento de exemplos de desenho e ilustração de moda, especialmente em revistas femininas brasileiras do século XX será realizado.
URL: http://www.anhembi.br/mestradodesign/pdfs/luciana.pdf
DESENHO TÉCNICO DO VESTUÁRIO SOB A ÓTICA DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE MODELAGEM, O. 2007
Autor: Celso Tetsuro Suono
Orientador: Marizilda dos Santos Menezes
Tipo: Mestrado
Instituição: UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Resumo: Tendo como ponto de partida a problemática da leitura e da interpretação do desenho técnico, a presente pesquisa tem com proposta verificar a validade dos princípios e fundamentos existentes na construção do desenho técnico do vestuário junto aos profissionais da área de modelagem das instituições de ensino superior e das indústrias de confecção. Com base em uma fundamentação teórica, procura abordar a importância do desenho como ferramenta de comunicação nas etapas de projeto, apresenta o valor do uso do esboço para o aumento do rendimento do trabalho e da produtividade tanto do designer quanto do modelista, relaciona a importância de considerar o corpo como suporte do vestuário no processo de desenvolvimento de produtos, traz algumas definições sobre o desenho de moda e levanta considerações sobre a aplicação de analogias de outras áreas do conhecimento que traçam diretrizes para a construção do desenho técnico do vestuário. O campo desse estudo é delimitado por profissionais que atuam como docentes e modelistas nas cidades de Londrina e Maringá, região norte do Paraná, utilizando como estratégia a aplicação de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, descrevendo as opiniões dadas pelos agentes participantes. Apresenta os resultados de forma indutiva, fazendo o cruzamento dos dados e comparando-os simultaneamente entre os dois grupos entrevistados. Em seguida, levanta os principais aspectos a serem discutidos de acordo com as variáveis apontadas e, ao final traz as conclusões pertinentes para essa investigação.
URL: http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/pdf/celso_tetsuro.pdf
DESIGN 3D EM TECELAGEM JACQUARD COMO FERRAMENTA PARA A CONCEPÇÃO DE NOVOS PRODUTOS: APLICAÇÃO EM ACESSÓRIOS DE MODA. 2005
Autor: Gabriela Jobim Da Silva
Orientador: Maria Manuela Neves
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Apresentamos a dissertação na qual foram desenvolvidos e testados novos produtos tridimensionais, em tecelagem Jacquard, através de tecidos duplos, com aplicação em Acessórios de Moda – bolsas e cintos. A proposta deste trabalho resulta da actual situação dos países desenvolvidos, onde é desfavorável a produção de artigos têxteis. Esta situação deve-se à mão-de-obra barata oferecida pelos países ditos de terceiro mundo. Perante isto, apostamos na diferenciação e personalização de produtos têxteis. Salientamos a importância do Design na Indústria Têxtil, e na relevante colaboração do profissional Designer para a manutenção activa do sector, importância que manifesta um harmonioso equilíbrio entre arte e tecnologia, e que resultará em produtos com características agradáveis ao consumidor. Considerando a Moda, suas evoluções e tendências, como um sector de grande potencialidade de mercado, gerando muitas oportunidades de trabalho em todo o mundo, entendemos ser importante no desenvolvimento do tema ao longo desta pesquisa. A complexidade dos desenhos em tecidos Jacquard que resultam de estudos constantes, em busca de possibilidades para a obtenção do efeito pretendido, tornam os tecidos Jacquard uma especialidade dentro da Indústria Têxtil, sendo possível através deles a criação de desenhos mais elaborados; por isso, a escolha em desenvolver esta pesquisa nesta especialidade. A combinação destes temas, Design, Moda e Tecidos, especialmente Tecidos Jacquard, aliadas às tecnologias já existentes nas indústrias, resultaram nesta pesquisa de. Esta ideia originou o desenvolvimento de peças 3D em tecelagem Jacquard, especialmente bolsas e cintos. Teve como objectivo testar a resistência à tracção das ligações e, considerar a possibilidade de redução de custos e tempos no processo de fabrico destes artigos personalizados. Foi concebida a Colecção de Acessórios de Moda, juntamente com o desenvolvimento do processo pretendido em tecidos Jacquard, que serviram de amostras para a realização dos ensaios. A Colecção tem inspiração temática no Brasil e seus aspectos culturais, chamada de “Colecção Identidade Brasil”. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de novos produtos 3D em tecelagem Jacquard, através de tecnologias disponíveis nas empresas. E ainda, colaborará para a compreensão da importância do Design no desenvolvimento de artigos personalizados, que acrescentam valor aos produtos da Indústria Têxtil.
URL: http://hdl.handle.net/1822/3152
DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO QUE UNE A MODA DE PRAIA E A JOALHARIA – CHAINED. 2018.
Autor: JOANA DA CUNHA RÊGO DE SOUSA
Orientador: Teresa Michele Maia dos Santos
Instituição: UL - Universidade de Lisboa
Tipo: Mestrado
Resumo: O presente trabalho de investigação teórica-prática pretende, através da pesquisa elaborada e do proveniente Estado da Arte, dar uma nova perspectiva acerca da moda beachwear complementando-a com acessórios de wearable jewellery. Este será dividido, então, em duas partes. A primeira parte dá conta de todo o trabalho de investigação teórica, abordando alguns conceitos-chave, bem como das metodologias adoptadas pela autora - das quais faz parte a análise de quatro estudos de caso ( o biquíni em ouro e diamantes de Fátima Lopes; os Fantasy Bra’s da marca internacional Victoria’s Secret, os fatos usados pelas rainhas de bateria dos respectivos blocos carnavalescos brasileiros, uma vez que também estes são adornados com materiais preciosos) e, por fim o caso de Olga de Noronha e Valentim Quaresma cujas artes e oficíos são importantes para a investigação. Num segundo momento podemos dar conta da vertente prática do trabalho, que diz respeito à elaboração de um produto de moda de praia que une a moda de praia e a joalharia, com inspiração nas formas do diamante. É esperado também que a presente investigação teórico-prático possa servir de mote ao debate sobre a moda e que estimule estudos sobre o cruzamento de outros sectores de actividades tangentes com a mesma, como é o caso da joalharia.
URL: http://hdl.handle.net/10400.5/16631
DESIGN DA MARCA COLCCI, O. 2010
Autor: Alvaro De Melo Filho
Orientador: Márcia Merlo
Tipo: Mestrado
Instituição: UAM – Universidade Anhembi Morumbi
Resumo: Na contemporaneidade, o design da marca se configura em uma complexidade, onde a marca, seus símbolos, valores, imagem, produtos, pontos de venda, comunicação, merchandising e o relacionamento com o cliente estão imbricados em um trabalho com objetivo único: o de proporcionar os significados, funcionais e emocionais, que serão traduzidos por um grupo de pessoas que compartilham o mesmo código. A marca, portanto, fornece mais que a simples identificação de um produto, serviço ou empresa; ela se constitui em significado simbólico para a experiência do indivíduo quanto ao consumo de objetos e sistemas. Nesse sentido, esta dissertação vem propor um estudo que identifique e explore o design de marcas, tendo como suporte de pesquisa a evolução de uma marca nacional. O trabalho pretende analisar como se desenvolve um projeto de design de marcas, em especial a da empresa Colcci. Objetiva-se estudar a procura dessa marca por encontrar um design característico que a propulsione dentro do mercado nacional, que busque estruturar seu trabalho por meio do relacionamento com o consumidor e que caminhe rumo a um reconhecimento internacional. O trabalho adota pesquisa qualitativa, utilizando para as análises da marca o modelo comparativo, com base em levantamento bibliográfico. Dentre os procedimentos técnicos estão o levantamento e análise de livros, dissertações e teses; publicações em revistas e jornais; ilustrações e fotografias; bem como entrevistas com designers, estilistas, gestores de marca, franqueados e consumidores. Todo um processo de reflexão que pretende revelar os rumos que traçaram o design da marca Colcci dentro da contemporaneidade, anunciando os passos em que a empresa está inclinada e que poderá levá-la a trabalhar um re-design, contrariando seu discurso de ser apenas uma moda jeanswear, e não uma grande lançadora de tendências.
URL: http://www.anhembi.br/mestradodesign/pdfs/alvaro_melo.pdf
DESIGN DE CALÇADOS NA (RE)EVOLUÇÃO DIGITAL. PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CALÇADOS FEMININOS COM FOCO NO CONFORTO DO USUÁRIO, UTILIZANDO A MODELAGEM VIRTUAL E A IMPRESSÃO 3D, O. 2017.
Autor: Jose Augusto Marinho Silva
Orientador:
Tipo: Doutorado
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Resumo: O design de calçados femininos de salto alto frequentemente tem características de projeto com foco no styling ao invés de projeto centrado no usuário, uma vez que a estética prevalece em relação ao conforto. No presente trabalho, desenvolve--se uma abordagem metodológica para o projeto de calçados, focado na melhor adaptação aos pés dos usuários, representados pelo universo das mulheres, com a característica do \"sob medida\", visando principalmente o conforto. Como estudo de caso considera--se o calçado comercial, feminino e de salto alto. A metodologia consiste na uHlização de simulação virtual para análise do desempenho, podendo prever possíveis falhas antes da produção em escala, principalmente pelos estudos dos fenômenos relacionados com as deformações dos materiais sofridas por cargas aplicadas, ou seja, tensão x deformação. A elaboração do modelo de análise ocorreu pela obtenção de dados de pressão plantar realizados em ensaios de baropodometria, uHlizando palmilhas com sensores que medem as pressões instantâneas durante o passo. Os calçados selecionados foram cedidos por uma marca comercial conhecida e atuante no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo modelos sociais, Hpo sandálias e scarpins, considerados produtos de luxo. Três alturas de salto foram usadas nas medições, e para o mais alto deles, uHlizou--se dois modelos, um de salto fino e outro de salto com base retangular. Essas medições são os dados de entrada para o so-ware de análise pelo método dos elementos finitos. As forças aplicadas em uma palmilha virtual simulam as regiões dos picos de pressão obHdas pela baropodometria, caracterizando a distribuição da pressão plantar. Essas análises podem auxiliar novos projetos de calçados, dando o suporte necessário para a idealização de soluções que proporcionem diminuir os picos de pressão, causando assim menor desconforto e maior adequação do projeto às caracterísHcas fisiológicas de cada usuário pela criação de palmilhas anatômicas e personalizadas, como sugere o resultado das análises. Uma vez que é uHlizada uma metodologia que consiga prever o desempenho de um calçado antes da sua fabricação, são inúmeras as vantagens que podem auxiliar na oHmização e melhoria dos calçados existentes, ao reduzir o tempo de desenvolvimento e os custos envolvidos, além de garanHr a qualidade do produto. Tanto o design de calçados comerciais quanto conceituais analisado pelo método dos elementos finitos pode ser inspirado pelos resultados de desempenho, influenciando as escolhas de soluções que auxiliem na definição do melhor projeto. Ao final do trabalho foi desenvolvido um protóHpo experimental de um calçado feminino de salto alto que reforçou a validação da pesquisa.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16122016-170644/
DESIGN DE ESTRUTURAS TÊXTEIS COM ELEVADO DESEMPENHO FISIOLÓGICO. 2009
Autor: Cátia Sofia Neves Monteiro
Orientador: Maria José Geraldes
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Da Beira Interior
Resumo: Nos últimos anos, as indústrias têxtil e do vestuário têm exercido grandes esforços para melhorar os resultados em termos de produtividade e competitividade. As exigências dos consumidores em relação aos produtos adquiridos acompanharam as mudanças das tendências da moda. Os consumidores procuram cada vez mais vestuário dito funcional, isto é, com funções acrescidas, com maior qualidade e, consequentemente, com maior valor acrescentado. Sendo a sensação de conforto numa peça de vestuário essencial e fundamental para o desempenho do seu utilizador e considerada como factor de qualidade da mesma, cabe ao designer, através de estudos da fisiologia do vestuário, atribuir determinadas características ao mesmo e, assim, oferecer ao consumidor um produto com qualidade e elevado valor acrescentado. O presente trabalho desenvolveu-se na área do conhecimento do comportamento fisiológico, durante o uso, de estruturas de malha com um design estrutural e composição conhecidos e, consequentemente, na garantia de um aumento do valor utilitário dos artigos confeccionados com este tipo de malhas. Assim, começou-se por seleccionar os seguintes materiais têxteis considerados adequados a este estudo e avaliaram-se as suas principais propriedades físicas. Fez-se igualmente a caracterização dimensional das estruturas de malha com composição e massa/unidade de superfície seleccionadas para este trabalho. Posteriormente averiguou-se o desempenho fisiológico das mesmas através da avaliação das propriedades permeabilidade ao vapor de água e resistência evaporativa, para diferentes percentagens de humidade presente nas malhas, as quais condicionaram o seu desempenho fisiológico e para tal foi usado o aparelho Permetest. Através da análise e interpretação dos resultados obtidos para as referidas propriedades, foi possível concluir-se da relação existente entre estas e as diferentes percentagens de humidade presentes nas estruturas, isto é, foi possível prever o comportamento das mesmas quando do seu uso pelo respectivo portador.
URL: http://hdl.handle.net/10400.6/1677
DESIGN DE MODA APLICADO À TECNOLOGIA SEAMLESS, O. 2009
Autor: Emanuele Biolo Magnus
Orientador: André P. Catarino e Ana Cristina da Luz Broega
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: Cada vez mais, a velocidade e a flexibilidade se tornam factores essenciais para a satisfação dos desejos e das necessidades dos consumidores. Para vencer a corrida contra o tempo e a necessidade de deferenciação, o design de moda busca cada vez mais alicerces nas tecnologias, sendo a Seamless uma das disponíveis e ainda com vasto potencial de expansão. O conceito seamless é relativamente novo, surgiu nos anos oitenta, em resposta à crise no sector de meias e peúgas. Os produtos resultantes são capazes de satisfazer os requisitos dos consumidores no que diz respeito à funcionalidade, desempenho e estética. Com esta tecnologia são principalmente desenvolvidas roupas para o desporto e para o vestuário interior além de vestuário exterior, embora este em menor proporção. A partir da compreensão de fenómeno seamless, este trabalho contempla a investigação com foco em vestuário exterior, por meio de conjugação entre os saberes da engenharia têxtil e do design de moda. Neste contexto, como base no estudo exploratório e descritivo, realizaram-se entrevistas e questionários, para a identificação de oportunidades, o que resultou numa proposta de metodologia ou de um conjunto de boas práticas para o desenvolvimento de colecções de vestuário seamless com apelo de moda, em contexto técnico e criativo.
URL: http://hdl.handle.net/1822/10812
DESIGN DE MODA E ARQUITETURA: UMA COLEÇÃO SEGUNDO CONCEITOS ARQUITETÔNICOS E UMA ESTÉTICA MINIMALISTA. 2017
Autor: MARTA NASCIMENTO DE FARIA LEAL
Orientador: Filipa Maria Salema Roseta Vaz Monteiro / Maria José Meles Ferraz Sacchetti, co-orientador
Tipo: Mestrado
Instituição: UL - Universidade de Lisboa
Resumo: A presente dissertação de cariz teórico-prático desenvolve-se segundo o objectivo de criar uma colecção de design de moda, baseada em conceitos arquitectónicos e na estética e princípios minimalistas. O documento é iniciado com o estudo da relação entre as disciplinas de arquitectura e design de moda. Este capítulo teórico pretende explorar os pontos de contacto e de divergência entre as áreas. Vários conceitos implícitos neste estudo foram transpostos para a colecção, tais como: o modo de concepção concordante de um edifício com a envolvente, a promoção de interacções sociais, sobreposição de planos, organização de espaço, entre outros. Um segundo capítulo teórico incide sobre o estudo do movimento Minimalista. O estudo pretende contextualizar o movimento, explorar os seus princípios e ainda, averiguar as diferentes abordagens minimalistas na moda. Na colecção desenvolvida, os princípios minimalistas manifestam-se como o meio de concretização dos conceitos idealizados. Assim, foram aplicados princípios como: o uso e repetição de formas geométricas, a composição equilibrada, a rejeição da ornamentação, o princípio da redução, o uso do movimento para a compreensão da colecção como um objecto, entre outros. A componente prática da dissertação reverte-se para o desenvolvimento de uma colecção composta por seis peças de vestuário feminino. Esta resulta da conciliação entre conceitos e princípios caracterizados na componente teórica do documento. Neste capítulo é demonstrado tanto o desenvolvimento, exploração de conceitos, idealização e processo criativo da colecção, como as peças produzidas, os seus desenhos e ainda o modo de apresentação da colecção ao público.
Palavras-chave Design de Moda | Arquitectura | Minimalismo
URL: http://hdl.handle.net/10400.5/14273
DESIGN DE PADRÕES: CRIAÇÃO, METODOLOGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE PADRÕES EM TECIDO. 2016
Autor: RENATA MATIAS PAULO
Orientador: Theresa Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches
Tipo: Mestrado
Instituição: UBI - Universidade da Beira Interior
Resumo: O foco deste trabalho de investigação é a área do Design de Padrões. Tem a particularidade de abordar o plano teórico e pragmático pois orienta-se pelos caminhos da cultura de projeto e não de dissertação. Tem como objetivo dar contributos para a temática e segue etapas que exploram o tema, focando-o no universo da moda em que se destaca o tecido como arte final, contribuindo para o processo criativo na criação de padrões. Deste modo, através da revisão da literatura, formou-se uma base cronológica do conhecimento construído sobre a criação de arte/design para aplicação em tecido, nas vertentes do tingimento, desenho e estamparia, mostrando diversos meios do processo de design, de implementação da cor e do desenho como imagem. A realização de uma história sobre os processos de impressão de tecido e algumas das suas tendências, serve como guia para o designer ter conhecimento do que existe e as evoluções que ocorreram. Estudando casos de designers que abordam a temática e analisando o seu procedimento, foi possível confrontar a teoria e a prática e posteriormente responder gerar conteúdos para responder à questão desta Investigação. Extraído o conteúdo do Estado da Arte procedeu-se com o projeto de criação de uma pequena coleção de lenços estampados, detalhando os métodos usados, definição do tema da coleção, o procedimento da criação do desenho, definindo tamanho, cores e resolução adequada das imagens. A metodologia usada é uma metodologia não interventiva para a revisão da literatura, uma metodologia mista para o estudo de casos, e uma metodologia interventiva que direciona o projeto.
URL: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/5811
DESIGN DE VESTUÁRIO DE MODA CONTEMPORÂNEA: CRIAÇÃO VERSUS PRODUÇÃO. 2009
Autor: Anne Anicet Rüthschilling
Orientador: Ana Cristina da Luz Broega
Tipo: Mestrado
Instituição: Universidade Do Minho
Resumo: No mundo globalizado em que vivemos, a moda está a ganhar cada vez mais importância, tanto em termos de indústria e economia, como no domínio do saber científico. A crescente evolução das “semanas de moda”, no mundo inteiro, é resultado de todo este processo que é cada vez mais o suporte de uma economia que atrai a cada estação um número maior de investidores. Para suportar esta requisito, a cadeia industrial de produtos de moda tem de estar atenta às rápidas evoluções do mercado. Isto reflecte-se directamente nas exigências profissionais dos colaboradores envolvidos nos mais diversos processos que compõem o processo da moda, principalmente dos designers de têxteis e de moda, técnicos de modelagem, etc. Entre os desafios da actualidade estão a inovação em termos estéticos, de design, conforto, acabamentos de elevado desempenho, fácil manutenção e preço concorrencial. Tudo isto de acordo com as exigências dos consumidores, agregando a qualidade de criação com a qualidade produtiva. Neste contexto, enquadra-se este projecto que visa estudar a actual evolução da produção de moda em Portugal e no Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa sobre o design de vestuário de moda contemporânea, baseado na experiência dos criadores de moda que apresentam os seus trabalhos nas “semanas de moda” mais importantes de ambos países. Foi ainda elaborado um inquérito destinado aos criadores que participam nas feiras: Moda Lisboa, Portugal Fashion, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio com o intuito que conhecer como estes trabalham, seja em termos de criação, seja em termos de estrutura da empresa, produção e meios que costumam utilizar para a distribuição dos seus produtos. É objectivo deste trabalho conceber uma metodologia de criação de produtos de moda, com base na experiência de trabalho destes profissionais e pautada pelos princípios teóricos do Marketing, Gestão da Produção e de Criação de Moda. Esta pesquisa será uma ferramenta importante na criação de produtos de moda de autor, apesar de não existir uma metodologia única e ideal para todos os criadores.
URL: http://hdl.handle.net/1822/9745
DESIGN DE VESTUÁRIO PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN, A PARTIR DE UM ESTUDO ANTROPOMÉTRICO COM RECURSOS À DIGITALIZAÇÃO CORPORAL 3D . 2016
Autor: ROCHELNE BEZERRA DE MENEZES GONÇALVES BARBOZA.
Orientador: Miguel Carvalho.
Tipo: Mestrado
Instituição: Uminho - Universidade do Minho.
Resumo: Das cromossopatias humanas, a Síndrome de Down é a mais frequente. Os problemas sociais perpassam pela esfera dos preconceitos, mitos e exclusões. A inclusão social tem sido alvo de diversos estudos e nesta perspetiva, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para uma maior inclusão social das pessoas com Síndrome de Down, através de um estudo de caraterização antropométrica do seu corpo padrão, realizada com a tecnologia de digitalização corporal tridimensional (Body Scanner 3D) e o desenvolvimento de vestuário inclusivo, adaptado às necessidades especiais do público em questão, no sentido de promover os aspetos antropométricos e ergonómicos da forma, conforto e estética, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, da auto estima e segurança, a fim de partilharem a vida em sociedade. Os resultados obtidos através das tabelas de medidas fornecidas pelo sistema Body Scanner 3D permitiu a identificação da forma dos corpos da amostra estudada, assim como as variáveis das suas medidas. A partir desta informação, o estudo termina com o desenvolvimento e a validação de protótipos otimizados de vestuário inclusivo.
URL: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/51654
DESIGN E ARTESANATO: A EXPERIÊNCIA DAS BORDADEIRAS DE PASSIRA COM A MODA NACIONAL. 2013
Autor: Ana Julia Melo Almeida
Orientador: Held, Maria Silvia Barros de
Tipo: Dissertação
Instituição: USP – Universidade de São Paulo
Resumo: O trabalho apresenta uma reflexão acerca da aproximação entre o design e o artesanato. Para abordar esse contato, a pesquisa tem como objeto de estudo o encontro das bordadeiras de Passira (PE) com a moda nacional. O estudo expõe como esses dois campos se relacionaram e as repercussões dessa interação no trabalho das artesãs. Desse modo, analisa como os processos criativos e produtivos dialogam, além de compreender o que é gerado por meio dessa ligação.
URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-22112013-200350/pt-br.php
DESIGN E GÊNERO: DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA VALIDAÇÃO DO USO DA LINGUAGEM VISUAL NA ROUPA INFANTIL. 2014.
Autor: MARCELA FERNANDA DE CARVALHO GALVAO FIGUEIREDO BEZERRA
Orientador: Roberto Alcarria do Nascimento
Tipo: Doutorado
Instituição: UNESP – Universidade Estadual Paulista.
Resumo: Nesta proposta de pesquisa foi observada a presença da linguagem visual aplicada ao vestuário infantil como elemento transmissor de informações relativas ao gênero para esse publico. A investigação buscou fazer uma leitura dos elementos visuais inseridos às camisetas infantis, com o intuito de entender as relações de gênero a elas aplicadas e como são compreendidas pelas crianças, sejam meninas ou meninos. A pesquisa observou 88 crianças de duas creches municipais em Caruaru - Pernambuco e, por meio de uma proposta metodológica inovadora direcionada ao público infantil, intencionou favorecer a adequação dos produtos fabricados no Polo de Confecções do Agreste ao considerar as necessidades e compreensões das crianças durante uma etapa do seu desenvolvimento. A investigação foi realizada ao considerar três pontos em especial: i) a fundamentação teórica abrangente e interdisciplinar - que tangenciou diversas áreas temáticas; ii) a metodologia adaptada para o público-alvo infantil da primeira infância - ao respeitar suas preferências e restrições ao longo das coletas de dados; e, iii) a construção das leituras fundamentada em observações qualitativas e quantitativas dos dados de pesquisa. Ao final, a abordagem oferece resultados de duas formas; 1) ao sugerir as preferências quanto às idades abordadas - três, quatro ou cinco anos - e 2) ao observar as escolhas referentes ao gênero das crianças. Como desfecho da investigação, foram propostas diretrizes que apontam formas de abordagens e utilização dos elementos relacionados às cores, formas e texturas no vestuário infantil. O estudo visa estimular a aplicação de ferramentas de design na produção do Polo de Confecções do Agreste e aparece como primeiro passo para o surgimento de novas possibilidades de pesquisas que abordem as questões de gênero inseridas no vestuário ou produtos destinados às crianças.
URL: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/126333/000838025.pdf?sequence=1&isAllowed=y
DESIGN GRÁFICO NA MODA: PRODUTO E COMUNICAÇÃO. UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO “TUDO É RISCO DE GIZ”, DE RONALDO FRAGA O. 2011
Autor: Thaiza Caldeira Martins
Orientador: Gisela Belluzzo de Campos
Tipo: Mestrado
Instituição: UAM - Universidade Anhembi Morumbi
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito abordar a participação do design gráfico na moda, contribuindo com o desenvolvimento de produto e a comunicação da marca. Para a realização desse enfoque, analisamos as inserções gráficas no produto e os materiais gráficos desenvolvidos para as campanhas de comunicação da marca. Analisamos com especial enfoque o trabalho realizado pelo estilista Ronaldo Fraga em sua coleção “Tudo é risco de giz” para o outono/inverno 2009.
URL: http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/thaiza_caldeira.pdf