top of page
Modelagem / Ergonomia

 

ADAPTAÇÃO ERGONÓMICA E ANTROPOMÉTRICA DE CALÇADO PARA PESSOAS COM 85: UM ESTUDO DE CASO. 2012

AUTOR: ROSA MARIA MATOS FERNANDES LIMA

Orientador: P. Arezes e Miguel Carvalho

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade do Minho

Resumo: O estudo teve como objetivo principal, desenvolver as alterações adequadas num par de calçado, de forma a melhorar a marcha de um indivíduo selecionado para este estudo de caso. Esta análise teve em consideração os aspetos ergonómicos, nomeadamente os relativos às questões antropométricas e de conforto. Teve ainda como objetivo mais específico a realização da análise da marcha com calçado pré e pós intervenção. Devido à necessidade de avaliar a estrutura óssea do sujeito do caso em estudo, foi realizado um radiograma convencional, que registou na coluna uma escliose-dorso-lombar de grande raio e concavidade à direita, na bacia báscula para o lado esquerdo, e tendo revelado nos membros inferiores encurtamento do membro inferior esquerdo em 29 mm. Os pés denunciam grau de hipoplasia do terceiro e quarto metatarsianos à esquerda e eventual pé aducto. A avaliação antropométrica confirmou a dissimetria no membro inferior esquerdo, localizada entre o joelho e o pé esquerdo em 27 mm. As alterações corretivas foram implementadas na bota esquerda, com um acréscimo de 20 mm na palmilha interna (20 mm na zona do calcanhar, 10 mm na zona plantar) e na sola 10 mm. No total, o acréscimo foi de 20 mm na zona plantar e aproximadamente 30 mm na zona do calcanhar. Foi elaborado um questionário para a avaliação subjetiva do conforto do calçado e os resultados obtidos parecem apontar para o fato das botas serem confortáveis. A análise cinética da marcha foi avaliada através de um sistema de mapeamento de pressões WalkinSense. Os resultados evidenciaram algumas melhorias na distribuição da pressão plantar após a alteração corretiva no calçado. O pico de pressão no pé esquerdo reduziu de 2,8kg/cm2 para 1,6kg/cm2. O segundo pico existente nesse pé apresentou um decréscimo acentuado, redução do pico de pressão plantar no pé direito de 2,7 kg/cm2 para 2,3kg/cm2. A análise cinemática operou-se através de um sistema de captura de movimento VICON, os resultados demonstraram melhoria na marcha após alterações corretivas no calçado. A análise estatística revelou diferenças significativas em todos os ensaios, com p ≈ 0. Identificaram-se as dissimetrias e patologias associadas, corrigiu-se o calçado escolhido pelo indivíduo de acordo com as especificidades identificadas, sem alterar a aparência inicial e serem aceites pelo mesmo. Os objetivos propostos foram alcançados.

URL: http://hdl.handle.net/1822/23222

ADEQUAÇÃO DO VESTUÁRIO PARA IDOSAS DEPENDENTES DE CUIDADOS, CONSIDERANDO A SUA MODIFICAÇÃO ANATÓMICA.  2017

Autor: ARTEMISIA  LIMA CALDAS

Orientador: Miguel Carvalho

Tipo: Doutorado

Instituição: Uminho - Universidade do Minho.

Resumo: Discutir o envelhecimento auxilia a dissolver preconceitos sobre um processo natural do ciclo de vida do indivíduo. Com o aumento da esperança de vida, verifica-se concomitantemente o acréscimo de pessoas a chegar à velhice com mais independência, mas o processo de envelhecimento biológico contribui para as transformações físicas que diminuem a eficiência dos sistemas orgânicos e funcionais do corpo, pronunciando-se numa diminuição gradual da capacidade de manutenção do equilíbrio estável, tornando-os dependentes de outros. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a forma anatómica da idosa dependente de cuidados, quantificando as suas medidas, forma e postura, compensando as assimetrias, considerando as suas limitações físicas e psicológicas para o levantamento de requisitos de conforto e fatores associados à funcionalidade e ao manuseamento do vestuário. Esta investigação teve como foco um público merecedor de atenção sobre um produto do design de uso quotidiano, o vestuário, em que a ergonomia do vestuário tem a importante missão de analisar a composição corporal da pessoa com a finalidade de desenvolver vestuário e acessórios mais seguros, constituídos por atributos de design, considerando os requisitos de conforto. Esta investigação teve as abordagens qualitativa e quantitativa, sendo executado por etapas, combinando os dois métodos em algumas fases, com necessidade de realizar diferentes experiências no mesmo estudo. Foi utilizada uma metodologia experimental adaptada, correspondendo a medidas antropométricas de 79 idosas a partir dos 65 anos. A coleta de dados foi realizada em quatro instituições, situadas em duas cidades: Guimarães, no norte de Portugal, e Teresina, no nordeste do Brasil. Para as experimentações, foi necessário estabelecer parâmetros que serviram de guia na distribuição de valores ajustados à média da maioria das medidas individuais para a conceção de um bloco de moldes básicos adaptados ao padrão da atual postura anatómica do corpo das utilizadoras. O vestuário desenvolvido foi adequado à conformidade das necessidades das idosas, em concordância com alguns fatores funcionais para a condição de dependência de cuidados, onde se destacou um manuseamento favorável do cuidador e um maior conforto para o utilizador. A validação dos protótipos desenvolvidos e o êxito desta investigação foram sustentados nos resultados satisfatórios das respostas dos participantes, bem como nos detalhes de design do vestuário e acessórios, especialmente pelo desenvolvimento de um novo botão flexível, objetivando  o conforto e o bem-estar das utilizadoras e um bom manuseamento por parte dos seus cuidadores.

URL: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/18749/_pos%20defesa%20pdf

 

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DESCONFORTO EM DIFERENTES REGIÕES DOS PÉS NO USO DE CALÇADOS. 2009

Autor: Mariana Menin

Orientador: Luis Carlos Paschoarelli e José Carlos Plácido da Silva

Tipo: Mestrado

Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo: O conforto é um atributo importante para a aquisição de calçados. Adequar este produto às características de seus usuários é um dos requisitos para um calçado confortável. Neste estudo, foram avaliadas as percepções de desconforto em diferentes regiões dos pés por indivíduos obesos e não obesos.

URL: http://www4.faac.unesp.br/posgraduacao/Pos_Comunicacao/pdfs/mariana_menin.pdf

 

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DESCONFORTO/CONFORTO E ANTROPOMETRIA EM CALÇADOS FEMININOS: UMA ABORDAGEM DO DESIGN ERGONÔMICO. 2007

Autor: Eunice Lopes Valente

Orientador: Luis Carlos Paschoarelli

Tipo: Mestrado

Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo: O design ergonômico estuda a relação entre os usuários e a tecnologia, objetivando a melhoria das interfaces e usabilidade dos produtos. Os calçados são produtos que interagem diariamente com seres humanos e objetivam proteger e adornar (através da moda) a extremidade dos membros inferiores, cuja estrutura física e fisiológica parece ser influenciada pelo uso de calçados com salto alto e suas dimensões. Este estudo objetivou compreender como se dá a percepção de desconforto/conforto pelo público feminino e analisar as características antropométricas das Extremidades dos Membros Inferiores (EMIs) deste público. A metodologia atendeu aos aspectos éticos; foram utilizados protocolos padronizados e equipamentos específicos (Brannock) para a medição dos pés. Os resultados da abordagem perceptiva indicaram que o desconforto está associado ao uso de calçados com salto alto, mas o uso desse produto ainda é preferido pelas usuárias. Quanto aos aspectos antropométricos, concluiu-se que as dimensões dos pés direito e esquerdo apresentam diferenças estatisticamente significativas (p = 0,01), reiterando a necessidade de uma melhor adequação dimensional dos calçados aos parâmetros antropométricos específicos para a população feminina brasileira.

URL: http://www4.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/pdf/eunicevalente.pdf

 

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO TÉRMICA DOS CARTEIROS DO CDD-LONDRINA EM RELAÇÃO AO UNIFORME UTILIZADO EM AMBIENTE QUENTE. 2007

Autor: Maristela Gomes De Camargo  

Orientador: Léa Cristina Lucas de Souza

Tipo: Mestrado

Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo: A questão ergonômica de conforto térmico visa a satisfação das pessoas quanto às condições de temperatura dos ambientes em que se encontram inseridas. Existem fatores que interferem nesta satisfação e são analisados nos estudos de conforto. Dentre estes fatores encontra-se o vestuário, o mais próximo do homem e que, dependendo da situação térmica encontrada, pode contribuir para o desconforto, tornando-se inadequado à atividade executada e à temperatura ambiente. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar o uniforme dos carteiros do CDDLondrina quanto às questões térmicas que envolvem o ambiente de trabalho e o tipo de atividade que executam. Definiu-se os carteiros como objeto de análise devido ao fato de permanecerem em ambiente interno não climatizado e externo sob sol e realizarem o trabalho a pé. A temperatura elevada foi outro fator considerado neste estudo com o objetivo de testar a reação do vestuário frente à condição de calor excedente e exposição ao sol.

URL: http://www4.faac.unesp.br/posgraduacao/design/dissertacoes/pdf/maristela.pdf

 

ANÁLISE DA TRANSMISSÃO DE IMPACTO DE DIFERENTES CALÇADOS MILITARES. 2012

Autor: Marcel Passos Zylberberg

Orientador: Fernanda Maria Pereira Raupp

Tipo: Mestrado

Instituição: PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro

Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar a transmissão de impacto de três diferentes modelos de um calçado militar por meio de sua influência na aceleração tibial. A variável pico de aceleração e as intensidades da frequência do sinal em determinadas faixas foram medidas no eixo vertical, por intermédio da técnica de acelerometria, visando caracterizar os coturnos quanto sua adequação ergonômica e biomecânica como ferramenta de trabalho para os militares. Dez (10) sujeitos caminharam numa esteira ergométrica em velocidade constante e padronizada, descalços e com três calçados diferentes. As variáveis foram medidas por meio de um acelerômetro capacitivo fixado sobre a pele, na tíbia, e o procedimento reavaliado em dois dias diferentes. Os valores encontrados apresentaram excelente confiabilidade. O valor médio de redução do pico de impacto mensurado na tíbia dos sujeitos utilizando os coturnos foi próximo de 50%, em relação à situação descalço. Após a análise da média de pico da aceleração, os resultados encontrados não foram conclusivos quanto à diferença significativa de absorção de impacto entre os tipos de coturno, porém em conjunto com as avaliações de intensidades de faixas de frequência da transmissão do impacto, parece que o coturno comum apresentou melhor resultado. Existe a necessidade de novos estudos com outros equipamentos, como palmilhas instrumentadas e plataformas de força, para caracterização mais precisa dos calçados, bem como realizar testes de reavaliação de propriedades mecânicas após ciclos de desgastes dos calçados.

URL: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19551/19551_1.PDF

 

ANTECEDENTES E CONSEQÜÊNCIAS DOS NÍVEIS DE ENVOLVIMENTO MASCULINO COM VESTUÁRIO: UMA PESQUISA EMPÍRICA COM HOMENS DO RIO DE JANEIRO. 2007

AUTOR: LIA DAVIDOVITSCH

Orientador: Jorge Ferreira da Silva

Tipo: Mestrado

Instituição: PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro

Resumo: Observam-se, na atualidade, novas formas de identidades masculinas sendo ofertadas a partir da ênfase na estética do corpo e da moda. Visando contribuir com os múltiplos agentes do setor de moda masculina para um maior conhecimento de seus consumidores, este estudo utilizou o conceito de “envolvimento com vestuário” como principal ferramenta para explorar a relação dos homens do Rio de Janeiro com os assuntos ligados ao vestuário. As seguintes questões centrais foram lançadas: Quais os atuais níveis de envolvimento dos homens com o vestuário? Quais fatores podem exercer influências em tais níveis? Quais as possíveis conseqüências desses níveis no comportamento de consumo masculino? Assim, foi proposto um modelo teórico relacionando os níveis de envolvimento dos homens com vestuário a três antecedentes (percepção dos valores simbólicos, hedônicos e utilitários do vestuário) e três conseqüentes (busca de informação, percepção da importância dos diferentes atributos da roupa e percepção de diferenças entre as marcas de roupa masculina). Tal modelo foi testado, através da técnica da Modelagem de Equações Estruturais, alcançando índices de ajuste satisfatórios. A análise do modelo indicou quais antecedentes e conseqüentes obtiveram apoio empírico

URL: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510931_07_pretextual.pdf

APLICABILIDADE DO GRUPO FOCAL PARA AVALIAÇÃO DO CONFORTO EM PESQUISAS DE USABILIDADE EM MODA. 2014

Autor: Camila Osugi Cavalcanti de Alencar

Orientador: João Paulo Pereira Marcicano

Tipo: Dissertação

Instituição: USP – Universidade de São Paulo

Resumo: Para o lançamento de novos produtos na área do Design de Moda, os designers utilizam conceitos de ergonomia durante as etapas de formatação do produto. A pesquisa tem como objetivo introduzir na metodologia projetual a preocupação ergonômica, visando à adequação do design no que diz respeito à usabilidade e ao conforto. O estudo trata das relações entre Moda, Design e Metodologia para compreensão da importância da Ergonomia no auxílio dos projetos de Design de Moda. A proposta é sistematizar por meio da metodologia de Grupo Focal as questões ergonômicas na fase projetual de produtos por meio de uma revisão bibliográfica e de reflexões extraídas, constatando-se sua aplicabilidade ao permitir que o designer a partir de uma análise qualitativa dos dados captados nas discussões com o público-alvo proporcione um produto mais satisfatório ao usuário.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/es.php

 

ASPECTOS BIOMECÂNICOS DA INFLUÊNCIA DO CALÇADO ESPORTIVO NA LOCOMOÇÃO HUMANA. 2009

Autor: Júlio Cerca Serrão

Orientador: Alberto Carlos Amadio

Tipo: Doutorado

Instituição: USP - Universidade De São Paulo

Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar a influência do calçado esportivo no movimento humano. O experimento 1, objetivou a análise biomecânica do calçado de corrida durante seu ciclo de utilização, o experimento 2 estendeu essa análise para os calçados de Futsal, e experimento 3 objetivou a análise da locomoção sem o uso do calçado esportivo. Para tanto, foram utilizadas uma plataforma de força piezoelétrica, um eletrogoniômetro e um eletromiógrafo, segundo procedimentos e protocolos metodológicos de controle experimental que permitiram análise e interpretação das variáveis. Para os resultados dos experimentos 1 e 2, as alterações mais expressivas e consistentes foram observadas na corrida com os calçados de Futsal, dentre as quais se destacaram o aumento do primeiro pico da força vertical (17,26%), do gradiente de crescimento 1 (56,25%), do segundo pico da força vertical (3,43%), do incremento da força vertical (14,81%), do gradiente de crescimento 2 (25,00%), e a redução do tempo para o primeiro pico da força vertical (22,50%). No entanto, a análise intra-sujeitos, mostrou que alguns sujeitos mantiveram condições biomecânicas satisfatórias à realização do movimento apesar do desgaste do calçado. Dentre as alterações observadas no experimento 3, destacam-se a significativa redução do tempo para o primeiro pico da força vertical do calçado para o descalço e o surgimento de novos picos de força na locomoção na última condição . Observou-se ainda a antecipação do pico de atividade do m. vastus 5,50%) e do m. gastrocnemius (de5,27% para 7,69laterallis (de 11,85% 9,21%27,67%) na marcha, e também na corrida (de 29,232,93% para 50,65%69,44 11,41%, para o m. vastus12,49% para 28,819,84%, e de 32,63para 19,00 laterallis e o m. gastrocnemius, respectivamente). Concluí-se que a influência exercida pelo calçado esportivo sobre o movimento humano não parece ser mais expressiva do que a exercida pelo aparelho locomotor, que se mostrou capaz de garantir condições biomecânicas favoráveis à boa manutenção do movimento mesmo em situações adversas. Tais fatos sugerem que os esforços na busca da execução segura e eficiente do movimento humano, devem estar voltados primordialmente para o desenvolvimento das estruturas e funções do aparelho locomotor, e não apenas para a seleção e desenvolvimento do calçado esportivo. Destaca-se ainda a necessidade da utilização de ferramentas que facilitem a diferenciação da variabilidade do movimento da variabilidade induzida pelo calçado, sempre que a análise do movimento for a estratégia escolhida para analisar a influência do calçado no movimento humano.

URL: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-15062009-154014/pt-br.php

CALÇA JEANS FEMININA: INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA SENSAÇÃO DE CONFORTO. 2016

Autor: FERNANDA CAUMO THEISEN

Orientador: Luis Fernando Folle

Tipo: Mestrado

Instituição: UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis

Resumo: A calça jeans é considerada a mais popular das peças de vestuário, porém algumas podem ser desconfortáveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conforto obtido por calças jeans femininas considerando a influência da pressão percebida pelas usuárias e a mensurada por filme sensor na interação das calças jeans com o corpo. Por meio de pesquisa quantitativa de caráter correlacional os dados sobre a percepção do conforto das calças jeans femininas foram coletados pela aplicação de questionário com discentes de cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Erechim, com idade entre 18 e 34 anos, os quais foram analisados para perceber como as participantes avaliam os seus corpos e as calças jeans disponíveis no mercado. Em seguida foi realizado experimento avaliando a percepção de conforto que as usuárias tinham no uso de calças jeans em diferentes modelagens e tecidos, assim como foi medida a pressão por meio de filme sensor. Os dados foram comparados e correlacionados para determinar parâmetros de pressão considerados confortáveis pelas usuárias durante contato da calça jeans e o corpo. Percebeu-se que tecidos e modelagens influenciaram na pressão e sensação de conforto das calças jeans, além de que os parâmetros de pressão aceitos como confortáveis variaram para cada região do corpo.

URL: http://biblioteca.uniritter.edu.br/imagens/035UNR89/0000D7/0000D78C.pdf

 

CARACTERIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DINÂMICAS DA CORRIDA COM CALÇADOS ESPORTIVOS EM DIFERENTES ESTADOS DE USO. 2006

Autor: Roberto Bianco

Orientador:  Julio Cerca Serrão

Tipo: Dissertação

Resumo: O objetivo desse estudo é: (a) verificar o efeito do desgaste do calçado na Força de Reação do Solo (FRS) e na distribuição de pressão plantar e (b) verificar a influência do desgaste em calçados de diferentes destinações de uso. Três sujeitos participaram desse estudo, usando cada um quatro calçados de corrida, sendo dois de treinamento (T1 e T2) e dois de competição (C1 e C2). Os calçados foram submetidos ao uso correspondente a 300km. As coletas de dados foram feitas, com o calçado novo e após 100, 200 e 300km de uso, utilizando o sistema Gaitway e o sistema F-Scan. Nos calçados novos, na FRS, a Taxa de Crescimento1 (TC1) foi significativamente maior no calçado C2, do que nos calçados C1 e T2. Na distribuição de pressão plantar, pequena diferença foi observada na Área total (AT) e nos picos de pressão, entre os calçados. Na influência do desgaste nos resultados de grupo, na FRS, o TC1 apresentou valores semelhantes entre as condições Novo e 300km, portanto o choque mecânico não se alterou. Na fase ativa da FRS, oscilações pequenas foram observadas e atribuídas a possíveis variações naturais do movimento, conforme descrito por SERRÃO (1999) e WINTER (1991). Na distribuição de pressão, a AT apresentou um aumento significativo da condição Novo, para as demais condições de uso. O aumento da área foi atribuído à possível compactação do calçado, sendo que essa alteração justificaria a crença de que o calçado novo precise ser amaciado. Entre os picos de pressão analisados, apenas o Pico de Pressão do Antepé (PPA) apresentou diminuição significativa nos valores, da condição Novo para os 300km. Observou-se que após o desgaste imposto, o estresse mecânico se manteve ou se apresentou menor que nas condições iniciais. Na análise da influência do desgaste nos diferentes calçados, para TC1, as diferenças que inicialmente eram significativas tornaram-se não significativas, a partir dos 200km, entre os calçados C1, C2 e T2. Os parâmetros da fase ativa foram pouco influenciados, porém influenciados de forma distinta pelo desgaste, nos calçados analisados. Na distribuição de pressão plantar, a área de contato foi influenciada de forma distinta em cada calçado. Nos picos de pressão plantar, grandes variações foram observadas, porém não atribuíveis ao desgaste promovido no calçado. Conclui-se que o desgaste, correspondente a 300km, pouco alterou o choque mecânico e o estresse mecânico nos calçados analisados. Por meio da destinação de uso, não é possível prever a resposta de calçados de treinamento e de competição ao indivíduo, nem supor que a durabilidade do calçado de competição seja menor do que a do calçado de treinamento.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-14062007-112108/pt-br.php

 

CONCEPÇÃO DA VESTIMENTA PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA ESTÁTICA E ERGONOMIA VISANDO MELHORAR O DESEMPENHO E A IMAGEM DE UM HOTEL RESORT. 2007

Autor: Egéria Höeller Borges

Orientador: Doris van de Meene Ruschmann

Tipo: Dissertação

Instituição: UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí

Resumo: A vestimenta profissional na hotelaria é um tema que diz respeito aos atributos incutidos no processo de design, mais especificamente do design de moda. Sendo direcionados para proporcionar visibilidade e produtividade no setor hoteleiro através da ergonomia, estética e funcionalidade. Este estudo busca analisar a interferência que o design com seus atributos exerce no ambiente profissional hoteleiro, através de dois fenômenos contemporâneos: O Turismo e a Moda. Estudando conceitos de turismo e hotelaria, hospitalidade, design e moda, recursos humanos e marketing, busca-se chegar no levantamento dos fatores de intervenção e modificação comportamental que maximizam ou minimizam a eficácia das atividades operacionais e representativas do setor hoteleiro. Partindo do ponto em que a harmonia destes contribui para manter e solidificar a boa imagem do hotel e proporciona um bom nível de satisfação dos colaboradores. Buscamos esta linha de pesquisa com o intuito de abordar problemas que possam despertar mais estudos nesta área. Com os resultados obtidos na pesquisa buscou-se categorizar os cargos dentro de parâmetros ergonômicos e estéticos para então sugerir trajes adequadamente ambientados com o estudo de caso em questão o hotel Ponta dos Ganchos Exclusive Resort.

URL: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp044507.pdf

 

CONFORTO NO CALÇADO FEMININO COM ÊNFASE NO CONFORTO PSICO-SOCIAL, O. 2013.

Autor: Mariana Marinoni Righetto.  

Orientador: Ana Cristina Broega e Rita Ribeiro

Tipo: Mestrado

Instituição: Universidade do Minho

Resumo: Esta pesquisa tem como intuito analisar o calçado feminino, em especial o sapato de salto alto, procurando compreender a relação afetiva que este acessório estabelece na mente da consumidora e descobrir até onde esta está disposta a prescindir do conforto em prol da estética. A história do calçado permite compreender a evolução das suas funções, especialmente o “poder icônico” agregado a este objeto. Para melhor compreensão da relação psico-social do calçado com o consumidor, a que caracterizamos conforto psico-social, foram pesquisado os simbolismos e o fetiche conferido a este acessório, além de contextualiza-lo nas máximas do design do emocional de produtos. Por outro lado, dentro do âmbito do conforto ergonômico ou físico do calçado, este trabalho contempla uma pesquisa literária sobre a anatomia, antropometria e biomecânica do pé, bem como o levantamento de informações sobre os problemas causados pelo uso de salto alto. Toda a pesquisa bibliográfica conduziu à elaboração de dois questionários, um destinado ao público feminino e o outro ao público masculino sobre a problemática do salto alto. Através desta divisão de gêneros buscou-se compreender qual a relevância do calçado para a mulher e como os homens vem este objeto nos pés femininos. Procura ainda perceber quais os hábitos de consumo de calçado, a relação diária das mulheres na utilização dos sapatos de salto alto, a ligação psicológica que o salto cria junto às consumidoras e os problemas causados pelo mesmo. Através da análise dos dados levantados foi possível entender como o salto alto é percepcionado por uma pequena amostra de homens e mulheres que fizeram parte deste estudo.

URL:  http://hdl.handle.net/1822/28665

 

CONSIDERAÇÕES DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL - SISTEMA DIGITA PARA ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA DE USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS. 2007

Autor: Helda Oliveira Barros

Orientador: Marcelo Marcio Soares

Tipo: Dissertação

Instituição: UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

Resumo: Esta pesquisa trata da utilização da fotogrametria digital para análise antropométrica de usários de cadeira de rodas. Para a análise dos dados foi utilizado o software Digita, disponibilizado através do convênio do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco Brasil - com o Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Lisboa - Portugal. A coleta dos dados envolveu uma amostra aleatória de 18 indivíduos e ocorreu no Laboratório de Biomecânica da Faculdade Maurício de Nassau, localizada em Recife, Pernambuco. A metodologia aplicada compreende as etapas de Apreciação Ergonômica, Configuração da Base de Dados, Realização das Fotografias Digitais, Digitalização das Coordenadas e Apresentação dos Resultados. Foram analisadas 15 variáveis estruturais, referentes à antropometria estática, e 4 variáveis de alcance funcional, relativas à antropometria dinâmica. Os resultados obtidos foram apresentados através da análise dos dados pessoais, classificados por gênero, etnia e idade; da análise funcional amostral, classificados por diagnóstico clínico, resultados da avaliação articular, resultados da avaliação através do movimento e da avaliação postural; e da análise antropométrica amostral, que apontou para cada variável o número de pessoas, média, desvio padrão, valor mínimo, mediana e valor máximo

URL: http://hdl.handle.net/123456789/3388

CONSTRUÇÃO DE VESTUÁRIO A PARTIR DA MANIPULAÇÃO TÊXTIL. 2016

Autor:  SOFIYA MALICHENKO

Orientador: Inês da Silva Araújo Simões

Tipo: Mestrado

Instituição:  UL - Universidade de Lisboa

Resumo: Este projeto foca-se na exploração da manipulação têxtil e tem como objetivo o desenvolvimento de protótipos de roupa com manipulação para homem e mulher, com fácil utilização e manutenção. Através da experimentação de diferentes técnicas de manipulação e da análise de vários têxteis, foram desenvolvidas amostras e averiguados os resultados mais eficientes (na relação técnica vs. tecido) para a construção de protótipos inseridos numa coleção. A metodologia baseia-se na crítica da literatura e no estudo experimental, que envolveu a elaboração de amostras e protótipos. Com o projeto, pretendeu-se elaborar roupas criativas com manipulação do tecido e da superfície, que fossem possíveis de utilizar e manter facilmente pelo utilizador.

Palavras- chave: Coleção, Design de moda, Experimentação, Manipulação têxtil, Manutenção.

URL: http://hdl.handle.net/10400.5/13445

 

DA CONSTRUÇÃO À DESCONSTRUÇÃO: A MODELAGEM COMO RECURSO CRIATIVO NO DESIGN DE MODA. 2011

Autor: Maria Luiza Veloso Mariano

Orientador:  Kathia Castilho

Tipo: Dissertação

Instituição: UAM – Universidade Anhembi Morumbi

Resumo: O design de moda contemporâneo fundamenta-se numa série de etapas, dentre elas está a modelagem. Processo que determina a transformação dos materiais planos em formas tridimensionais adaptáveis ao corpo humano, a modelagem do vestuário está no cerne do design de moda pela importante contribuição para a configuração de seus produtos, por determinar a reprodutibilidade do vestuário, mas principalmente por ser uma ferramenta capaz de potencializar o processo criativo. Portanto, a presente pesquisa busca investigar a adequação dos tecidos ao corpo humano levando em consideração as características de ambos, os métodos e técnicas compreendidos pela modelagem para atingir tal fim, o desenvolvimento tecnológico implícito na história da indumentária e, por fim, busca exemplificar a teoria com a análise detalhada de peças de estilistas e designers que fundamentaram suas obras na construção diferenciada do traje. Com isso, a pesquisa visa contribuir para teorizar uma prática antiga e fundamental para o desenvolvimento de novas formas vestíveis, mas que na maioria das vezes fica ofuscada pelo brilho da moda.

URL: http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/maria_luiza_mariano.pdf

bottom of page